A ADENE – Agência para a Energia apresentou o MOVE+ Pesados de Mercadorias na 9.ª Conferência Gestão de Frotas – Expo & Meeting organizada pela Fleet Magazine.

Uma ferramenta que pretende, nas palavras de Hélder Rodrigues, gestor do MOVE+, “reforçar a cultura de melhoria contínua já existente em muitas empresas do sector”. Sector esse onde os desafios são diferentes e as tecnologias se encontram num estado de desenvolvimento inicial.

O responsável diz que a ADENE quer garantir que, também no sector dos Pesados, é reforçada a capacidade de identificação do potencial de minimização do impacto ambiental das frotas, já evidente na metodologia MOVE+ dedicada a ligeiros.

Porém, o potencial impacto da otimização da operação é ainda maior do que nos ligeiros. Assim, o MOVE+ da ADENE servirá como plataforma de acompanhamento da transição energética das frotas de pesados, ajudando as empresas e entidades a posicionarem-se da melhor maneira perante os novos desafios e oportunidades da descarbonização.

O MOVE+

A ADENE promove a certificação de frotas e procura ser um agente na melhoria da eficiência na gestão de frotas automóveis.

A ADENE participa, desde 2018 e em parceria com a Fleet Magazine, na atribuição do Prémio Frota Verde e do certificado energético de frota.

Eis a lista de vencedores do Prémio Frota Verde:

Em 2019, o sistema de avaliação foi consolidado na iniciativa MOVE+, lançada na Conferência Gestão de Frotas daquele ano.

Feita em contexto de mercado por auditores independentes e reconhecidos pela ADENE, a certificação MOVE+ certificou, em 2020, 22 frotas, num total de mais de quatro mil viaturas.

Agora, quase no final de 2021, a certificação MOVE+ já atingiu mais de cinco mil viaturas, tendo formado mais de 100 pessoas e apoiado 63 gestores de frota nos seus esforços para reduzirem a pegada ecológica da sua empresa.

Hélder Rodrigues acrescenta que a certificação MOVE+ contribuiu para que as entidades aderentes poupassem 1,7 milhões de euros e 1,3 milhões de litros de diesel.

São ainda evitadas as emissões de 2,8 mil toneladas de CO2 para a atmosfera.

Além disso, esta certificação permite aumentar a percentagem de viaturas elétricas nas entidades aderentes de 11% para 21%, em média, no curto prazo.

E embora as viaturas ligeiras sejam responsáveis pela maior fatia do impacto ambiental (cerca de 60% devido ao transporte rodoviário), a ADENE considera fundamental aumentar o alcance da metodologia MOVE+ em termos sectoriais.

É por isso que a ADENE lançou agora a metodologia MOVE+ para Pesados de Mercadorias.

move+ pesados

“Decidimos tornar a aplicação do MOVE+ mais acessível para todos, reduzindo os custos de certificação e abrindo a possibilidade de simular o potencial de poupança e de eletrificação”, diz Hélder Rodrigues, na foto acima.