O Nissan Qashqai ganhou um design mais sofisticado e recebeu mais inteligência a bordo. A tecnologia e-POWER é a grande atração da nova geração do carro que há 15 anos revolucionou o segmento C e resolveu um problema de muitas empresas.

O Nissan Qashqai é o protagonista mais importante da marca no departamento das frotas. Apresentando-se em 2006 com um posicionamento de mercado inovador para o segmento C, soube preservar e atualizar, ao longo de três gerações, a combinação vencedora de um SUV familiar com presença, espaçoso e prático de conduzir, com custos de utilização competitivos para as empresas.

Tão competitivos que, não raras vezes, ajudaram a resolver a sempre complicada tarefa de encontrar modelos do agrado dos colaboradores, dentro do escalão mais reduzido da Tributação Autónoma.

As exigências dos consumidores e o compromisso com o ambiente vieram moldar esta nova geração. Que desponta mais adulta, com uma qualidade de construção bastante elevada e com um rigor premium que satisfaz visualmente e ao tacto, favorece a insonorização, além de proporcionar um desempenho mais refinado do ponto de vista da condução e também do conforto.

Porque o mercado europeu está a colocar de lado os motores a gasóleo, a eletrificação foi a opção lógica: um motor a gasolina 1.3 mild hybrid de 140 ou 158 cv, com versões para empresas abaixo dos 27.500 euros, logo com encargos sujeitos a apenas 10% de Tributação Autónoma, e a solução e-POWER, uma combinação mecânica que faz o Qashqai mover-se unicamente com recurso a um motor elétrico.

https://fleetmagazine.pt/2022/01/26/alianca-renault-nissan-mitsubishi-eletricos/

Como funciona a tecnologia e-POWER do Nissan Qashqai?

Até final de 2024, todos os modelos da Nissan na Europa terão pelo menos uma versão eletrificada. Algo que não parece complicado para uma marca que tem na gama o Nissan LEAF, o carro elétrico mais vendido na Europa e um dos que mais tem contribuído para a entrada das empresas na mobilidade elétrica.

Contudo, a opção 100% elétrica coloca ainda alguns embaraços: autonomia, necessidade de carregamento e preço mais elevado. Por isso, aquilo que a solução e-POWER propõe é aproveitar os benefícios da condução de um veículo elétrico, sem preocupações com os dois primeiros fatores: autonomia e acesso a um posto de carregamento.

A locomoção dianteira exclusivamente elétrica do Nissan Qashqai e-POWER é assegurada por ummotor de 140 kW (190 cv), alimentado pela energia de uma bateria de 1,5 kWh, carregada por eletricidade gerada com a ajuda de um motor a gasolina 1.5.

Além de reduzir o peso e o custo com uma bateria de maiores dimensões, esta opção oferece diversas vantagens: a resposta instantânea do motor elétrico garante uma disponibilidade maior e mais rápida de 330 Nm de binário, enquanto a aceleração linear, típica de um veículo elétrico, assegura uma condução em estrada mais suave e confortável.

E também mais silenciosa, uma vez que o motor a gasolina trabalha num regime mais estável e menos esforçado, uma vez que serve apenas para gerar energia elétrica.

Como o LEAF, o Qashqai e-POWER beneficia do e-Pedal. Ao retirar o pé do acelerador, inicia-se um processo de desaceleração mais acentuado, que serve para regenerar energia, e que, bem utilizado, evita recorrer ao pedal de travão para reduzir a velocidade, até à imobilização da viatura.

A intensidade da ação pode ser controlada de modo a aumentar a recuperação de energia, o que pode contribuir bastante para reduzir os custos com o sistema de travagem.

Mas porque as vontades ou necessidades de cada condutor podem ser diferentes, há três modos de condução à escolha: Eco para otimizar a gestão da bateria e dessa forma poupar combustível, Sport para aumentar a capacidade de resposta e imprimir um andamento mais desportivo e Normal, que estabelece um equilíbrio entre as duas primeiras vontades.

O Nissan Qashqai e-POWER apresenta emissões homologadas de 122 g/km.

Veja em vídeo como funciona a tecnologia e-POWER da Nissan

https://www.youtube.com/watch?v=T5wCppCiQE8

Uma geração Qashqai com mais tecnologia

Além de uma presença exterior mais acutilante, a dotação de equipamento é também um fator de destaque na atual geração do Nissan Qashqai.

Novos sistemas de conectividade, ajudas à condução e sistemas de segurança mais avançados estão presentes desde a versão de entrada, justificando as 5 estrelas atribuídas pelo EuroNCAP.

Nos níveis superiores é possível encontrar o ProPilot, um sistema de condução inteligente e semiautónoma, que combina o controlo de velocidade com o de manutenção na faixa de rodagem, mantendo a distância para o veículo da frente. Em conjunto com o leitor de sinais de trânsito, o sistema ProPilot ajusta automaticamente a velocidade de cruzeiro do Qashqai, podendo fazê-lo também através das indicações sobre o tipo de percurso (aproximação de cruzamentos, curvas, etc.) até ao destino selecionado pelo condutor no sistema de navegação do novo Nissan Qashqai.

nissan qashqai

  • Painel de bordo TFT digital de 12,3” configurável
  • Materiais e acabamentos com qualidade premium
  • Posição de condução mais dinâmica, volante e direção com toque mais refinado e comandos mais intuitivos
  • Transmissão automática Xtronic com resposta rápida às solicitações do condutor e seletor de modo de condução na versão com tração integral (modos Standard, Eco, Desportivo, Neve e Fora de Estrada)
  • Comandos independentes de controlo de climatização
  • Ecrã de 9” de Infoentretenimento com NissanConnect. Controlo do sistema ProPilot e projeção de imagens da câmara de visão 360º