O grupo Daimler e a Aliança Renault-Nissan vão expandir a parceria através do desenvolvimento de uma pick-up que vai compartilhar parte da arquitetura da nova Nissan NP300.
Este é mais um passo no estreitamento da cooperação estratégica entre Daimler e a Aliança Renault-Nissan, uma relação que dura há 5 anos.
O modelo da Mercedes-Benz vai ser projetado e desenhado pelo grupo Daimler, de modo a atender às necessidades específicas dos seus clientes. Contará com uma cabine dupla e será orientada tanto no uso pessoal como para clientes comerciais.
Tendo como mercados-alvo Europa, Austrália, África do Sul e América Latina, vai ser produzida em Espanha e na Argentina.
“A entrada num segmento em rápido crescimento como é o das pick-up de tamanho médio é um passo importante no nosso caminho de crescimento global. Graças à nossa parceria com a Aliança Renault-Nissan somos capazes de reduzir drasticamente o tempo e o custo da entrada neste segmento chave”, afirmou Dieter Zetsche, Presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e Director-geral da Mercedes-Benz Cars.
Com 80 anos de experiência, a Nissan é o segundo maior fabricante mundial deste tipo de veículos. O NP300 é também comercializado com as designações Frontier ou Navara, dependendo dos mercados.
Lançado em Junho de 2014 e produzido na Tailândia e no México é também com base na NP300 que a Renault vai começar a produzir, a partir de 2016, uma versão com o símbolo da marca francesa.
A fábrica de Barcelona vai produzir cerca de 120.000 pick-ups anualmente para os três parceiros. “Graças à cooperação com a Daimler neste projeto vai ser possível optimizar a capacidade de produção da fábrica de Barcelona e melhorar a nossa competitividade num importante segmento”, declarou Carlos Ghosn, Presidente e CEO da Renault-Nissan.
O projeto conjunto da pick-up é o mais recente marco da cooperação estratégica entre a Daimler e a Aliança Renault-Nissan: três projetos focados na Europa, embora o portfólio combinado partilhado entre a Renault-Nissan e a Daimler totalize 13 projetos na Europa, Ásia e Américas.