A nova Volkswagen Caddy chega a Portugal em novembro e pode ser configurada como um furgão de carga, um monovolume familiar, um shuttle para turismo ou uma autocaravana.
A nova Caddy será lançada inicialmente na Alemanha, Áustria e Polónia. Depois será a vez de França, Grã-Bretanha, Espanha, Bélgica, Países Baixos, Turquia, Itália e Portugal receberem o novo furgão.
A quinta geração da Caddy assenta na Plataforma Modular Transversal (MQB) e representa a continuação da aposta da VW neste tipo de veículo – já foram produzidas mais de três milhões de Caddy desde o seu lançamento.
Thomas Sedran, presidente do Conselho de Administração da Volkswagen Veículos Comerciais, diz que o objetivo da marca com a nova Caddy é “simplificar a vida profissional (…) de todos os utilizadores”.
Assente no lema “Work – Life – Unlimited” (“Trabalho – Vida – Sem limites”), a nova Caddy é, para a Volkswagen, uma solução que se perfila entre os monovolumes familiares e os furgões de entregas urbanas.
De acordo com Heinz-Jürgen Löw, membro do Conselho de Administração e Responsável de Vendas e Marketing da Volkswagen Veículos Comerciais, a nova Caddy tem “potencial para aumentar a quota de mercado da Volkswagen Veículos Comerciais no segmento A dos comerciais ligeiros em todo o mundo”.
O que há de novo na Volkswagen Caddy?
Uma nova geração de motores
Cumpridores das normas de emissões Euro 6 de 2021, os motores TDI (com potências entre os 75 e os 122 cv) vêm todos equipados com filtros de partículas. Há dois conversores catalíticos (SRC) que foram pensados para a redução de emissões de NOx.
Além dos motores diesel, destaque para o motor turbo a gasolina (TSI) com 116 cv e o motor a gás natural comprimido (TGI).
A VW acredita que, com as evoluções a que estes blocos motrizes foram sujeitos, o consumo de combustível estimado para a nova Caddy seja até 12% inferior ao modelo anterior (valores de consumos ainda não certificados. Disponíveis a partir de julho).
Se há dois meses apresentávamos esboços de uma Caddy que primava pela evolução no design, a Volkswagen confirma que o novo design exterior contribui para a eficiência do veículo: “o valor Cx do coeficiente aerodinâmico (modelo anterior: 0,33) pode ser reduzido na nova Caddy até 0,30, uma nova referência neste tipo de veículos”.
Novas características exteriores
A mudança para a plataforma MQB é visível logo a olho nu, com uma evidente maior distância entre eixos face ao anterior modelo. As linhas da carroçaria são também elas completamente novas.
A nova Caddy surge disponível nas versões comerciais Cargo (furgão com painéis laterais em chapa) e Kombi (com janelas laterais em vidro) e em diversas variantes de passageiros, sendo que é possível, nestas últimas, transportar até sete pessoas.
A Caddy Cargo permite a instalação de portas traseiras totalmente metálicas, sem janelas.
De série na versão Cargo estão os vidros elétricos dianteiros, os espelhos retrovisores exteriores elétricos, o travão de mão eletrónico com função Auto Hold, faróis H7 e iluminação da chapa da matrícula em LED.
Outra das novidades foi a redefinição da nomenclatura para as linhas de equipamento das versões de passageiros:
- “Trendline” passa a ser apenas “Caddy”, marcando assim o nível de equipamento base
- “Comfortline” passa a ser “Life”
- “Highline” passa a ser “Style”, o nível premium de equipamento
No modelo Kombi, a linha de equipamento “Caddy” inclui, de série, um volante multifunções, duas portas de correr laterais, um sistema de rádio com ecrã de 6,5 polegadas, ar condicionado e sistema de deteção de fadiga.
Na linha “Life” estão incluídas jantes de liga leve de 16 polegadas, sistema de infotainment com ecrã de 8,25 polegadas, mesa desdobrável para a segunda fila de bancos, barras de tejadilho pretas, para-choques da cor da carroçaria, espelhos retrovisores exteriores retráteis com regulação elétrica e aquecidos, consola central com apoio de braços e regulação dos apoios lombares do banco do condutor.
Já na linha “Style”, são de série as jantes de liga leve de 17 polegadas, faróis e luzes traseiras LED, ajuda ao estacionamento “ParkPilot”, barras de tejadilho prateadas, volante multifunções em couro, ar condicionado automático (Air Care Climatronic), App Connect e instrumentos digitais.
Ajudas à condução
O “Travel Assist”, que está presente pela primeira vez num comercial da Volkswagen, facilita ao condutor uma condução com assistência numa faixa mais alargada de velocidades de circulação.
O volante da Caddy tem sensores capacitivos, que atuam em conjunto com o “Travel Assist” e detetam as mãos do condutor e evitam alarmes falsos.
O “Trailer Assist”, já disponível na Crafter e Transporter, também equipa a Caddy, assistindo assim em manobras com reboque em marcha atrás.
O “Side Assist”, opcional, inclui o “Rear Traffic Alert” e auxilia o condutor a manter-se na faixa de rodagem. Um conjunto de sensores de radar instalados na traseira monitorizam as áreas atrás da Caddy e o ângulo morto, indicando depois a presença de potenciais perigos através de um aviso ótico no espelho retrovisor exterior. Acionado, este sistema consegue travar a Caddy por forma a evitar colisões ou minimizar a gravidade do impacto.