A Nissan apresentou o novo Juke, agora equipado com um conjunto híbrido.
À venda em Portugal, sem campanhas, a partir de 32.700 euros, o novo Nissan Juke Hybrid chega ao mercado com a promessa de uma condução semelhante à de um carro elétrico.
As primeiras unidades chegam a Portugal no final de julho.
A gama divide-se pelas versões N-Connecta (32.700 euros), N-Design (33.800 euros) e Tekna (35.100 euros).
Para começar, o novo crossover compacto da Nissan apresenta os seguintes números: emissões de CO2 de até 117 g/km e consumos a não ultrapassarem os 5,2 litros de gasolina aos 100 km.
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O que há de novo na condução do Nissan Juke híbrido?
Uma das estreias do novo Juke Hybrid é a sua caixa de velocidades híbrida multimodal, capaz de garantir um arranque sempre 100% elétrico a este carro.
O sistema de unidade inteligente foi sintonizado para maximizar a quantidade de tempo que o Juke Hybrid passa no “modo elétrico”. Este foi um objetivo fundamental para os criadores deste carro, que quiseram reduzir a frequência com que o motor térmico liga e desliga durante a condução.
Durante os testes finais, diz a Nissan, até 80% da utilização urbana foi conseguida em modo 100% elétrico, com fases híbridas curtas apenas para recarregar a bateria antes de voltar ao modo elétrico.
Uma das particularidades deste carro híbrido é o facto de poder atingir velocidades até 55 km/h em modo elétrico puro.
Este sistema maximiza automaticamente o uso de modo elétrico, mas há outra novidade: o condutor pode decidir quando quer que o carro funcione apenas em modo elétrico (através de um interruptor dedicado).
Esta função pode ser ativada em zonas residenciais, de hospitais, escolas ou até mesmo parques de estacionamento, reduzindo assim a poluição.
De que é feito o conjunto híbrido do Nissan Juke?
Trata-se de um conjunto que beneficia das sinergias obtidas dentro da Aliança.
- Motor de combustão interna 1.6 litros de 94 cv e 148 Nm de binário
- Motor elétrico principal Nissan de 36 kW (49 cv) e 205 Nm de binário
- Motor de arranque/gerador de alta tensão de 15 kW da Renault
- Potência total do sistema de 143 cv
- Bateria arrefecida por líquido de 1,2 kWh e caixa de velocidades, também fornecidas pela Renault
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Condução e-Pedal
O sistema e-Pedal Step da Nissan que equipa o irmão 100% elétrico LEAF está também presente no Juke Hybrid.
Quando ativado, permite que o avanço do carro seja controlado apenas pelo pedal do acelerador.
Quando o condutor desacelera, é aplicada uma travagem regenerativa moderada (até 0,15g), o que desacelera o Juke Hybrid até cerca de 5 km/h.
Importa referir que o pedal do travão continua a ser necessário, quer para desacelerar ainda mais ou garantir uma paragem total do Juke.
Travagem regenerativa
Sempre que abranda, o motor funciona como gerador e capta a energia cinética. Depois transforma-a em eletricidade que é armazenada na bateria de propulsão híbrida.
Ativando a função de Travão Cooperativo Regenerativo, o condutor permite a combinação de travagem regenerativa e travagem de fricção tradicional. Com isto, alcança uma sensação de pedal natural e um recuperação energética mais eficiente.
Por dentro do Nissan Juke
A bordo, destaque para o novo painel de instrumentos, com o mostrador direito a afixar a velocidade e o mostrador esquerdo a potência, onde é possível observar uma agulha que se move entre a “Carga”, quando a regeneração de energia acontece, o “Eco”, quando a propulsão do Juke é elétrica, e a “Potência”, quando ambos os motores trabalham em conjunto.
É possível encontrar o botão para o e-Pedal na consola central, atrás do botão do travão de estacionamento elétrico.
Já o botão para ativar o modo 100% elétrico está situado entre as duas aberturas centrais de ventilação.
Quanto à bagageira, tem uma capacidade de 354 litros (menos 68 litros relativamente à versão a gasolina, muito por “culpa” da colocação da bateria de 1,2 kWh).
Rebatendo os bancos traseiros, o Juke Hybrid consegue 1.237 litros.