A Nissan Navara tem mais capacidade de carga, de reboque e de conforto
Com base nos oitenta anos de experiência da Nissan no segmento, a nova pick-up da marca japonesa, que vai servir de base a versões da Renault e da Mercedes-Benz, foi concebida para poder incorporar todas as possibilidades tecnológicas atualmente disponível.
Na sua 12.ª geração, a icónica pick-up da Nissan NP300 distingue-se por ter suspensão traseira independente de cinco braços, única no segmento.
Disponível nas versões de cabine dupla, a nova suspensão traseira multilink é extremamente leve e confere maiores capacidades de condução, motricidade e eficiência, sem comprometer as suas capacidades para a circulação em terrenos mais difíceis.
Contudo, as versões King Cab mantêm a solução com molas de lâminas superpostas da geração anterior, embora substancialmente alterada: não só pesa menos 7 kg, como melhora 3,1% o ângulo de saída das rodas traseiras e reduz o ruído de rolamento.
Capacidades mecânicas e de carga da Nissan Navara aumentam
O motor é também uma nova unidade diesel 2.3 dCi até 24% mais eficiente que, pela primeira vez, tem como opção uma variante biturbo com custos de funcionamento mais baixos e emissões de CO2 substancialmente reduzidas.
As versões 160 cv single-turbo e 190 cv twin-turbo do motor a diesel dCi de 2,3 litros da Navara estão equipadas com um avançado e eficiente motor Euro 6.
As emissões de CO2 começam apenas nos 159 g/km, uma redução de 8 g/km face ao anterior motor Euro 5.
Esta é uma melhoria que torna a Nissan Navara a melhor na sua classe. O consumo de combustível no Ciclo Combinado Oficial caiu para 6,1 l/100 km, menos 0,2 l/100 km.
A Nissan Navara Euro 6 beneficia de uma redução dos óxidos de nitrogénio (NOx) graças à adição de um sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR).
Foi instalado um depósito de AdBlue na Navara, com um bocal para enchimento no lado oposto ao do depósito de diesel do veículo, para evitar confusão.
O depósito AdBlue pode ser enchido a partir de garrafas ou bombas, para máxima flexibilidade do utilizador. Possui uma capacidade de 17 litros de líquido, o que permite até 11.500 km entre reabastecimentos.
Quaisquer mensagens de apoio ao condutor relativas ao sistema AdBlue foram integradas no painel de instrumentos do LCD a cores da Navara e o ecrã de informação central foi disposto entre os dois mostradores principais.
Com possibilidade de tração às 2 rodas ou integral e com a opção de uma caixa de velocidades normal de 6 velocidades ou uma automática de 7 velocidades, as capacidades de carga e de reboque da NP300 Navara foram também melhoradas em toda a gama.
Com uma capacidade de reboque de 3.500 kg, a capacidade de carga excede agora uma tonelada em todas as versões.
A própria caixa de carga garante mais flexibilidade de transporte, sobretudo quando é necessário prender cargas vulneráveis, uma vez que dispõe de grampos que deslizam ao longo de calhas.
A caixa da Double Cab é 67 mm mais comprida do que a do modelo anterior, sendo a que oferece o maior comprimento do segmento: 1.578 mm, enquanto que a da carroçaria King Cab é de 1.788 mm.
Confiante na qualidade dos seus veículos comerciais ligeiros, a sua gama de camiões e furgões a gasolina e diesel passam a estar cobertos por uma garantia líder de mercado de 5 anos ou 160.000 km, extensível ainda aos acessórios genuínos da Nissan.