A Fiat apresentou o novo 500 – a terceira geração de um citadino com 63 anos de história chega agora numa versão 100% elétrica.

Com uma bateria de iões de lítio de 42 kWh de capacidade, o novo Fiat 500 tem uma autonomia anunciada, em ciclo WLTP, de até 320 km. A terceira geração do Fiat 500 tem assim 87 kW de potência e uma velocidade máxima limitada a 150 km/h.

O novo Fiat 500 vem equipado com um sistema de carregamento de 85 kW para cargas rápidas. Em 5 minutos, diz a Fiat, o utilizador consegue reservar carga para uma viagem de 50 km. Com este carregador rápido, é possível carregar a bateria a 80% em 35 minutos. Uma tomada Combo 2 localizada no painel traseiro do 500 fornece energia ao carregador rápido quer em corrente AC quer em corrente DC.

Além disso, a edição de lançamento do novo Fiat 500 inclui um sistema de carregamento Easy Wallbox, que pode ser ligado a uma tomada de casa normal. Trata-se de uma solução “plug-and-charge” de fácil instalação, desenvolvida pela ENGIE Eps em exclusivo para as viaturas elétricas do FCA Group.

novo Fiat 500

O condutor do novo Fiat 500 pode gerir a Easy Wallbox via Bluetooth – estabiliza o carregamento de energia e coloca o 500 à carga com uma potência até 3 kW.

A potência da Easy Wallbox pode ser otimizada até 7,4 kW, para cargas mais rápidas, e vem fornecida com cabo de Modo 3 para carregamento na rede pública.

Modos de Condução

O novo Fiat 500 tem três modos de condução:

  • Normal. A Fiat diz que este é o modo mais parecido com a condução de um carro com motor de combustão interna.
  • Range. Dando uso à regeneração de energia, com a função “one-pedal-drive” ativada, o Fiat 500 torna-se num citadino que pode ser conduzido recorrendo (praticamente) apenas ao pedal do acelerador. Quando se liberta o pedal da direita, o carro desacelera. Embora se trate de uma solução prática para a condução em cidade, o uso desta função não exclui a utilização do pedal de travão para imobilização total.
  • Sherpa. Este modo atua sobre os mais variados componentes do novo Fiat 500 para reduzir o consumo de energia ao mínimo, assegurando uma chegada ao destino definido no sistema de navegação, ou até mesmo à próxima estação de carregamento. São ajustados parâmetros como a velocidade máxima (limitada a 80 km/h), a resposta do acelerador, a desativação do sistema de AC e do aquecimento dos bancos (podendo ser ativados pelo condutor a qualquer altura).

Autónomo

A Fiat diz que o novo 500 é o primeiro carro do seu segmento a oferecer condução autónoma de nível 2.

O novo 500 possui uma câmara dianteira com tecnologia de monitorização que supervisiona todas as áreas do carro, quer em sentido longitudinal quer em sentido lateral.

Além disso, possui Cruise Control Adaptativo inteligente (iACC) que trava ou acelera em função de qualquer obstáculo com que o veículo se depare: veículos, ciclistas ou peões.

A Assistência à Manutenção no Centro da Faixa é outra das funções que permite uma navegação urbana otimizada, mantendo o 500 no centro da faixa de rodagem quando as marcações da estrada estão corretamente identificadas – à semelhança de segmentos superiores.

A Assistência Inteligente de Velocidade reconhece os limites de velocidade na zona e recomenda a sua aplicação, enquanto que a Monitorização Urbana de Ângulos Mortos recorre a sensores de ultrassons para verificar todos os ângulos mortos e alertar para a presença de obstáculos – aviso esse que é visível numa pequena luz de aviso triangular no retrovisor exterior.

Veja o vídeo de apresentação do novo Fiat 500 elétrico