O novo SUV Ford Kuga chega ao mercado no final do primeiro trimestre de 2020 e estará disponível nas versões gasolina EcoBoost (1.5 litros), diesel EcoBlue (1.5 e 2.0 litros), EcoBlue Mild-Hybrid, Hybrid e PHEV.
Com um design distintivo, assentando na nova arquitetura global C2 da Ford, o novo Kuga sofreu uma redução de até 90 kg no peso total e adotou uma silhueta mais fluida. Resultado? Um visual mais enérgico, ágil e eficaz.
A nova arquitetura do Kuga foi concebida para melhorar o comportamento em caso de colisão, oferecendo mais 10% de rigidez torsional, o que se traduz num aumento da dinâmica de condução.
Diz a Ford que este é o Kuga mais eficiente, confortável e gratificante de sempre
“O novo Kuga é, até agora, o nosso melhor exemplo da nossa abordagem de design centrada no ser humano”, diz Stuart Rowley, presidente da Ford Europa.
A nova geração do Kuga vem com um capô mais longo, uma maior inclinação do pára-brisas para trás e uma linha de tejadilho mais baixa, o que se traduz numa aparência mais enérgica, ágil e competente.
A gama Kuga
A gama do novo Kuga inclui assim as versões Titanium, ST-Line e Vignale e visa uma aproximação mais abrangente aos diferentes tipos de clientes SUV europeus.
Kuga Titanium
De estilo contemporâneo, o Kuga Titanium oferece aos clientes europeus um grau de equipamento e qualidade elevados.
Entre os elementos que o caracterizam, destaque para a proteção inferior dianteira desportiva, o difusor traseiro, as capas dos espelhos, os frisos laterais e puxadores das portas na cor da carroçaria, as luzes diurnas em LED e as jantes de liga leve de 17 polegadas de série (19 polegadas como opção).
Kuga Vignale
O Vignale inclui acabamentos em alumínio acetinado nas barras de tejadilho, pára-choques e proteções exteriores, design exclusivo nos para-choques dianteiro e traseiro.
Além destes elementos distintivos, o Kuga Vignale possui uma dianteira com assinatura Vignale em cromado e dupla saída de escape. As jantes de 18 polegadas de série (19 ou 20 polegadas como opção) e os bancos em couro Windsor, além do volante, também ele revestido a couro e com aquecimento, são características de requinte só presentes no luxuoso Vignale.
Kuga ST-Line
Inspirado nos modelos Ford Performance, o ST-Line inclui pára-choques e saias laterais na cor da carroçaria, spoiler traseiro de grandes dimensões, jantes de liga leve de 18 polegadas (19 polegadas como opção) e dupla saída de escape desportivo.
Já no habitáculo do ST-Line, destaque para os bancos com design exclusivo ST-Line, com costuras de contraste a vemelho, pedais em alumínio, volante plano em baixo e tapetes e embaladeiras ST-Line, numa clara orientação para a performance.
“Os clientes do Kuga expressaram que estavam prontos para ver um design mais emocional, e o nosso novo Kuga é uma escultura habilmente articulada”, diz Amko Leenarts, diretor de Design da Ford Europa.
Diversidade de propulsão
Plug-in Hybrid
O novo Kuga Plug-in Hybrid possui um motor a gasolina de 2.5 litros e 4 cilindros, um motor elétrico e uma bateria de 14,4 kWh. A potência máxima combinada do Kuga Plug-in Hybrid é de 225 cv.
A autonomia do Kuga Plug-in Hybrid ascende aos 50 km, com consumos médios desde 1,2 l/100 km e emissões de CO2 de 29 g/km.
A bateria desta versão do Kuga pode ser carregada utilizando uma ficha integrada no pára-choques dianteiro. A mesma bateria também pode ser carregada em andamento e de forma automática, recorrendo à tecnologia de carga regenerativa, que recupera a energia cinética perdida durante as travagens.
O tempo de carga previsto da bateria, através de um ponto externo de 230 volts, é de aproximadamente 4 horas.
Aos condutores do Kuga Plug-in Hybrid é possível a escolha de como e quando utilizar a energia da bateria, recorrendo para isso aos modos EV Auto, EV Now, EV Later e EV Charge. Quando a bateria atinge o estado de carga mais baixo, o sistema muda automaticamente para o modo EV Auto, complementando a potência do motor a gasolina com a assistência do motor elétrico.
EcoBlue Hybrid
O novo Kuga EcoBlue Hybrid possui um motor diesel EcoBlue 2.0 litros de 150 cv.
A tecnologia mild-hybrid do novo Ford Kuga possui um sistema integrado de motor de arranque/gerador comandado por correia (BISG: Belt-driven Integrated Starter/Generator), também presente no 1.0 litros que equipa o Puma, que substitui o alternador e permite recuperação e armazenamento de energia durante as desacelerações, ao mesmo tempo que carrega o pack de baterias de 48 volts de iões de lítio.
O BISG funciona, além disso, como um motor, na medida em que utiliza a energia armazenada para fornecer assistência elétrica de binário ao motor térmico em condições normais de condução e aceleração.
Os consumos deste mild-hybrid registam-se desde os 5,0 l/100 km e as emissões de CO2 começam nos 132 g/km.
Kuga Hybrid
O propulsor auto-suficiente (auto-carregamento) 100% híbrido permite uma condução do novo Ford Kuga puramente elétrica.
O Kuga Hybrid combina um motor a gasolina de 2.5 litros, motor elétrico, gerador, bateria de iões de lítio e uma transmissão automática de distribuição de potência.
Esta versão estará disponível, em meados de 2020, com tração dianteira e Tração Integral Inteligente Ford, com consumos médios de 5,6 l/100 km e emissões de CO2 de 130 g/km.
Além das propostas híbridas, o Kuga estará também disponível em duas versões diesel e uma versão a gasolina. Todas estas versões são compatíveis com as normas de controlo de emissões Euro 6.2 calculadas segundo o ciclo WLTP.
Kuga EcoBlue
O motor de 2.0 litros de 190 cv apresenta consumos desde 5,7 l/100 km e emissões de CO2 desde os 150 g/km.
O sistema de injeção de alta pressão mais reativo e silencioso garante maior precisão na distribuição do combustível.
Outra das novidades deste bloco é o sistema de redução catalítica seletiva para pós-tratamento de emissões, o que contribui para a redução das partículas NOx.
Já o motor 1.5 litros de 120 cv garante consumos previstos desde os 4,8 l/100 km e emissões de CO2 desde 127 g/km.
Kuga EcoBoost
O motor de EcoBoost de 1.5 litros está disponível em dois níveis de potência: 120 e 150 cv.
Os consumos deste bloco térmico apresentam-se desde 6,5 l/100 km e as emissões de CO2 registam-se a partir dos 149 g/km.
Uma das inovações deste bloco é o sistema Ford de desativação de cilindros, aplicado pela primeira vez num bloco de três cilindros. O que este sistema faz é desativar automaticamente um dos cilindros do motor quando não é necessário utilizar toda a cilindrada, como é o caso de descidas acentuadas ou velocidade de cruzeiro, na qual se exige pouco esforço do motor.
Caixa de velocidades
Quanto à transmissão automática Ford de oito velocidades, esta foi concebida parar otimizar ainda mais a economia de combustível. Está disponível nos motores 1.5 EcoBoost de 120 cv e 2.0 EcoBlue de 190 cv.
Uma das características desta transmissão automática é o Escalonamento Adaptativo das Passagens de Caixa, que avalia os estilos de condução do condutor para otimizar as passagens de caixa.
O Controlo de Qualidade das Passagens de Caixa avalia as informações do veículo e do ambiente e ajusta os níveis de pressão da embraiagem, o que resulta em passagens de caixa mais suaves.
“O objetivo é ajudar os clientes a encontrarem a solução ideal para o seu estilo de vida, bem como tornar mais fácil e agradável a sua transição para um estilo de vida eletrificado”
– Joerg Beyer, Diretor Executivo de Engenharia da Ford Europa
Modos de condução
Os modos de condução selecionáveis permitem ao condutor ajustar a resposta do acelerador, o peso da direção e o controlo de tração. Disponíveis estão os modos Normal, Sport e Eco.
A juntar a estes modos, dois outros modos para condução em pisos mais extremos: o modo Slippery, que oferece mais controlo em superfícies de baixa aderência (neve ou gelo) e o modo Deep Snow/Sand, que ajuda o Kuga a manter a progressão em superfícies macias e deformáveis, como areia, por exemplo.
Tecnologia a bordo do Kuga
De entre as tecnologias de assistência ao condutor do Kuga, destaque para:
- Sistema de Manutenção na Faixa com Assistente de Ângulo Morto que combina o Sistema de Informação de Ângulo Morto (BLIS) da Ford com o Sistema de Manutenção na Faixa.
- Assistente de Pré-Colisão com Deteção de Peões e Ciclistas
- Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa
- Sistema Head-up Display (HUD)
- Assistente de Estacionamento Ativo 2
- Câmaras de Visão Alargada dianteiras e traseiras
- Assistente de Manobras Evasivas
- Assistente de Manutenção de Faixa
- Alerta de Sentido Proibido
- Sistema Ford de Luzes Dianteiras Adaptativas com iluminação preditiva em curva e iluminação com base nos sinais de trânsito
Espaço e Flexibilidade
O novo Kuga é mais largo e mais comprido que o modelo anterior (44 mm e 89 mm respetivamente). Além disso, possui mais 20 mm de distância entre eixos.
Tais alterações na forma do Kuga resultam num maior espaço ao nível dos ombros (43 mm) e mais 57 mm ao nível das ancas nos lugares dianteiros.
Já para os bancos traseiros, os passageiros ganham mais 20 mm de espaço ao nível dos ombros e mais 36 mm ao nível das ancas.
O espaço ao nível da cabeça também aumentou (mais 13 mm nos lugares da frente e mais 35 mm nos lugares traseiros).