A nona geração da FUSO Canter já chegou a Portugal.

Numa altura em que a Canter celebra 50 anos em Portugal, a FUSO decidiu lançar uma nova versão, com uma gama alargada e modernizada, com preços a começar nos 28.500 euros (valor sem impostos).

Consulte aqui a tabela de preços da FUSO Canter MY22

E é inegável o sucesso deste comercial no segmento profissional português. Desde 1972 que já foram matriculadas mais de 80 mil Canter em Portugal.

Com um parque em circulação de perto de 15 mil unidades em Portugal, um dado curioso revelado pela marca, e que atesta a robustez e durabilidade deste veículo, é o facto de ainda ser possível encontrar em circulação Canter com mais de 30 e até de 40 anos.

fuso canter

Assim, a gama portuguesa deste ‘pequeno camião’ (como é apelidado pela marca) conta com 60 versões divididas entre:

  • Dois tipos de tração: 2WD e 4WD
  • Duas transmissões: Manual ou Automatizada
  • Três tipos de cabine: Standard, Comfort e Dupla
  • Cinco pesos brutos: 3,5t, 6,0t, 6,5t, 7,49t e 8,55t
  • Seis distâncias entre eixos: 2.500 mm, 2.800 mm, 3.400 mm, 3.850 mm, 4.300 mm e 4.750 mm

Uma das grandes novidades da nova geração Canter é a versão 3S13, com uma distância entre eixos de 3,400 mm, equipada com o motor de 130 cv, capaz de suportar uma carga útil de até 1.500 kg e carroçamentos até 4,99 metros.

De que é feita a FUSO Canter?

A Canter é um comercial chassis-cabina com o conceito de cabina avançada (cab-over engine).

É isso que lhe dá o aspeto de ‘pequeno camião’ com características de robustez, durabilidade e manobrabilidade ímpares no seu segmento.

Começamos pelo coração da nova Canter

Toda a gama Cantar é movida pelos motores 3 litros turbodiesel (4 cilindros, injeção direta common rail).

Podem, no entanto, ser configurados em três níveis de potência e binário: 130 cv/350 Nm, 150 cv/400 Nm ou 175 cv/430 Nm.

Cada bloco destes cumpre com os requisitos da norma Euro VI E.

De salientar também que o depósito de AdBlue, componente essencial nestes carros, aumentou de 12 para 16 litros.

Houve mudanças. No design dianteiro, por exemplo.

A nova FUSO Canter integra uma dianteira com um ‘cinturão negro’: uma peça negra que percorre toda a largura do carro, onde figura o nome da marca.

Este cinturão negro sobrepõe-se aos novos grupos óticos que equipam a Canter. Uma das novidades neste departamento é a introdução de luzes diurnas em LED. É também possível (opcional) equipar a Canter com um sistema de iluminação Full-LED.

Lá dentro dá-se destaque à praticabilidade

Aceder facilmente ao cockpit continua a ser um dos requisitos fundamentais de um carro de trabalho.

Por esse motivo, a FUSO Canter proporciona um grande ângulo de abertura de portas, facilitando por isso o acesso ao interior.

Interior esse que está repleto de argumentos, sejam eles os bancos, desenvolvidos e fornecidos pela empresa alemã Isringhausen, que garantem uma posição de condução mais elevada, de frente para um tablier que se quer robusto e com comandos e instrumentos de fácil leitura e acesso.

Uma das grandes vantagens do interior da Canter, evidenciadas e comprovadas in loco, é a possibilidade do condutor poder atravessar a cabine sem obstáculos – isto permite-lhe sair e entrar da viatura pelo lado direito (algo que pode muitas vezes ser necessária, por exemplo, quando em situação de trânsito em centros urbanos).

E quanto ao espaço dentro da cabine? A largura da cabine da Canter acomoda três pessoas, sendo ainda possível optar por uma cabine standard, com 1,7 metros de largura, ou por uma cabine larga, com 1,995 metros, para mais espaço interior – na versão de cabine dupla, consegue acomodar até sete passageiros.

Dachser vai operar uma FUSO eCanter no Porto

Canter bem equipada

Toda a gama está equipada, de série, com os seguintes sistemas:

  • ISS (Sistema Start-stop)
  • ESP
  • ABS com EBD
  • Fecho centralizado com comando à distância
  • Faróis de nevoeiro
  • Computador de bordo
  • Banco do condutor com suspensão
  • Rádio CD/mp3 com Bluetooth
  • Sensor de luz

Como opção, os clientes profissionais podem optar por ar condicionado (manual ou automático), airbag de passageiro, sistema elétrico de 24V, depósito extra de combustível de 70 litros, diferencial traseiro autoblocante, cruise control (configurável apenas nos modelos com caixa de velocidades DUONIC) e faróis dianteiros em LED.

E já que falamos da caixa de velocidades

A nova FUSO Canter pode ser equipada por uma caixa manual de cinco velocidades ou pela caixa DUONIC.

A caixa DUONIC, já em uso na oitava geração, baseia-se numa caixa manual de seis velocidades com dois discos de embraiagem húmidos hidráulicos e um sistema de controlo eletrónico.

Este sistema combina a conveniência de uma caixa automática, com a eficiência de uma caixa manual – as passagens de caixa são rápidas, suaves e sem interrupção do fluxo de potência às rodas.

fuso canter

Uma FUSO Canter 4×4

Uma das versões exclusivas da nova gama Canter consiste na versão 4WD – com um peso bruto de 6,5t e possibilidade de configuração em cabine simples ou dupla, esta versão é ideal para zonas não pavimentadas, como por exemplo estaleiros de construção, manutenção de postes de alta tensão e serviços de bombeiros.

Conta com ângulos de ataque e de saída de 35º e 25º, respetivamente, diferencial traseiro autoblocante (até 70%) e largura reduzida (dois metros).

Estes argumentos tornam-na capaz de superar inclinações de até 60% e de chegar a locais exíguos e praticamente inacessíveis.

Apta para todo o tipo de terrenos

Um comercial que pode ser equipado com diferentes tipos de suspensão.

As versões de 3,5 t de peso bruto, contam com uma suspensão independente de molas helicoidais à frente e uma suspensão de molas de lâminas com barra estabilizadora atrás.

Já as versões pesadas, por sua vez, contam com suspensão de molas de lâminas com barra estabilizadora nos dois eixos.

FUSO entrega unidade 100% elétrica eCanter à NOVADIS

Garantia

Para assistência, a Cantar conta com uma rede constituída por mais de 50 pontos em território nacional.

A garantia é de três anos ou 100 mil km. Estão também garantidos três anos de assistência em viagem.

Gama FUSO Canter Euro VI e MY22

fuso canter

Mitsubishi FUSO Truck Europe

A FUSO Canter é fabricada na fábrica da MFTE, no Tramagal.

Anualmente saem daquela linha de montagem cerca de dez mil unidades Canter.

Atualmente, a fábrica opera com um turno apenas, a um ritmo de produção diário de 56 unidades.