Algumas das versões do novo BMW Série 5 chegam ao mercado em julho. O novo Série 5 traz consigo novidades no design exterior, interior e no dinamismo e eficiência de condução, através da adoção de sistemas eletrificados.
Tanto o novo Série 5 Sedan como o Série 5 Touring serão equipados com um sistema híbrido plug-in. Já o sistema mild-hybrid de 48V será adotado em todas as versões com motores térmicos de quatro ou seis cilindros.
A marca premium reforça assim o compromisso com a eletrificação, dotando uma das suas bandeiras (mais de 600 mil unidades da última geração vendidas em todo o mundo) com sistemas eletrificados.
O BMW 520d Touring venceu o Prémio Fleet Magazine 2018 de Viatura do Ano acima de 35 mil euros
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Tecnologia mild-hybrid
Inicialmente introduzida nos modelos 520d e 520d xDrive no final de 2019, este sistema inclui um motor-gerador de 48V e uma segunda bateria, que permite gerir e armazenar a energia resultante do processo de travagem. No entanto, esta energia armazenada não é complemento apenas do sistema elétrico do carro, mas é direcionada também para o motor, funcionando como um “aditivo” – 11 cv extra gerados para respostas mais prontas ao pisar do acelerador.
Será adotado em todas as variantes a gasolina e gasóleo do novo BMW Série 5 equipados com motores de quatro e seis cilindros.
Híbridos plug-in
Inicialmente, a BMW prevê a instalação deste sistema nos seguintes modelos do novo Série 5:
Sedan
530e Sedan | 530e xDrive Sedan | |
Motor térmico | 2.0 de 184 cv de potência e binário máximo de 300 Nm | |
Motor elétrico | 80 kW (109 cv) e binário máximo de 265 Nm | |
Potência total do sistema | 292 cv e binário máximo de 420 Nm | |
Autonomia elétrica | 62-67 km | 56-58 km |
Consumo combinado | 1,8-1,7 l/100 km | 2,1-2,0 l/100 km |
Consumo energia | 14,8-13,7 kWh/100 km | 16,4-15,9 kWh/100 km |
Emissões de CO2 (Euro 6d) | 42-39 g/km | 49-46 g/km |
Touring
530e Touring | 530e xDrive Touring | |
Motor térmico | 2.0 de 184 cv de potência e binário máximo de 300 Nm | |
Motor elétrico | 80 kW (109 cv) e binário máximo de 265 Nm | |
Potência total do sistema | 292 cv e binário máximo de 420 Nm | |
Autonomia elétrica | 58-62 km | 53-56 km |
Consumo combinado | 2,1-1,9 l/100 km | 2,3-2,1 l/100 km |
Consumo energia | 15,9-14,9 kWh/100 km | 16,9-15,9 kWh/100 km |
Emissões de CO2 (Euro 6d) | 47-43 g/km | 52-49 g/km |
A partir de novembro, a BMW vai propor o 545e xDrive Sedan:
545e xDrive Sedan | |
Motor térmico | 3.0 de 286 cv de potência e binário máximo de 450 Nm |
Motor elétrico | 80 kW (109 cv) e binário máximo de 265 Nm |
Potência total do sistema | 394 cv e binárimo máximo de 600 Nm |
Autonomia elétrica | 54-57 km |
Consumo combinado | 2,4-2,1 l/100 km |
Consumo energia | 16,3-15,3 kWh/100 km |
Emissões de CO2 (Euro 6d) | 54-49 g/km |
A mais recente geração da tecnologia eDrive é standard para todos os PHEV da marca e todas as versões serão equipadas com a transmissão automática Steptronic de oito velocidades.
Subtis alterações
A grelha frontal, mais alta e mais larga, está equipada agora com faróis LED e destaque para o novo pára-choques dianteiro. Este novo pára-choques aumentou o comprimento do sedan em 27 mm e da versão touring em 21 mm.
Embora tenha sido alterado, o interior do novo Série 5 regista discretas alterações no painel de instrumentos totalmente digital de 10,25 polegadas (12,3 polegadas é opcional).
Gasolina e diesel
Embora a eletrificação seja a tendência dos fabricantes, as soluções a gasolina e a gasóleo continuam a fazer parte do seu leque de escolhas, e a BMW não fugiu à regra, propondo as seguintes motorizações para o novo Série 5:
Gasolina
520i Sedan
- Motor 2.0 de quatro cilindros com tecnologia mild-hybrid
- 184 cv disponíveis entre as 5.000 e as 6.500 rpm
- Binário máximo de 290 Nm entre as 1.350 e as 4.250 rpm
- Consumo combinado de 5,5-5,3 l/100 km
- Emissões de CO2 entre os 125 e os 120 g/km
520i Touring
- Motor 2.0 de quatro cilindros com tecnologia mild-hybrid
- 184 cv disponíveis entre as 5.000 e as 6.500 rpm
- Binário máximo de 290 Nm entre as 1.350 e as 4.250 rpm
- Consumo combinado de 5,7-5,5 l/100 km
- Emissões de CO2 entre os 131 e os 126 g/km
530i Sedan (530i xDrive Sedan)
- Motor 2.0 de quatro cilindros com tecnologia mild-hybrid
- 252 cv disponíveis entre as 5.200 e as 6.500 rpm
- Binário máximo de 350 Nm entre as 1.450 e as 4.800 rpm
- Consumo combinado de 5,5-5,3 l/100 km (6,1-5,9 l/100 km)
- Emissões de CO2 entre os 126 e os 121 g/km (140-135 g/km)
530i Touring (530i xDrive Touring)
- Motor 2.0 de quatro cilindros com tecnologia mild-hybrid
- 252 cv disponíveis entre as 5.200 e as 6.500 rpm
- Binário máximo de 350 Nm entre as 1.450 e as 4.800 rpm
- Consumo combinado de 5,8-5,6 l/100 km (6,4-6,2 l/100 km)
- Emissões de CO2 entre os 133 e os 127 g/km (147-142 g/km)
540i Sedan (540i xDrive Sedan)
- Motor 3.0 de seis cilindros com tecnologia mild-hybrid
- 333 cv disponíveis entre as 5.500 e as 6.250 rpm
- Binário máximo de 450 Nm entre as 1.600 e as 4.800 rpm
- Consumo combinado de 6,5-6,3 l/100 km (6,8-6,6 l/100 km)
- Emissões de CO2 entre os 149 e os 144 g/km (156-152 g/km)
540i xDrive Touring
- Motor 3.0 de seis cilindros com tecnologia mild-hybrid
- 333 cv disponíveis entre as 5.500 e as 6.250 rpm
- Binário máximo de 450 Nm entre as 1.600 e as 4.800 rpm
- Consumo combinado de 7,1-7,0 l/100 km
- Emissões de CO2 entre os 164 e os 159 g/km
Há ainda a versão V8 que equipa o M550i xDrive Sedan, um veículo de características nitidamente mais desportivas.
Diesel
520d Sedan (520d xDrive Sedan)
- Motor 2.0 de quatro cilindros com tecnologia mild-hybrid
- 190 cv disponíveis às 4.000 rpm
- Binário máximo de 400 Nm entre as 1.750 e as 2.500 rpm
- Consumo combinado de 4,3-4,1 l/100 km (4,5-4,3 l/100 km)
- Emissões de CO2 entre os 112 e os 108 g/km (118-114 g/km)
520d Touring (520d xDrive Touring)
- Motor 2.0 de quatro cilindros com tecnologia mild-hybrid
- 190 cv disponíveis às 4.000 rpm
- Binário máximo de 400 Nm entre as 1.750 e as 2.500 rpm
- Consumo combinado de 4,5-4,3 l/100 km (4,7-4,6 l/100 km)
- Emissões de CO2 entre os 119 e os 113 g/km (124-120 g/km)
530d Sedan (530d xDrive Sedan)
- Motor 3.0 de seis cilindros com tecnologia mild-hybrid
- 286 cv disponíveis às 4.000 rpm
- Binário máximo de 650 Nm entre as 1.500 e as 2.500 rpm
- Consumo combinado de 4,6-4,5 l/100 km (5,0-4,8 l/100 km)
- Emissões de CO2 entre os 122 e os 118 g/km (131-125 g/km)
530d Touring (530d xDrive Touring)
- Motor 3.0 de seis cilindros com tecnologia mild-hybrid
- 286 cv disponíveis às 4.000 rpm
- Binário máximo de 650 Nm entre as 1.500 e as 2.500 rpm
- Consumo combinado de 4,9-4,7 l/100 km (5,2-5,1 l/100 km)
- Emissões de CO2 entre os 128 e os 123 g/km (137-133 g/km)
540d xDrive Sedan
- Motor 3.0 de seis cilindros com tecnologia mild-hybrid
- 340 cv disponíveis às 4.400 rpm
- Binário máximo de 700 Nm entre as 1.750 e as 2.250 rpm
- Consumo combinado de 5,1-5,0 l/100 km
- Emissões de CO2 entre os 135 e os 131 g/km
540d xDrive Touring
- Motor 3.0 de seis cilindros com tecnologia mild-hybrid
- 340 cv disponíveis às 4.400 rpm
- Binário máximo de 700 Nm entre as 1.750 e as 2.250 rpm
- Consumo combinado de 5,4-5,3 l/100 km
- Emissões de CO2 entre os 142 e os 138 g/km
A atual geração do Série 5 será produzida exclusivamente na fábrica alemã da marca na Baviera e em Graz, Áustria.
Confira os Preços de Venda ao Público recomendados:
Modelo | PVP (em euros) |
530e Auto | 65.400.00 |
520d Auto 48V | 59.800.00 |
530d Auto 48V | 72.900.00 |
530d xDrive Auto 48V | 76.400.00 |
540d xDrive Auto 48V | 89.950.00 |
520d Auto 48V | 62.600.00 |
530d Auto 48V | 75.800.00 |
530d xDrive Auto 48V | 79.200.00 |
540d xDrive Auto 48V | 92.750.00 |