A segunda geração da Nissan LEAF traz mais autonomia, mais serviços de conetividade e possui um traço exterior mais consensual.
Oferece ainda mais espaço para os ocupantes e tem mais capacidade de mala, além de ter melhorado a ergonomia e a qualidade dos materiais do habitáculo.
A autonomia reforçada – até 380 quilómetros de acordo com o ciclo NEDC – provêm da maior eficiência da mecânica elétrica e de baterias com mais capacidade: 40 kwh.
Uma versão especial de lançamento denominada Leaf 2.Zero já está disponível para encomenda e custa 34.950 euros.
As primeiras unidades vão ser entregues no início de 2018.
Esta versão inclui sistema ProPILOT, carregamento rápido e semi-rápido, e-Pedal, sistema NissanConnect EV com Apple Carplay/Android Auto e telemetria, Câmara Inteligente 360º com deteção de pessoas e objetos em movimento, jantes de liga leve 17”, faróis de nevoeiro e vidros escurecidos.
Detalhes do novo Nissan Leaf
Face à primeira geração nascida em 2010 (atualizada em 2013 e 2016), o Leaf de 2018 é ligeiramente mais comprido (4,48 vs 4,45 metros), mais largo (1,79 vs 1,77 metros) e mais baixo (1,54 vs 1,55 metros).
A bagageira tem agora 435 litros em vez dos 370 litros da primeira geração.
A bateria continua localizada entre eixos, o que prefigura uma posição de condução ligeiramente mais elevada. Com células de ião de lítio, tem sensivelmente o mesmo tamanho da anterior, que era de 30 KWH.
Pode ser carregada numa tomada doméstica em cerca de 8 horas (6 kW), podendo ser efetuada uma “carga rápida” de 80% em cerca de 40 minutos.
A tomada de energia mantém-se situada à frente.
O motor passou a ter 150 cv em vez de 109 cv, com 320 Nm de binário, estando prometida mais potência e mais autonomia no final de 2018.
Para melhorar a capacidade de regeneração de energia, o Nissan Leaf introduziu o e-Pedal.
A aceleração e a desaceleração passam a ser mais doseadas pela pressão exercida sobre o pedal do acelerador, levando a uma imobilização mais rápida se o deixarmos de pressionar.
Algo semelhante ao que acontece nos elétricos da BMW.
Ficam também facilitados os processos de partilha de energia entre o veículo e a rede elétrica.
Novidade são ainda duas tecnologias que antecipam a condução autónoma: o ProPILOT e o ProPILOT Park.
A primeira controla automaticamente a distância em relação ao veículo da frente e mantém o veículo centrado na estrada. Em situações de trafego congestionado, o sistema permite abrandar de forma autónoma e até parar se for necessário, voltando a acelerar quando o veículo se afastar.
Já o ProPILOT Park destina-se a estacionar o carro autonomamente.
Principais características do Nissan Leaf 2018
Exterior | |
Comprimento total (mm) | 4480 |
Largura total (mm) | 1790 |
Altura total (mm) | 1540 |
Distância entre eixos (mm) | 2700 |
Largura da via dianteira/traseira (mm) | 1530-1540/1545-1555 |
Distância mínima ao solo (mm) | 150 |
Coeficiente de resistência aerodinâmica (Cx) | 0,28 |
Pneus | 205/55R16 ou 215/50R17 |
Volume da mala – VDA (l) | 435 |
Peso/capacidade | (kg) |
Peso em vazio | 1490-1520 |
Capacidade | 5 passageiros |
Peso máximo autorizado | 1765-1795 |
Bateria | |
Tipo | Bateria de iões de lítio |
Capacidade | 40 kWh |
Motor elétrico | |
Nome | EM57 |
Rendimento máximo | 110kW (150cv) |
Binário máximo | 320Nm (32,6kgf・m) |
Desempenho | |
Autonomia | 378km NEDC * |
Tempo de carregamento
(carregamento normal e semi-rápido) |
16 horas a 3kW (alimentação residencial) 8 horas a 6kW5,5 h com novo carregador de 7kW |
Tempo de carregamento rápido (de zero a 80%) | 40 minutos a 50kW |