A genética é japonesa, mas a orientação para o mercado europeu é notória. A Townstar EV é a aposta da Nissan para o segmento das small vans e alguns dos fatores que a distinguem das demais podem fazer a diferença na hora de optar por uma companhia de quatro rodas para a jornada de trabalho. E tudo isso a partir de 34.150 euros (+ IVA).

Em dia de apresentação, a Nissan estabelece uma meta para o mercado europeu: vender “à volta de dez mil Townstar elétricas durante 2023”. Palavras de João Moura, gestor de Produto da Nissan Townstar para a Europa, que em exclusivo à FLEET MAGAZINE revela ambição e um posicionamento num mercado que é vasto e com bastante concorrência, mas que, diz, “tem espaço para todos”. É por isso que este comercial ligeiro elétrico se quer destacar por agora como a grande estrela no firmamento da Nissan para o mercado profissional europeu. E argumentos não lhe faltam, além do desconto de 6% que a marca nipónica oferece às empresas e de 5% a ENI e outros negócios.

Em Portugal, só 100% elétrica

Embora tenha sido lançada em versões a gasolina e 100% elétrica, é nesta última que a Nissan quer apostar para o nosso mercado, não estando para já prevista a entrada de uma variante a combustão interna em Portugal. Assim, é com um produto diferenciador e repleto de tecnologia que a Nissan se apresenta junto dos profissionais que procuram uma ferramenta de trabalho ágil, bem equipada e com a vantagem de emitir 0 gramas de CO2 para a atmosfera.

Tudo isto a começar pelos números que exibe na sua ficha técnica: um motor elétrico de 90 kW (122 cv), uma autonomia de até 301 km, um carregador interno de série de 11 kW ou opcional de 22 kW (este permite a carga em corrente contínua a 80 kW) e uma garantia de cinco anos (versus a de três anos oferecida pela concorrência).

Os tempos de carregamento anunciados pela marca, para as diferentes soluções de carregamento, são os seguintes:

Wallbox 7,4 kW (AC)Carregador público 11 kW (AC)Carregador público 22 kW (AC)Carregador rápido 80 kW (CC)
50 km de autonomia1h1048 min24 min6 min
150 km de autonomia3h352h481h1025 min
300 km de autonomia7h5h2h251h25

 

Nissan Townstar EV: diferente dos demais

O design japonês é notório, seja na grelha dianteira, alinhada com outros modelos da marca e já com o novo logótipo Nissan, seja a bordo, com a marca a dizer querer tornar a Townstar num veículo com um ambiente interior semelhante ao de um carro de passageiros. Exemplo disso é o volante, igual ao utilizado no Qashqai. “É aí que nos queremos diferenciar da Renault Kangoo, por exemplo, que embora faça parte da nossa aliança, é um concorrente direto”, refere João Moura.

Design significa funcionalidade. Tendo por base este conceito, uma das justificações que a marca dá para a porta de carregamento estar situada na grelha dianteira no lugar do logótipo, é o facto de, enquanto parado num posto de carregamento, o condutor profissional poder aceder a qualquer uma das portas laterais deslizantes sem constrangimentos ou cabos a impedi-lo.

Uma gama simples, porém, eficaz

A nova Nissan Townstar EV vai dividir-se especificamente em três variantes: L1, L2 e Combi.

  • Para a variante L1, que garante até 301 km de autonomia, tem uma volumetria (no espaço de carga) entre 3,3 e 3,9 metros cúbicos. Está prevista a possibilidade de acomodar duas europaletes e uma capacidade de carga de até 600 kg e de reboque de 1.500 kg;
  • Quanto à variante L2, que entra apenas no mercado no final do segundo trimestre de 2023, e cuja autonomia será ligeiramente inferior à versão de carroçaria L1, será capaz de transportar até 800 kg em cima de duas europaletes, com uma volumetria de espaço de carga que varia entre os 4,3 e os 4,9 metros cúbicos (mais um metro cúbico que na versão L1);
  • Combi, uma variante que pode ir de cinco a sete lugares (opcional) e “que aliará tecnologia, conforto e praticabilidades sem igual”, diz a Nissan.

Há também uma opção que, dentro dos comerciais, se chama “crew van”. Permite acomodar um passageiro atrás, sentado num banco que pode ser recolhido. Ideal para o transporte de uma pessoa extra no pequeno furgão.

Nissan apresenta nova gama de comerciais ligeiros

Do lado certo da tecnologia

Tendo em conta o tempo passado ao volante, a Nissan resolveu equipar a Townstar EV com diversos sistemas de segurança ativa e passiva, que se revelam preciosos aliados na prevenção de acidentes e também no aumento dos níveis de conforto a bordo.

Assim, destacamos cinco principais:

  • Intelligent Around View Monitor
  • ProPILOT Assist
  • Blind Spot Warning
  • Intelligent Emergency Braking
  • Hands Free Parking, este último testado por nós com sucesso em condições reais nas ruas de Paris

Preços da Nissan Townstar EV

Preço sem IVA
2 lugares L1 Professional Basic34.150 euros
2 lugares L1 Professional34.650 euros
2 lugares L1 Professional (c/ porta esquerda de correr)34.800 euros
3 lugares L1 Professional34.900 euros
3 lugares L1 Professional (c/ porta esquerda de correr)35.050 euros
2 lugares L1 Comfort36.150 euros
2 lugares L1 Comfort (c/ porta de grelha)36.450 euros
3 lugares L1 Comfort36.400 euros
2 lugares L1 Premium38.400 euros
2 lugares L1 Premium (c/ porta de grelha)38.700 euros
2 lugares L1 Premium (c/ ProPILOT + P. Tech)40.400 euros