A Ford deu início à produção do novo crossover eletrificado Puma em Craiova, Roménia. Trata-se de um dos oito modelos eletrificados que a Ford espera colocar no mercado em 2019.
“As primeiras unidades do novo Ford Puma saíram da linha de produção da Ford em Craiova”
Trata-se do primeiro híbrido a ser fabricado na Roménia, resultante de um investimento de 200 milhões de euros da Ford naquela unidade fabril.
O novo crossover Ford Puma vem equipado com uma mecânica mild-hybrid de 48 volts e é assumidamente um crossover compacto de inspiração SUV.
Foi no início de 2019 que a Ford anunciou que cada um dos novos modelos de passageiros Ford incluiria, na sua gama, uma opção eletrificada – mild-hybrid, full-hybrid, Plug-in hybrid ou 100% elétrico.
A Ford espera assim ter, até ao final de 2022, mais de metade das vendas dos seus veículos de passageiros representadas por mecânicas eletrificadas.
“Não tenho dúvida de que o Puma será um enorme sucesso em toda a Europa.”
– Stuart Rowley, Presidente da Ford Europa
A grande novidade é a tecnologia EcoBoost Hybrid, que reforça assim o motor a gasolina EcoBoost de 1,0 litros com um sistema integrado motor de arranque alternador de 11,5 kW comandado por correia (BISG: Belt-Driven Integrated Starter/Generator).
O que o BISG faz é permitir a recuperação e armazenamento da energia perdida durante a travagem e desaceleração, carregando um conjunto de baterias de iões de lítio refrigeradas a ar de 48 volts.
Assim, e atuando como um motor integrado com o motor térmico de 3 cilindros, o BISG usa a energia armazenada para assistir o binário durante a condução normal e aceleração. Ao mesmo tempo auxilia e fornece energia aos acessórios elétricos do Puma.
Sistema mild-hybrid inteligente e auto-regulado
Disponível nas variantes de 125 cv e 155 cv, este sistema monitoriza continuamente a forma como o veículo está a ser utilizado, determinando assim a intensidade e os períodos de carga de bateria.
A gestão é assim feita de uma de duas formas:
- Substituição do binário: a funcionalidade de motor elétrico do BISG é acionada e fornece até 50 Nm de binário. Desta feita, a quantidade de trabalho a que é sujeito o motor a gasolina é menor, melhorando a eficiência de combustível. Esta substituição de binário permite, com base na norma WLTP, emissões CO2 desde 124 g/km e um consumo combinado de 5,4l/100 km para a versão de 125 cv. Já para a versão de 155 cv, as emissões de CO2 ficam-se nos 127 g/km e em consumos de combustível desde 5,6 l/100 km.
- Complemento do binário: aciona a funcionalidade de motor elétrico do BISG e aumenta o binário total disponível no grupo propulsor até 20 Nm acima do nível que está disponível no motor a gasolina, em carga máxima, e disponibiliza até 50% mais binário a baixo regime.
O novo Ford Puma já está disponível para encomenda na Europa.