A DS Automobiles apresentou o novo DS 9, uma berlina assente na motorização E-TENSE Plug-in Hybrid.

À semelhança do que fez com o DS 3 Crossback e DS 7 Crossback, a DS introduz em mais um modelo uma solução motorizada que permite uma condução 100% elétrica, para corresponder aos desafios zero emissões que muitas cidades europeias começam a implementar.

O topo de gama da marca tem 4,93 metros de comprimento, 1,85 metros de largura e assenta na nova declinação da arquitetura EMP2 (Efficient Modular Platform 2), com uma maior distância entre eixos.

DS 9

Híbrido e não só

O novo DS 9 será composto por um motor a gasolina PureTech turbo e um motor elétrico (80 kW de potência e um binário de 320 Nm), que debitam, em conjunto, uma potência combinada de 225 cv.

Em modo zero emissões, fazendo pleno e único uso da bateria de 11,9 kWh de capacidade, o novo DS 9 tem uma autonomia prevista entre os 40 e os 50 km (em ciclo WLTP) e uma velocidade máxima de até 135 km/h.

A DS avança que, num futuro próximo, disponibilizará mais dois propulsores E-TENSE: um com 250 cv e maior autonomia e outro com 360 cv e tração integral inteligente.

Além destes, a DS prevê o lançamento de uma versão a gasolina PureTech de 225 cv.

DS 9

Modos de Condução

O DS 9 arranca sempre em modo Electric.

O modo Hybrid gere automaticamente os diferentes tipos de energia aplicados na condução: 100% elétrica, 100% a gasolina ou combinação de ambos, se as condições de condução assim o determinarem.

O modo E-TENSE Sport faz uso das potências combinadas de ambos os motores (térmico e elétrico) e ajusta o mapeamento do pedal do acelerador, caixa de velocidades, direção e suspensão pilotada.

Com a função “B” do seletor da caixa de velocidades ativada, o DS 9 recupera energia que seria perdida na desaceleração ou travagem e recarrega a bateria. Além disso, é utilizada neste momento uma função de travagem evoluída.

Quanto à função E-Save, que permite reservar níveis de energia na bateria para a entrada em zonas urbanas de Zero Emissões.

Para carregamento, a DS disponibiliza um carregador de bordo de 7,4 kW que permite a carga da bateria em uma hora e meia (em postos de carregamento domésticos ou públicos).

Equipamento e segurança

Visto tratar-se de uma berlina topo de gama de uma marca premium, o DS 9 apresenta uma série de equipamentos de segurança e conforto, com destaque para o novo DS ACTIVE SCAN SUSPENSION, que utiliza uma câmara de leitura da estrada, sensores de nível, acelerómetros e sensores para registar todos os movimentos e preparar o amortecimento de cada roda em função das condições da estrada.

DS 9

Além deste, das tecnologias que contribuem para o conforto e segurança a bordo do DS 9, destaque para:

  • DS DRIVE ASSIST. Condução semiautónoma de Nível 2. A velocidade é controlada pelo sistema tendo em conta o ambiente exterior e os vários sensores instalados posicionam o DS 9 na faixa, de acordo com as intenções do condutor no controlo da direção (é utilizável até aos 180 km/h)
  • DS PARK PILOT. Ao passar por um lugar de estacionamento (até 30 km/h), o sistema deteta o espaço. Basta ao condutor indicar que pretende estacionar, manter o botão Park pressionado, e aguardar. O DS 9 estaciona paralelamente ou em espinha. Para que este movimento seja interrompido, basta ao condutor libertar o botão
  • DS NIGHT VISION. Mesmo durante a noite, a câmara de infravermelhos na grelha frontal deteta peões, ciclistas e animais na estrada, até 100 metros à frente da viatura, o que permite uma melhor resposta por parte do condutor depois de avaliado o perigo – exibido no painel de instrumentos digital
  • DS DRIVER ATTENTION MONITORING. Duas outras câmaras de infravermelhos, uma instalada acima do volante, outra na zona superior do para-brisas, validam o estado dos olhos do condutor em busca de sinais de fadiga (piscar de olhos) e dos seus movimentos de cabeça. O sistema identifica perdas de atenção, detetando comportamentos do condutor que se desviem da norma e ativa automaticamente alertas sonoros e visuais no ecrã central
  • DS ACTIVE LED VISION. Adaptável em largura e alcance às condições de condução e à velocidade, este sistema permite cinco modos diferentes de iluminação ativados automaticamente: Parking, Town Beam (a largura do feixe aumenta após cinco segundos de condução), Country Beam (foca para a frente a partir dos 50 km/h), Motorway Beam (aumenta o alcance a partir dos 110 km/h) e Adverse Weather (aumenta a potência dos módulos e reduz a intensidade dos projetores principais). Ainda neste sistema estão disponíveis as funções Faróis Direcionais e High Beam (comutação automática entre máximos e médios)
  • DS SMART ACCESS. O utilizador prescinde da chave e pode aceder ao DS 9 através de um smartphone. É possível ligar o motor mesmo à distância e partilhar o DS SMART ACCESS com mais cinco pessoas. Também possível a quem tenha a app MyDS a abertura de portas do carro partilhado