Em 2007 a Nissan apresentava ao mundo o Qashqai, aquele que viria a ser considerado pelos entusiastas – dados os números de vendas conseguidas – o primeiro e um dos mais importantes SUV do mercado automóvel.
É atualmente o protagonista mais importante da Nissan no departamento das frotas e apresenta-se, desde a sua origem, com um posicionamento de mercado inovador para o segmento C. Desde então soube preservar e atualizar, ao longo de três gerações, a combinação [diga-se vencedora] de um SUV familiar com presença, espaço e facilidade de condução, com custos de utilização competitivos para as empresas.
Com mais de quatro milhões de unidades vendidas, o Qashqai é produzido na fábrica britânica de Sunderland e chega agora numa nova versão, com estilo renovado, equipado com o sistema e-POWER exclusivo da Nissan e com tecnologia atualizada.
Embora as primeiras unidades só comecem a chegar aos clientes portugueses em julho de 2024, a Fleet Magazine já teve oportunidade de conduzir o renovado Qashqai em estradas nacionais, mais concretamente na região do Algarve.
Para a Nissan, esta atualização do Qashqai representa um novo passo dado no estilo, na tecnologia a bordo e no design interior, e a marca assume mesmo que isso “irá reforçar a posição do Qashqai como líder do segmento”.
Fique a par das principais mudanças deste face-lift que a Nissan fez ao Qashqai.
Novidades no Nissan Qashqai
Tecnologia
- Uma das grandes novidades do Qashqai é mesmo a integração Google. O novo Qashqai é o primeiro veículo da gama europeia da Nissan com o Google integrado no sistema de info-entretenimento NissanConnect.
Está também disponível o Google Assistant (por voz), que com um simples “Hey Google” responde a comandos de controlo de chamadas telefónicas, do sistema de ventilação, bancos e pára-brisas aquecidos, ou até navegação;
- Sistema atualizado do Monitor de Visão Global inclui uma função 3D que permite ao condutor ver o veículo não só de cima, mas também selecionar um dos oito pontos de vista diferentes da câmara externa para ver o Qashqai de variados pontos de vista.
Inclui ainda a funcionalidade “vista invisível do capot”, que permite ao condutor ver a posição das rodas dianteiras como se estivesse a olhar para elas a partir de trás. Isto permite manobras com maior precisão em locais mais apertados.
e-POWER
- Não é uma novidade no Qashqai, mas é importante referi-lo. O e-POWER é uma tecnologia exclusiva da Nissan. Desde que foi colocada em circulação, em setembro de 2022, a Nissan já vendeu mais de 140 mil Qahsqai equipados com o sistema e-POWER.
Em poucas palavras, as rodas são acionadas diretamente pelo motor elétrico, ao contrário dos híbridos convencionais. Esta transmissão do motor elétrico para as rodas garante uma sensação de condução EV sem a tão temida “ansiedade de autonomia”, garantindo assim uma adaptação mais fácil para as empresas que estejam a considerar uma mudança para veículos 100% elétricos.
Para a variante e-POWER, a Nissan anuncia consumos de combustível combinados situados entre os 5,1 e os 5,3 l/100 km e emissões de CO2 de até 120 g/km. Estes valores estão ainda sujeitos a homologação.
Design
- Dianteira revista: a grelha foi atualizada, e conta agora com dezenas de elementos tridimensionais em forma de cunha. Também as luzes diurnas, que agora circundam o farol principal, foram alvo de um restyling (o elemento superior da luz diurna torna-se o indicador de mudança de direção quando ativado);
- Traseira também ela revista: os elementos de iluminação vermelha são compostos por quatro elementos individuais que refletem a forma das cunhas da grelha dianteira;
- Há uma nova jante de liga leve de 18” com corte diamante (de série no Qashqai de média gama). Em versões superiores, a Nissan equipa o SUV com um novo de design de jantes de liga leve de 19” e um novo design de jantes de liga leve de 20” com corte diamante.