Com praticamente sete milhões de unidades vendidas em todo o mundo, o Nissan X-Trail regressa em versão eletrificada, numa nova geração que se baseia, diz a marca, num ADN bem definido nas três anteriores gerações: “estilo musculado, utilitário flexível e capacidades avançadas de tração integral”.

nissan x-trail

Disponível em configurações de cinco ou sete lugares, o novo Nissan X-Trail revela-se agora na sua variante europeia e com argumentos sustentáveis.

Assente na nova plataforma CMF-C da Aliança, o novo X-Trail torna-se, depois do Qashqai, no segundo modelo da gama europeia da Nissan a receber a motorização e-POWER.

Quanto à potência disponível, o novo X-Trail e-POWER conta com um bloco a gasolina de 1,5 litros, turbo com tecnologia exclusiva de compressão variável, com uma potência final de 150 kW (204 cv) e consumos de até 5,9 litros aos 100 km. Há ainda uma versão de tração às quatro rodas (e-4ORCE), com 213 cv de potência, e consumos cifrados ente os 6,3 e os 6,5 l/100 km.

Será também disponibilizada uma motorização a gasolina equipada com tecnologia híbrida suava de 12V, também com um bloco 1.5 VCR Turbo, com 163 cv de potência e consumos entre os 7,1 e os 7,4 l/100 km.

A bordo do novo Nissan X-Trail

O sistema de infoentretenimento do Nissan X-Trail conta com um portfólio de serviços conectados, incluindo integração de smartphones, wi-fi a bordo para até sete dispositivos e serviços NissanConnect, com uma app dedicada para interagir e monitorizar o carro.

Conta com um ecrã NissanConnect de 12,3 polegadas para dispor digitalmente a navegação, entretenimento e configurações do veículo, sendo compatível com Android Auto, Apple CarPlay e Apple CarPlay sem fios.

Depois, o novo ecrã de 10,8 polegadas projetado no pára-brisas fornece, dentro da linha de visão do condutor, dados de navegação, assistência ao condutor e de informação rodoviária.

Já através da app NissanConnect Services é possível controlar diversas funções do automóvel como a buzina, luzes, fecho e desbloqueio das portas. Tudo remotamente. Além disso, o condutor também pode definir alertas inteligentes, entre os quais se inclui velocidade, tempo e raio de condução com notificações na app caso o carro exceda os parâmetros definidos.

Segurança ativa e passiva

Dos equipamentos de segurança presentes no X-Trail, destaque para a Travagem de Emergência Avançada Inteligente com função predivita. A tecnologia de radar presente neste sistema permite aos sensores lerem a estrada para além do automóvel e detetar se o carro da frente trava repentinamente. Neste caso, o sistema aplica os travões.

Além desta tecnologia, destaque para o airbag central, que se desdobra entre os dois bancos dianteiros, para evitar que os ocupantes da primeira fila entrem em contacto em caso de impacto lateral. Este airbag complementa os airbags do condutor e do passageiro, bem como os laterais e as cortinas.

Flexibilidade a bordo

Uma das apostas da Nissan foi permitir aos utilizadores do X-Trail um acesso fácil ao carro, quer seja para a carga de objetos, quer seja para o acesso aos bancos por parte dos ocupantes.

A segunda fila de bancos divide-se numa configuração de 60:40 e conta com uma escotilha central para transporte de esquis, por exemplo. Esta também pode deslizar longitudinalmente para maximizar o espaço da mala e permitir um fácil acesso à terceira linha de assentos na configuração de sete lugares.

Quando os dois bancos traseiros não estão a ser usados, o espaço da mala é de 585 litros, um aumento de 20 litros face à anterior geração.

As melhorias no acesso da área de bagagem facilitam as operações de carga e descarga e também o armazenamento de pequenos objetos. Além disso, a modularidade das duas placas de bagagem oferece 16 disposições diferentes, para uma utilização ideal do espaço.

Há ainda uma porta traseira mãos-livres elétrica. Na versão de cinco lugares, o sistema flexível de placa de bagagem permanece e é melhorado nesta nova geração, com placas remodeladas, bem como um tapete resistente de um lado e em plástico do outro.

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