Algumas das versões do novo BMW Série 5 chegam ao mercado em julho. O novo Série 5 traz consigo novidades no design exterior, interior e no dinamismo e eficiência de condução, através da adoção de sistemas eletrificados.

Tanto o novo Série 5 Sedan como o Série 5 Touring serão equipados com um sistema híbrido plug-in. Já o sistema mild-hybrid de 48V será adotado em todas as versões com motores térmicos de quatro ou seis cilindros.

A marca premium reforça assim o compromisso com a eletrificação, dotando uma das suas bandeiras (mais de 600 mil unidades da última geração vendidas em todo o mundo) com sistemas eletrificados.

O BMW 520d Touring venceu o Prémio Fleet Magazine 2018 de Viatura do Ano acima de 35 mil euros

Tecnologia mild-hybrid

Inicialmente introduzida nos modelos 520d e 520d xDrive no final de 2019, este sistema inclui um motor-gerador de 48V e uma segunda bateria, que permite gerir e armazenar a energia resultante do processo de travagem. No entanto, esta energia armazenada não é complemento apenas do sistema elétrico do carro, mas é direcionada também para o motor, funcionando como um “aditivo” – 11 cv extra gerados para respostas mais prontas ao pisar do acelerador.

Será adotado em todas as variantes a gasolina e gasóleo do novo BMW Série 5 equipados com motores de quatro e seis cilindros.

Híbridos plug-in

Inicialmente, a BMW prevê a instalação deste sistema nos seguintes modelos do novo Série 5:

Sedan

530e Sedan 530e xDrive Sedan
Motor térmico 2.0 de 184 cv de potência e binário máximo de 300 Nm
Motor elétrico 80 kW (109 cv) e binário máximo de 265 Nm
Potência total do sistema 292 cv e binário máximo de 420 Nm
Autonomia elétrica 62-67 km 56-58 km
Consumo combinado 1,8-1,7 l/100 km 2,1-2,0 l/100 km
Consumo energia 14,8-13,7 kWh/100 km 16,4-15,9 kWh/100 km
Emissões de CO2 (Euro 6d) 42-39 g/km 49-46 g/km

Touring

530e Touring 530e xDrive Touring
Motor térmico 2.0 de 184 cv de potência e binário máximo de 300 Nm
Motor elétrico 80 kW (109 cv) e binário máximo de 265 Nm
Potência total do sistema 292 cv e binário máximo de 420 Nm
Autonomia elétrica 58-62 km 53-56 km
Consumo combinado 2,1-1,9 l/100 km 2,3-2,1 l/100 km
Consumo energia 15,9-14,9 kWh/100 km 16,9-15,9 kWh/100 km
Emissões de CO2 (Euro 6d) 47-43 g/km 52-49 g/km

 

A partir de novembro, a BMW vai propor o 545e xDrive Sedan:

545e xDrive Sedan
Motor térmico 3.0 de 286 cv de potência e binário máximo de 450 Nm
Motor elétrico 80 kW (109 cv) e binário máximo de 265 Nm
Potência total do sistema 394 cv e binárimo máximo de 600 Nm
Autonomia elétrica 54-57 km
Consumo combinado 2,4-2,1 l/100 km
Consumo energia 16,3-15,3 kWh/100 km
Emissões de CO2 (Euro 6d) 54-49 g/km

 

A mais recente geração da tecnologia eDrive é standard para todos os PHEV da marca e todas as versões serão equipadas com a transmissão automática Steptronic de oito velocidades.

Subtis alterações

A grelha frontal, mais alta e mais larga, está equipada agora com faróis LED e destaque para o novo pára-choques dianteiro. Este novo pára-choques aumentou o comprimento do sedan em 27 mm e da versão touring em 21 mm.

Embora tenha sido alterado, o interior do novo Série 5 regista discretas alterações no painel de instrumentos totalmente digital de 10,25 polegadas (12,3 polegadas é opcional).

Gasolina e diesel

Embora a eletrificação seja a tendência dos fabricantes, as soluções a gasolina e a gasóleo continuam a fazer parte do seu leque de escolhas, e a BMW não fugiu à regra, propondo as seguintes motorizações para o novo Série 5:

Gasolina

520i Sedan

  • Motor 2.0 de quatro cilindros com tecnologia mild-hybrid
  • 184 cv disponíveis entre as 5.000 e as 6.500 rpm
  • Binário máximo de 290 Nm entre as 1.350 e as 4.250 rpm
  • Consumo combinado de 5,5-5,3 l/100 km
  • Emissões de CO2 entre os 125 e os 120 g/km

520i Touring

  • Motor 2.0 de quatro cilindros com tecnologia mild-hybrid
  • 184 cv disponíveis entre as 5.000 e as 6.500 rpm
  • Binário máximo de 290 Nm entre as 1.350 e as 4.250 rpm
  • Consumo combinado de 5,7-5,5 l/100 km
  • Emissões de CO2 entre os 131 e os 126 g/km

530i Sedan (530i xDrive Sedan)

  • Motor 2.0 de quatro cilindros com tecnologia mild-hybrid
  • 252 cv disponíveis entre as 5.200 e as 6.500 rpm
  • Binário máximo de 350 Nm entre as 1.450 e as 4.800 rpm
  • Consumo combinado de 5,5-5,3 l/100 km (6,1-5,9 l/100 km)
  • Emissões de CO2 entre os 126 e os 121 g/km (140-135 g/km)

530i Touring (530i xDrive Touring)

  • Motor 2.0 de quatro cilindros com tecnologia mild-hybrid
  • 252 cv disponíveis entre as 5.200 e as 6.500 rpm
  • Binário máximo de 350 Nm entre as 1.450 e as 4.800 rpm
  • Consumo combinado de 5,8-5,6 l/100 km (6,4-6,2 l/100 km)
  • Emissões de CO2 entre os 133 e os 127 g/km (147-142 g/km)

540i Sedan (540i xDrive Sedan)

  • Motor 3.0 de seis cilindros com tecnologia mild-hybrid
  • 333 cv disponíveis entre as 5.500 e as 6.250 rpm
  • Binário máximo de 450 Nm entre as 1.600 e as 4.800 rpm
  • Consumo combinado de 6,5-6,3 l/100 km (6,8-6,6 l/100 km)
  • Emissões de CO2 entre os 149 e os 144 g/km (156-152 g/km)

540i xDrive Touring

  • Motor 3.0 de seis cilindros com tecnologia mild-hybrid
  • 333 cv disponíveis entre as 5.500 e as 6.250 rpm
  • Binário máximo de 450 Nm entre as 1.600 e as 4.800 rpm
  • Consumo combinado de 7,1-7,0 l/100 km
  • Emissões de CO2 entre os 164 e os 159 g/km

Há ainda a versão V8 que equipa o M550i xDrive Sedan, um veículo de características nitidamente mais desportivas.

Diesel

520d Sedan (520d xDrive Sedan)

  • Motor 2.0 de quatro cilindros com tecnologia mild-hybrid
  • 190 cv disponíveis às 4.000 rpm
  • Binário máximo de 400 Nm entre as 1.750 e as 2.500 rpm
  • Consumo combinado de 4,3-4,1 l/100 km (4,5-4,3 l/100 km)
  • Emissões de CO2 entre os 112 e os 108 g/km (118-114 g/km)

520d Touring (520d xDrive Touring)

  • Motor 2.0 de quatro cilindros com tecnologia mild-hybrid
  • 190 cv disponíveis às 4.000 rpm
  • Binário máximo de 400 Nm entre as 1.750 e as 2.500 rpm
  • Consumo combinado de 4,5-4,3 l/100 km (4,7-4,6 l/100 km)
  • Emissões de CO2 entre os 119 e os 113 g/km (124-120 g/km)

530d Sedan (530d xDrive Sedan)

  • Motor 3.0 de seis cilindros com tecnologia mild-hybrid
  • 286 cv disponíveis às 4.000 rpm
  • Binário máximo de 650 Nm entre as 1.500 e as 2.500 rpm
  • Consumo combinado de 4,6-4,5 l/100 km (5,0-4,8 l/100 km)
  • Emissões de CO2 entre os 122 e os 118 g/km (131-125 g/km)

530d Touring (530d xDrive Touring)

  • Motor 3.0 de seis cilindros com tecnologia mild-hybrid
  • 286 cv disponíveis às 4.000 rpm
  • Binário máximo de 650 Nm entre as 1.500 e as 2.500 rpm
  • Consumo combinado de 4,9-4,7 l/100 km (5,2-5,1 l/100 km)
  • Emissões de CO2 entre os 128 e os 123 g/km (137-133 g/km)

540d xDrive Sedan

  • Motor 3.0 de seis cilindros com tecnologia mild-hybrid
  • 340 cv disponíveis às 4.400 rpm
  • Binário máximo de 700 Nm entre as 1.750 e as 2.250 rpm
  • Consumo combinado de 5,1-5,0 l/100 km
  • Emissões de CO2 entre os 135 e os 131 g/km

540d xDrive Touring

  • Motor 3.0 de seis cilindros com tecnologia mild-hybrid
  • 340 cv disponíveis às 4.400 rpm
  • Binário máximo de 700 Nm entre as 1.750 e as 2.250 rpm
  • Consumo combinado de 5,4-5,3 l/100 km
  • Emissões de CO2 entre os 142 e os 138 g/km

A atual geração do Série 5 será produzida exclusivamente na fábrica alemã da marca na Baviera e em Graz, Áustria.

Confira os Preços de Venda ao Público recomendados:

Modelo PVP (em euros)
530e Auto 65.400.00
520d Auto 48V 59.800.00
530d Auto 48V 72.900.00
530d xDrive Auto 48V 76.400.00
540d xDrive Auto 48V 89.950.00
520d Auto 48V 62.600.00
530d Auto 48V 75.800.00
530d xDrive Auto 48V 79.200.00
540d xDrive Auto 48V 92.750.00