A genética é japonesa, mas a orientação para o mercado europeu é notória. A Townstar EV é a aposta da Nissan para o segmento das small vans e alguns dos fatores que a distinguem das demais podem fazer a diferença na hora de optar por uma companhia de quatro rodas para a jornada de trabalho. E tudo isso a partir de 34.150 euros (+ IVA).
Em dia de apresentação, a Nissan estabelece uma meta para o mercado europeu: vender “à volta de dez mil Townstar elétricas durante 2023”. Palavras de João Moura, gestor de Produto da Nissan Townstar para a Europa, que em exclusivo à FLEET MAGAZINE revela ambição e um posicionamento num mercado que é vasto e com bastante concorrência, mas que, diz, “tem espaço para todos”. É por isso que este comercial ligeiro elétrico se quer destacar por agora como a grande estrela no firmamento da Nissan para o mercado profissional europeu. E argumentos não lhe faltam, além do desconto de 6% que a marca nipónica oferece às empresas e de 5% a ENI e outros negócios.
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Em Portugal, só 100% elétrica
Embora tenha sido lançada em versões a gasolina e 100% elétrica, é nesta última que a Nissan quer apostar para o nosso mercado, não estando para já prevista a entrada de uma variante a combustão interna em Portugal. Assim, é com um produto diferenciador e repleto de tecnologia que a Nissan se apresenta junto dos profissionais que procuram uma ferramenta de trabalho ágil, bem equipada e com a vantagem de emitir 0 gramas de CO2 para a atmosfera.
Tudo isto a começar pelos números que exibe na sua ficha técnica: um motor elétrico de 90 kW (122 cv), uma autonomia de até 301 km, um carregador interno de série de 11 kW ou opcional de 22 kW (este permite a carga em corrente contínua a 80 kW) e uma garantia de cinco anos (versus a de três anos oferecida pela concorrência).
Os tempos de carregamento anunciados pela marca, para as diferentes soluções de carregamento, são os seguintes:
Wallbox 7,4 kW (AC) | Carregador público 11 kW (AC) | Carregador público 22 kW (AC) | Carregador rápido 80 kW (CC) | |
---|---|---|---|---|
50 km de autonomia | 1h10 | 48 min | 24 min | 6 min |
150 km de autonomia | 3h35 | 2h48 | 1h10 | 25 min |
300 km de autonomia | 7h | 5h | 2h25 | 1h25 |
Nissan Townstar EV: diferente dos demais
O design japonês é notório, seja na grelha dianteira, alinhada com outros modelos da marca e já com o novo logótipo Nissan, seja a bordo, com a marca a dizer querer tornar a Townstar num veículo com um ambiente interior semelhante ao de um carro de passageiros. Exemplo disso é o volante, igual ao utilizado no Qashqai. “É aí que nos queremos diferenciar da Renault Kangoo, por exemplo, que embora faça parte da nossa aliança, é um concorrente direto”, refere João Moura.
Design significa funcionalidade. Tendo por base este conceito, uma das justificações que a marca dá para a porta de carregamento estar situada na grelha dianteira no lugar do logótipo, é o facto de, enquanto parado num posto de carregamento, o condutor profissional poder aceder a qualquer uma das portas laterais deslizantes sem constrangimentos ou cabos a impedi-lo.
Uma gama simples, porém, eficaz
A nova Nissan Townstar EV vai dividir-se especificamente em três variantes: L1, L2 e Combi.
- Para a variante L1, que garante até 301 km de autonomia, tem uma volumetria (no espaço de carga) entre 3,3 e 3,9 metros cúbicos. Está prevista a possibilidade de acomodar duas europaletes e uma capacidade de carga de até 600 kg e de reboque de 1.500 kg;
- Quanto à variante L2, que entra apenas no mercado no final do segundo trimestre de 2023, e cuja autonomia será ligeiramente inferior à versão de carroçaria L1, será capaz de transportar até 800 kg em cima de duas europaletes, com uma volumetria de espaço de carga que varia entre os 4,3 e os 4,9 metros cúbicos (mais um metro cúbico que na versão L1);
- Combi, uma variante que pode ir de cinco a sete lugares (opcional) e “que aliará tecnologia, conforto e praticabilidades sem igual”, diz a Nissan.
Há também uma opção que, dentro dos comerciais, se chama “crew van”. Permite acomodar um passageiro atrás, sentado num banco que pode ser recolhido. Ideal para o transporte de uma pessoa extra no pequeno furgão.
Do lado certo da tecnologia
Tendo em conta o tempo passado ao volante, a Nissan resolveu equipar a Townstar EV com diversos sistemas de segurança ativa e passiva, que se revelam preciosos aliados na prevenção de acidentes e também no aumento dos níveis de conforto a bordo.
Assim, destacamos cinco principais:
- Intelligent Around View Monitor
- ProPILOT Assist
- Blind Spot Warning
- Intelligent Emergency Braking
- Hands Free Parking, este último testado por nós com sucesso em condições reais nas ruas de Paris
Preços da Nissan Townstar EV
Preço sem IVA | |
---|---|
2 lugares L1 Professional Basic | 34.150 euros |
2 lugares L1 Professional | 34.650 euros |
2 lugares L1 Professional (c/ porta esquerda de correr) | 34.800 euros |
3 lugares L1 Professional | 34.900 euros |
3 lugares L1 Professional (c/ porta esquerda de correr) | 35.050 euros |
2 lugares L1 Comfort | 36.150 euros |
2 lugares L1 Comfort (c/ porta de grelha) | 36.450 euros |
3 lugares L1 Comfort | 36.400 euros |
2 lugares L1 Premium | 38.400 euros |
2 lugares L1 Premium (c/ porta de grelha) | 38.700 euros |
2 lugares L1 Premium (c/ ProPILOT + P. Tech) | 40.400 euros |