A importância do Qashqai é incontornável. Há 14 anos que se assume como um campeão de vendas e foi a solução prática para “dar melhor carro” em determinados escalões de atribuição nas empresas.
Com mais de três milhões de unidades vendidas na Europa, chega a nova geração, maior, mais robusta e com mais potência eletrificada.
https://fleetmagazine.pt/2020/08/06/tco-carros-empresa-ate-27500-euros/
A sua chegada em 2007 instaurou um novo segmento no mercado automóvel: os bancos instalados numa posição mais elevada, o equilíbrio bem conseguido entre um exterior compacto e um habitáculo generoso, a sensação de robustez, a melhor visibilidade durante a condução e a ideia de versatilidade e de maior liberdade distinguiram-no, desde logo, das tradicionais carrinhas que, até então, dominavam as preferências do segmento C.
Até final de 2020 foram mais de 57 mil unidades vendidas em Portugal, muitas das quais a empresas, que conseguiram fazer um upgrade na frota graças à combinação dos custos de aquisição reduzidos com residuais elevados, fatores que favorecem o valor das rendas.
A terceira geração do Qashqai chega a Portugal com motor 1.3 DiG-T a gasolina, com tecnologia mild-hybrid de somente 12 V, capaz de fornecer um binário suplementar de 6 Nm.
Disponível em dois níveis de potência — 140 e 158 cv — em versões de tração dianteira ou integral, tem preço de venda a público, deduzido da campanha em vigor, a partir de 28.500 euros.
Especificamente para frotas, a Nissan está a promover o Qashqai Acenta com 140 cv, caixa manual de seis velocidades e pintura metalizada com preço dentro do primeiro escalão da Tributação Autónoma
Esta versão tem emissões CO2 combinadas de 143 gr/km.
Tecnologia e-Power só em 2022
O Nissan Qashqai com locomoção exclusivamente elétrica, com carregamento interno da bateria a partir de energia gerada por um motor de 1,5 litros e 157 cv, só chega a Portugal em 2022.
O sistema e-Power proporciona uma aceleração linear simples, típica de veículo elétrico, mas sem a necessidade de carregamento.
Com isto liberta o Qashqai das operações de carregamento e das habituais preocupações com a autonomia.
Porém, se a solução produz locomoção com menos esforço do motor de três cilindros a gasolina, não liberta esta versão do Qashqai de emissões CO2: 122 g/km, correspondentes a um consumo combinado de 5,3 litros.
À semelhança do LEAF, o novo Qashqai e-POWER beneficia da condução e-Pedal, uma experiência de condução com “um pedal”.
Para não comprometer a habitabilidade, a pequena bateria de 1,5 kWh fica alojada no centro do piso.
https://fleetmagazine.pt/2021/02/23/tecnologia-e-power-nissan/
Um Qashqai completamente novo
A silhueta mantém a ligação à geração anterior, mas este Qasqai é um carro inteiramente novo, que assenta na nova plataforma CMF-C da Aliança.
Segundo a marca, pretende “elevar a fasquia”, sem perder o conceito de veículo recreativo e versátil.
Está mais robusto, mais esguio e mais moderno. Com mais dois centímetros na distância entre eixos e a um pouco mais no comprimento e na largura, também graças a uma nova configuração da suspensão traseira, a habitabilidade aumentou, incluindo a capacidade da bagageira, que supera agora os 500 litros nas versões com tração dianteira.
As jantes de 20 polegadas (na anterior iam até às 19 polegadas) reforçam a noção de robustez e a presença estradista do SUV mais popular da Nissan. O círculo de viragem permanece inalterado em comparação com o modelo anterior, com 11,5 metros.
Conta com níveis de conforto e com tecnologia, nomeadamente sistemas de condução, só vistos em segmentos mais elevados.
Neste documento está a lista de equipamento por versão do Nissan Qashqai e respetivo preço indicativo de venda ao público, assim como a lista de equipamento opcional.
O sistema de tração integral possui um novo acoplamento direto que transmite potência às rodas traseiras cinco vezes mais depressa do que a geração anterior, quando deteta a patinagem das rodas dianteiras.
Permite mais interação do condutor graças à adição de um novo seletor de modo de condução na consola central, que permite escolher a definição de tração integral de acordo com as condições de circulação, com os modos Standard, Eco, Desportivo, Neve e Fora de Estrada.
Galeria de imagens:
Resumos das características principais de motor, consumos e emissões do Nissan Qashqai 1.3 litros a gasolina mild-hybrid por versão de equipamento:
Transmissão | Manual 6 velocidades | Manual 6 velocidades | Xtronic |
2WD | 2WD | 2WD/4WD | |
Potência | 140 cv | 158 cv | |
Binário | 240 Nm | 260 Nm | 270 Nm |
Visia | 143 g/km | ||
6.3 l/100km | |||
Acenta | 143 g/km | 143 g/km | 142 g/km |
6.3 l/100km | 6.3 l/100km | 6.3 l/100km | |
N-Connecta | 144 g/km | 144g/km | 144 g/km |
6.4 l/100km | 6.4 l/100km | 6.4 l/100km | |
Tekna | 145 g/km | 145 g/km | 144 g/km |
6.4 l/100km | 6.4 l/100km | 6.4 l/100km | |
Tekna+ | 146 g/km | 146 g/km | |
6.5 l/100km | 6.5 l/100km |