Até ao final de 2024, o grupo Nestlé conta ter um parque de automóveis ligeiros de passageiros composto exclusivamente por modelos 100% elétricos ou híbridos plug-in. Um desafio para a concretização do objetivo pode ser a menor disponibilidade de viaturas, dado o atraso no lançamento de alguns modelos interessantes para a frota, diz a responsável da área de compras e negociação da frota da empresa

Alinhado com a política internacional do grupo, a Nestlé Portugal está a eletrificar a sua frota automóvel a cada ciclo de renovação. Até ao final de 2024 comprometeu-se a substituir integralmente os veículos ligeiros de passageiros por modelos híbridos plug-in ou 100% elétricos, num percurso iniciado em 2020 e que vai abranger mais de 465 unidades.

Em parque já há 19 automóveis exclusivamente elétricos e 34 híbridos plug-in. Mas antes de 2021 terminar ainda “está prevista a troca de 69 veículos”, esclarece Carla Pires, responsável da área de compras em Portugal.

Para alimentar de energia estes modelos, além de poderem aceder aos postos públicos através de cartão de carregamento elétrico fornecido pela empresa, os condutores vão ter ao dispor 72 carregadores de 7,4 kW instalados nas diferentes unidades da empresa em Portugal.

Seis já se encontram a funcionar na sede da Nestlé Portugal em Linda-a-Velha, e o plano de instalação deste equipamento está em linha com o número de veículos elétricos renovados a cada ano, sendo 2022 e 2023 o período mais relevante, com a troca prevista de 278 viaturas.

A partilha de postos de energia é, por isso, uma necessidade óbvia. “Para os carros elétricos e híbridos plug-in, implementámos uma aplicação para telemóvel (EVIO), que permite a gestão dos carregamentos das viaturas dentro das unidades da Nestlé”, refere Carla Pires.

nestlé portugal
Ana Fróis (à esquerda da imagem) é responsável pela área de Iberian Services, onde está inserido o departamento de frota, desde 2019. Há vinte anos na Nestlé Portugal, passou por áreas tão diversas como IT, Supply Chain, Gestão de Projetos e Melhoria Contínua. Carla Pires está há 13 anos na Nestlé Portugal e é responsável da área de compras na Direção de Supply Chain. Conta com vasta experiência em Procurement, tanto a nível nacional como europeu, e, desde 2016, realiza a negociação das viaturas.

Visão Verde do grupo Nestlé

Não foram razões fiscais que motivaram a Nestlé Portugal a encetar o processo de transição energética.

O motivo reside no projeto “Green Fleet”, parte importante de uma estratégia global de sustentabilidade do grupo, designada “Green Vision”.

“A ‘Green Vision’ significa que a sustentabilidade está sempre presente na forma como trabalhamos e como fazemos negócio. Em linha com essa visão e a par com os restantes projetos em curso (mobilidade integrada, 100% da eletricidade comprada proveniente de fontes renováveis certificadas, instalação de painéis solares, eficiência de operações, transformação de materiais de embalagem, entre outros), o projeto ‘Green Fleet’ dará um relevante contributo para a redução para metade das emissões até 2030 e para o atingimento das zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2050.”

Neste percurso há outras melhorias de eficiência em curso, como a partilha de veículos, praticada há alguns anos.

“Temos uma pool de viaturas de empréstimo, sobretudo para colaboradores que não têm viatura definitiva assignada, para que possam utilizá-las em deslocações profissionais. Existe um procedimento interno definido que permite solicitá-las quando necessário”, refere Ana Fróis, responsável pela área da empresa que assegura a implementação de estratégias de melhoria contínua.

A iniciativa foi bem recebida e “no período pré-pandemia o grau de recetividade era muito elevado, com a pool toda quase sempre em utilização”, diz.

Para as empresas que estejam a iniciar um projeto de eletrificação da frota deixam algumas recomendações:

“É um processo de mudança com um forte impacto nos hábitos de condução. Um grande facilitador na implementação é ser um projeto patrocinado pela direção-geral, para que o processo de decisão seja célere. Depois, é crucial que seja um trabalho colaborativo entre várias áreas (Recursos Humanos, Finanças, Compras e Facilities). Finalmente, requer competências de resiliência e agilidade”

BI da frota da Nestlé Portugal:

Número de veículos: cerca de 465 viaturas espalhadas por diferentes funções e negócios do grupo. Acrescem cerca de 109 veículos comerciais ligeiros afetos à vertente do negócio “Fora do Lar” (marcas de café Sical, Buondi, Tofa, Christina e Nespresso).

Marca(s), modelo(s) e tipologias de ligeiros predominantes: modelos ligeiros de passageiros com número maior de unidades: Renault Mégane ST e Peugeot 3008. Entre os comerciais ligeiros, o Renault Master. O modelo elétrico mais presente na frota é o Peugeot e-2008. No total existem 19 BEV e 34 PHEV.

Modelo de aquisição habitual: renting, alinhado com a política global da companhia. Por norma, 36 ou 48 meses, com os serviços de manutenção, seguro e recondicionamento entregues à gestão de entidades externas.

Gestoras mais presentes: Atualmente trabalham com a LeasePlan, a Arval e a ALD Automotive, mas são os concursos anuais que definem as marcas e as locadoras mais competitivas. Por isso é variável.

Requisitos que constem no caderno de encargos das aquisições: a segurança é um fator vital para a Nestlé. Assim, existe um conjunto de requisitos de segurança a que todos os veículos têm de obedecer: visibilidade, luminosidade, assentos e dispositivos de segurança. Para as equipas de vendas que utilizam viaturas de mercadorias, acresce espaço e segurança de transporte de mercadorias.

Política de frota: cada colaborador com uma viatura atribuída é o principal responsável pela manutenção do veículo, de acordo com o “Regulamento Interno de Gestão de Viaturas”. A segurança da condução é um dos critérios principais do documento.

Frota decorada: somente nas carrinhas alocadas ao negócio “Fora do Lar”, para as marcas de café Sical, Buondi, Tofa e Christina e  nas viaturas de assistência técnica da Nespresso.

A Nestlé Portugal foi capa da FLEET MAGAZINE, edição de setembro de 2021. Pode ver aqui a entrevista completa.