Tem mais de cinco milhões de unidades vendidas em 24 anos de existência e é um dos mais incontornáveis modelos da Audi, dizia Ricardo Tomaz, responsável pela comunicação da SIVA, na apresentação nacional deste modelo. Falamos do novo Audi A3, cuja terceira geração já está a rodar em Portugal e que chega com uma estética ainda mais dinâmica e expressiva que o seu antecessor. Uma referência no segmento dos premium compactos que já vendeu mais de 50 mil unidades em Portugal e que chega agora ao mercado nacional em três versões: Base, Advance e S Line.
Aquele que a Audi diz ser o modelo mais importante do seu portfolio, uma vez que representa cerca de 25% das vendas da marca, chega ao mercado das frotas com uma “versão fiscal”.
79% das vendas do A3 são asseguradas pelas motorizações diesel, e a versão do A3 pensada exclusivamente para as empresas está equipada com o bloco 30 TDI, um 2 litros de 4 cilindros com 116 cv de potência e um preço de 27.490 euros, que o coloca no primeiro escalão de Tributação Autónoma.
Mais desportivo, agilizado e totalmente conectado. É assim que a marca alemã descreve o novo A3 Sportback, que conta agora com inovações herdadas de alguns dos segmentos de topo, como é o caso dos sistemas de infotainment, de assistência à condução e de suspensão, por exemplo.
https://fleetmagazine.pt/2020/05/27/audi-nova-direcao-de-marketing-e-vendas-em-portugal/
Por fora
É três centímetros maior que a anterior geração em comprimento e em largura. A altura e a distância entre eixos permanecem as mesmas e, dependendo da posição do banco traseiro, a volumetria da bagageira varia entre os 380 e os 1.200 litros.
Ainda relativamente ao seu exterior, a marca pensou numa estética marcada nas vias mais largas e no perfil lateral com linha cintura contínua, que aliados à nova grelha Singleframe (maior e com estrutura em favo), confere maior dinamismo face à anterior geração do A3.
Com faróis de LED em todas as versões, são os opcionais Matrix LED que merecem o destaque da marca – uma matriz de elementos de LED num arranjo de três por cinco que oferece padrões de iluminação e uma identidade estética com assinatura luminosa característica e identificativa de cada versão.
A bordo
O tablier do novo A3 Sportback foi pensado e orientado para o condutor, com um sistema de infotainment integrado na consola central, que integra um painel de instrumentos digital de 10,25’’ (opcional) ativado pelo sistema MMI com ecrã tátil.
A marca alemã apostou na digitalização. A plataforma modular de infotainment MIB3 é a grande estreia do novo Audi A3 Sportback, oferecendo reconhecimento de caligrafia e comandos por voz em linguagem natural.
A Audi assegura que todas as funções do sistema de infotainment MMI podem ser desencadeadas “de forma fácil, cómoda e intuitiva” enquanto se conduz.
Ao nível do conforto, destaque para os estofos, que foram fabricados a partir de materiais reciclados (garrafas de plástico PET, que são processadas em fibras de poliéster).
Motorizações disponíveis
O novo Audi A3 Sportback chega a Portugal com duas versões a gasolina e uma unidade turbodiesel com dois níveis de potência. O leque de motorizações é assim distribuído:
- 1.0 TFSI de 110 cv
- 1.5 TFSI de 150 cv (consumos combinados anunciados de 4,8-5,1 l/100 km e emissões de CO2 de 111-116 g/km)
- 2.0 TDI de 116 cv (consumos combinados anunciados de 3,5-3,6 l/100 km e emissões de CO2 de 92-96 g/km)
- 2.0 TDI de 150 cv (consumos combinados anunciados de 3,7-3,9 l/100 km e emissões de CO2 de 98-103 g/km)
Proposto com tração dianteira e caixa manual de seis velocidades ou transmissão S tronic de sete velocidades (associada aos motores de 150 cv), o novo Audi A3 Sportback possui um binário elevado mesmo a partir de regimes mais baixos.
Sistema MHEV 48 V – motores TFSI S tronic
Há também uma versão mild-hybrid, disponível apenas nas versões de caixa automática do bloco 1.5.
A motorização 35 TFSI S tronic recorre a um sistema elétrico de 48 V com bateria compacta de iões de lítio. A recuperação de energia, diz a Audi, pode atingir 12 kW, gerada a partir de situações de desaceleração e de travagens suaves. A energia que fica armazenada permite desligar o motor durante um máximo de 40 segundos.
Esta energia armazenada pode ser utilizada nas acelerações, apoiando o motor, com um complemento de até 12 cv de potência e 50 Nm de binário.
A3 PHEV? Uma realidade?
Ainda este ano a Audi prevê a chegada de uma versão híbrida plug-in. A marca espera mesmo que esta versão, a par da “versão fiscal”, tenha um grande protagonismo no volume de vendas.
Equipamento de série
A destacar pela Audi, este é o principal equipamento de série pensado para o mercado português:
- Aviso de Saída Involuntária de Faixa
- Audi Pre-sense Front
- Cruise Control
- Sensores de Estacionamento Traseiros
- Painel de Instrumentos Digital
- Ar Condicionado automático de duas zonas
- Audi Drive Select
- Audi Smartphone Interface
- Audi Phone Box Light
PVP do novo Audi A3 Sportback
Gasolina | ||
30 TFSI Base | 110 cv | 28.631,88 euros |
30 TFSI Advanced | 110 cv | 29.943,25 euros |
30 TFSI S Line | 110 cv | 31.065,50 euros |
35 TFSI S tronic | 150 cv | 34.628,57 euros |
35 TFSI S tronic Advanced | 150 cv | 35.938,84 euros |
35 TFSI S tronic S Line | 150 cv | 37.062,96 euros |
Diesel | ||
30 TDI Base | 116 cv | 32.557,16 euros |
30 TDI Advanced | 116 cv | 33.914,47 euros |
30 TDI S Line | 116 cv | 35.021,39 euros |
35 TDI S tronic Base | 150 cv | 40.869,95 euros |
35 TDI S tronic Advanced | 150 cv | 42.485,12 euros |
35 TDI S tronic S Line | 150 cv | 43.467,14 euros |