O novo C4 traz consigo uma versão 100% elétrica (o ë-C4 – 100% ëlectric) e perfila-se como a nova aposta da Citroën no segmento das berlinas – um mercado que registou vendas de cerca de 1.7 milhões de unidades no ano passado, só na Europa (11% das vendas totais de veículos de passageiros).
A berlina compacta de nova geração da Citroën representa um novo desafio e conceito para a marca – o C4, seja nas suas motorizações a combustão ou elétrica, quer responder às exigências do mercado com um novo conceito que vem “agitar as águas no seu segmento”.
Segundo Vincent Cobée, diretor-geral da Citroën, o novo C4 vem estabelecer-se no coração do segmento das berlinas compactas com uma postura elevada e personalidade forte. A marca destaca a nova expressão de estilo do C4, que está “mais forte, musculado e dinâmico”.
Também as rodas, de grandes dimensões, e as formas, conferem-lhe um caráter mais robusto do que a anterior geração, quase a evocar um estilo SUV. A atitude “pronta a arrancar” e a postura assumidamente elevada vêm, segundo a Citroën, “redefinir as regras” no seio do segmento das berlinas compactas.
O volume de bagageira é de 380 litros, sendo que, no caso de rebater os bancos, o utilizador fica com 1.250 litros de capacidade de carga. O portão traseiro largo foi otimizado pra operações de carregamento.
Já no interior destacam-se as características mais modernas do novo C4, que através do programa Citroën Advanced Comfort® permitem ao condutor encontrar diversos espaços de arrumação, materiais acolhedores e um otimizado nível de conforto.
Uma das novidades é o Smart Pad Support Citroën™ (exclusivo da Citroën). Um sistema de suporte retrátil, sólido e diretamente integrado no tablier, que permite fixar um tablet através de duas capas dedicadas para Apple iPad Air 2 e Samsung Tab A 10,5’’, ou uma capa universal para outros modelos.
Conteúdo deste artigo
Motorizações
Os novos C4 e ë-C4 – 100% ëlectric dispõem da seguinte gama de motorizações para o mercado europeu:
- ë-C4 – 100% ëlectric – 100 kW e bateria de 50 kWh
- C4 – quatro motorizações a gasolina Euro 6d: PureTech 100 S&S CVM6, PureTech 130 S&S CVM6, PureTech 130 S&S EAT8, PureTech 155 S&S EAT8; duas motorizações diesel Euro 6d: BlueHDi 110 S&S CVM6 e BlueHDi 130 S&S EAT8
Eletrificado
O novo ë-C4 – 100% ëlectric representa o quinto capítulo da ofensiva elétrica da Citroën. Com um motor elétrico de 100 kW (136 cv), uma bateria de iões de lítio de 50 kWh de capacidade e uma autonomia prevista de 350 km (em ciclo WLTP), o C4 elétrico consegue um binário imediatamente disponível de 260 Nm.
A bateria está coberta por uma garantia de oito anos ou 160 mil km para 70% da sua capacidade de carregamento.
https://fleetmagazine.pt/2020/02/07/c5-aircross-hybrid-da-citroen-ja-esta-disponivel-para-encomenda/
Este 100% elétrico faz parte da aposta da marca em providenciar os seus clientes com soluções capazes de aceder a zonas urbanas com restrições à circulação. Exemplo disso é o recentemente apresentado Ami.
Utilizando a função Brake, é possível aumentar a desaceleração do veículo sem tocar no pedal de travão. Este sistema de recuperação de energia disponível nas fases de travagem e desaceleração carrega parcialmente a bateria e aumenta a autonomia.
Disponível ao condutor está a possibilidade de escolha entre três modos de condução (Eco, Normal ou Sport), que atuam em vários parâmetros de forma a alcançar melhores desempenhos.
Carregar o ë-C4 – 100% ëlectric
- Modo 4: com recurso a um carregador de 100 kW (DC), a bateria carrega a um ritmo de 10 km/minuto, permitindo a carga de 80% da bateria em 30 minutos
- Modo 3: com uma Wall Box de 32 A, são precisas sete horas e meia, com recurso a corrente monofásica. Já com corrente trifásica (carregador opcional de 11 kW), o tempo é reduzido para cinco horas
- Modo 2: numa tomada de 16 A do tipo Green’up™ Legrand, a bateria carrega em 15 horas. Já numa tomada doméstica standard, são precisas 24 horas para uma carga total
A Citroën disponibiliza uma solução “one stop shop” para instalação de uma Wall Box no domicílio do condutor.
Através da app My Citroën, o condutor pode programar carregamentos e beneficiar de tarifas mais vantajosas (horários de pico).
https://fleetmagazine.pt/2020/02/11/citroen-apresenta-o-novo-c3-que-chega-a-portugal-em-junho/
Ajudas à condução
São vinte as tecnologias de última geração que a Citroën utilizou para equipar os C4 e ë-C4 – 100% ëlectric. A saber:
- Active Safety Brake
- Alerta de Risco de Colisão e Pós-Colisão Safety Brake
- Sistema de Vigilância de Ângulo Morto
- Alerta Ativo de Transposição Involuntária de Faixa
- Regulador de Velocidade Adaptativo com Função Stop & Go
- Highway Driver Assist
- Coffee Break Alert
- Alerta de Atenção ao Condutor
- Reconhecimento Alargado dos Painéis e das Recomendações de Velocidade
- Comutação Automática das Luzes de Circulação
- Acesso e Arranque Mãos Livres Proximity
- Head-up Display a cores
- Travão de Estacionamento Elétrico
- Ajuda ao Estacionamento Lateral
- Câmara de Marcha-Atrás com Top Rear Vision
- Vision 360
- Park Assist
- Ajuda ao Arranque em Subida
- Iluminação Estática nos Cruzamentos
- Controlo de Estabilidade de Atrelado
Ainda no campo das tecnologias presentes no novo C4, destaque para as seis tecnologias de conectividade para uma total continuidade entre o universo digital do cliente e o carro.
- Touchscreen de 10’’
- Recarga sem fios para Smartphones
- ConnectedCAM Citroën®
- Connect Assist
- Connect Nav
- Connect Play
A marca espera que o novo C4 chegue a Portugal no final do ano.