Depois de já terem crescido no mês de outubro, a venda de carros novos em Portugal voltou a aumentar em novembro de 2017, com forte contributo do segmento dos comerciais ligeiros.
Este sinal revela bem a importância que as compras das empresas estão a assumir em 2017.
O resultado de novembro – 17.629 ligeiros de passageiros (mais 7% face a novembro de 2016) e 3.623 comerciais ligeiros (mais 14,8%) – é o 6.º melhor do ano.
As 21.252 unidades de novembro e 239.035 do acumulado do ano ficam assim distribuidas:
Novembro | Janeiro a Novembro | |||||
2017 | 2016 | %Var | 2017 | 2016 | %Var | |
Lig Passageiros | 17.629 | 16.483 | 7% | 205.079 | 190.342 | 7,7% |
Com Ligeiros | 3.623 | 3.157 | 14,8% | 33.956 | 30.322 | 12% |
Total de Ligeiros | 21.252 | 19.640 | 8,2% | 239.035 | 220.664 | 8,3% |
No acumulado do ano temos assim um crescimento de 7,7% nos ligeiros de passageiros e de 12% nos comerciais ligeiros.
Por marcas, estes são os factos que merecem destaque:
- No pódio dos ligeiros de passageiros, o destaque vai para a forte queda (menos 14,4%) da Volkswagen em novembro, apesar de manter a terceira posição no acumulado do ano (com mais 17 unidades do que a Mercedes-Benz);
- Graças aos comerciais, a Citroën foi terceira marca mais procurada em novembro, logo a seguir à Renault e Peugeot
- O forte contributo dos ligeiros de passageiros permitiu à Renault destacar-se ainda mais na tabela e assumir uma quota total de mercado de 14,4%, o dobro da terceira classificada, a Volkswagen
- A Peugeot teve um crescimento percentual forte nos comerciais mas as vendas de ligeiros de passageiros regrediram 1,5% face a novembro de 2016
- Do Top 10 das mais procuradas nos primeiros 11 meses de 2017 – por ordem decrescente, Renault, Peugeot, Volkswagen, Mercedes-Benz, Citroën, Fiat, Opel, BMW, Nissan, Ford – a Opel foi quem mais cresceu em novembro de 2017 (27,4%) e a Fiat quem mais sobe desde janeiro (18,7%)
- Em sentido contrário, Volkswagen (-4,9%) e BMW (-0,7%) são as únicas quedas de mercado no acumulado do ano
- Entre as 20 principais marcas, a Hyundai continua a ser a marca que mais sobe percentualmente (41%), apesar de ter regredido 6,7 % em novembro
- Graças a uma subida de 29,6 em novembro, a MINI “roubou” o 20.º posto da tabela à Mazda, que reduziu as vendas em 16,6% neste mês
- No mercado de comerciais constatam-se alguns factos importantes: a Renault, apesar do crescimento das vendas, está a perder quota de mercado para a Peugeot, Fiat, Ford, Opel e Toyota, marcas que aumentaram a sua penetração neste segmento
- Entre as dez primeiras marcas nos comerciais ligeiros, a maior queda é da Volkswagen (menos 11,2% entre janeiro e novembro de 2017) e a maior subida percentual cabe à Toyota (46,8%).
- Apesar de um total anual de apenas 265 unidades, a maior subida nos comerciais cabe à Hyundai (239,7%)
Estas são as tabelas de matrículas de novembro de 2017 disponibilizadas pela ACAP