nissan xtrail-fleet_magazine_ptA ideia imediata é a de que o novo Nissan X-Trail é uma versão mais longa e de 7 lugares do Qashqai. Possibilidade que existia na primeira geração deste popular SUV, mas que desapareceu no modelo atual.

Ao volante as impressões são ainda mais evidentes. Em termos de linhas e de funcionalidade, Qashqai e X-Trail partilham posição de condução, tablier e a maioria do equipamento.

Das costas dos bancos dianteiros até à porta traseira estão as diferenças: uma distância entre eixos mais longa possibilita aos assentos centrais moverem-se longitudinalmente. Opcionalmente pode contar com dois bancos opcionais na zona da mala, que tem agora 550 litros de capacidade.

Maior do que o anterior mas mais leve, o novo X-Trail utiliza a nova plataforma modular da Aliança e beneficia de motores mais pequenos. Logo, é proposto a preços mais acessíveis. Em Portugal a oferta está circunscrita ao motor diesel 1.6 dCi de 130 cv, com preços a partir de 33.800 euros.

Isto representa uma diferença de preço de cerca de 4.500 euros a mais face ao Qashqai. Os objetivos da marca apontam para 300 unidades vendidas até ao final de 2014.