Alterações climáticas. Mudanças para reduzir a sua pegada ecológica. Reduzir emissões. Sustentabilidade. Tudo expressões que nos fomos habituando a ouvir e ler nos últimos anos. A Terra está a ficar mais quente, os glaciares estão a derreter e o ar já não é tão limpo como outrora.
Ricardo Gonçalves, um designer freelancer de 31 anos decidiu, depois de perceber a dimensão do problema que todos enfrentamos, criou o Small Big Changes, um site – suportado por diversos artigos científicos – que apresenta uma lista com as principais mudanças comportamentais a adotar se queremos manter o planeta mais fresco – uma dessas mudanças é, curiosamente, a de desligar o ar condicionado.
Os desafios para reduzir a pegada ecológica são cada vez maiores, e as metas europeias de redução de gases de estufa são um acelerador a uma crescente eletrificação do parque automóvel europeu.
Mobilidade
E é no que respeita à mobilidade que o Small Big Changes apresenta algumas soluções no seu site. A saber:
- Viva sem carro
Caminhe, utilize uma bicicleta ou os transportes públicos e abdique do seu automóvel. Pode reduzir as suas emissões de CO2 entre 1000 e 5300kg/ano. - Conduza um veículo mais eficiente
Um automóvel mas eficiente continuará a produzir emissões de gases poluentes, mas provavelmente em menor quantidade do que um automóvel a gasolina ou a gasóleo.
É possível reduzir as emissões de CO2 até 1190kg/ano. - Mantenha os seus pneus com a pressão correta
Verifique no manual de instruções do seu carro qual a pressão indicada para o seu modelo. Pode poupar entre 181 e 317kg de CO2/ano. - Partilhe a sua viagem
O impacto do carsharing na redução da sua pegada ecológica tem efeitos significativos.
Adotando esta medida pode salvar até 175 a 265kg de CO2/ano.
Em suma, pequenas alterações nos nossos comportamentos podem significar grandes mudanças no quadro ambiental futuro.