A Nissan anunciou que vai deixar gradualmente de comercializar carros de passageiros com motores a gasóleo na Europa.

Este anúncio foi feito por Nicholas Maxfield, porta-voz do construtor japonês, citado pelo canal Bloomberg.

A Nissan deverá interromper as vendas de veículos ligeiros de passageiros a gasóleo na Europa no momento da renovação de cada modelo, adianta a fonte.

 

Este anúncio junta-se a um outro da Toyota, que já tinha dito que só iria continuar a disponibilizar motorizações diesel na sua gama de comerciais.

No caso da Nissan, este tipo de motores deverão continuar disponíveis para a Navara e para a NV200.

A restante gama irá reduzindo a oferta desta solução, acompanhando o decréscimo da procura que está a verificar-se na Europa.

Inserida no plano estratégico da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, a marca japonesa vai entretanto introduzir mais modelos eletrificados na sua gama de passageiros

Mais marcas deverão seguir esta tendência, uma vez que o aumento dos impostos, as diversas proibições e restrições ao diesel em cada vez mais cidades europeias e ainda o aumento dos custos de produção para fazer face às cada vez mais rigorosas medidas ambientais europeias, estão a fazer os motores a gasóleo perderem competitividade.

As vendas de carros novos em 2017 mostram já uma inversão da procura nos principais mercados europeus e os números dos primeiros meses de 2018 mostram que essa tendência vai ser ainda mais acentuada no final de 2018.