O Golf Variant é a nova aposta da Volkswagen no segmento dos compactos. A nova carrinha da marca alemã reforça a oitava geração Golf em Portugal com uma linha de design e uma frente distintas, além da linha de cintura estilo shooting brake.

golf variant

Com mais de 1.642 litros de volume de bagageira e mais espaço interior, o novo Golf Variant será proposto em Portugal em quatro níveis de equipamento (Golf, Life, Style e R-Line) e equipado com motores a gasolina, diesel e híbridos a gasolina.

O preço de entrada do Golf Variant em Portugal será de 25.335 euros (para a versão 1.0 TSI 110 cv com caixa manual de seis velocidades).

Conteúdo deste artigo

Motorizações

Na fase de lançamento em Portugal, o novo Golf Variant será comercializado com propulsores a gasolina (TSI), diesel (TDI) e mild-hybrid (eTSI).

golf variant

Todos os blocos a gasolina e diesel estão equipados com sistemas de injeção direta com sobrealimentação. A gama de motores, cumpridora com a mais recente norma de gases de escape Euro 6d, é assim composta:

Gasolina mild-hybrid (eTSI)

  • 1.0 eTSI com 110 cv – este motor equipado com tecnologia mild-hybrid de 48 V tem um binário máximo de 200 Nm e, acoplado a uma transmissão de dupla embraiagem DSG de sete velocidades, desliga completamente o motor turbo eletricamente “carregado” (eTSI) sempre que possível, permitindo assim uma condução zero emissões. Os consumos anunciados para este bloco motorizado situam-se entre os 4,5 e os 4,3 l/100 km
  • 1.5 eTSI com 130 cv
  • 1.5 eTSI com 150 cv

Os novos motores TSI apresentam valores de consumos e emissões mais baixos, diz a VW, graças, em parte, ao “processo de combustão TSI-Miller”.

Os consumos destes blocos foram reduzidos em cerca de 10% (com base no ciclo WLTP).

Diesel

  • 2.0 TDI com 115 cv, com caixa manual de seis velocidades e binário máximo de 300 Nm, tem um consumo combinado que se situa entre os 4,0 e os 3,9 l/100 km
  • 2.0 TDI com 150 cv. Possui um binário máximo de 360 Nm e vem equipado com transmissão de dupla embraiagem DSG de sete velocidades, situando-se os consumos desta versão entre os 4,1 e os 4,0 l/100 km

Nos blocos diesel, a Volkswagen aplica uma dosagem dupla – injeção dupla de AdBlue – para reduzir significativamente as emissões de óxido de nitrogénio (NOx). Além disso, a marca garante que os novos blocos TDI registam consumos 17% menores do que os seus antecessores.

Gasolina

  • 1.0 TSI com 110 cv
  • 1.5 TSI com 130 cv
  • 1.5 TSI com 150 cv

https://fleetmagazine.pt/2020/03/26/o-novo-volkswagen-golf-chega-a-portugal-com-versoes-hibridas/

Novas linhas

O comprimento total do novo Golf Variant é de 4.633 mm, sendo a distância entre eixos maior em 66 mm relativamente ao seu antecessor (é agora de 2.686 mm). A largura é de 1.789 mm (sem espelhos retrovisores) e a altura de 1.455 mm, sem as barras de tejadilho longitudinais.

Em comparação com o Golf de quatro portas, o novo Variant tem mais 67 mm na distância entre eixos e 349 mm no comprimento total.

Diz a marca que o aumento no comprimento exterior e na distância entre eixos beneficia o interior, sendo o espaço extra especialmente percetível na parte de trás do habitáculo: o espaço máximo para as pernas aumentou de 903 para 941 mm.

A bagageira, quando carregada até à borda superior do encosto do banco traseiro, oferece 611 litros de espaço de armazenamento (mais seis litros em comparação com o Golf Variant da anterior geração). Rebatendo os bancos, o volume aumenta para 1.642 litros (mais 22 litros do que a anterior geração).

Teto solar panorâmico deslizante

Uma das novidades é o teto solar panorâmico deslizante, dividido em duas secções, com uma parte frontal que pode ser aberta, enquanto a parte superior traseira é fixa.

Interior: uma sinergia de funcionalidade e estética

Tudo é novo no interior do novo Golf Variant. As superfícies de toque digitais, sliders e displays substituem a função de teclas clássicas e indicadores analógicos, sendo ainda possível optar por um head-up display que projeta as informações mais importantes no pára-brisas.

O Digital Cockpit, de série, tem 10 polegadas. Além disso, o Golf Variant dispõe de um sistema de infotainment “Composition” de 8,25 polegadas e um volante multifunções em couro.

A marca acrescenta que todos os sistemas de rádio e navegação oferecidos para o Golf Variant pertencem à terceira geração do sistema modular de infotainment (MIB3), neste caso com a estreia do MOD 3.2.

We Connect

A marca quis tornar o veículo no ponto de acesso aos seus serviços digitais. Assim, o Golf Variant está totalmente conectado e inclui diversos serviços We Connect. Basta ao utilizador ativar o seu Volkswagen ID e passar a usufruir dos serviços online da marca.

Trata-se de um serviço que permite aceder a todas as informações importantes do veículo e oferece comodidades adicionais, como a chamada do serviço de mobilidade, o alarme antirroubo online ou a marcação de um serviço de manutenção.

Ao condutor do Golf Variant é ainda possível utilizar o seu smartphone como chave digital e abrir e pôr o carro a trabalhar sem necessidade de chaves – disponível apenas com o sistema de navegação “Discover Pro”, de série a partir da versão Life.

https://fleetmagazine.pt/2020/11/21/volkswagen-tiguan-my2020/

Galeria de imagens

Conforto e segurança

São vários os elementos pensados pela VW para aumentar o conforto na experiência de utilização do novo Golf Variant.

  • Aquecimento estacionário online, que permite ao condutor aquecer o carro em dias frios ou até mesmo a definição das horas de partida, para que o Golf Variant esteja sempre aquecido e pronto a circular
  • Comando por voz online e controlo intuitivo por voz “Olá Volkswagen”, que reage aos comandos de voz naturais
  • Travel Assist, que permite a condução com assistência a velocidades até 210 km/h, sem necessidade de intervenção de forma ativa na direção, aceleração ou travagem
  • Car2X, uma função que liga o Golf Variant ao ambiente que o rodeia. Esta função utiliza as informações fornecidas por outros veículos num raio até 800 metros, além de sinais da infraestrutura de trânsito, para alertar os condutores e transmitir esses avisos para outros modelos de Car2X
  • Cruise Control Adaptativo, que mantém a distância em relação ao veículo da frente
  • Assistente de estacionamento Park Assist. Estacionar sozinho é uma realidade. Não só indica se um lugar de estacionamento tem espaço suficiente para estacionar como também estaciona por si só
  • Side Assist. Um assistente de mudança de faixa de rodagem que avisa, através de uma luz LED integrada no retrovisor exterior, quando se encontram outros veículos no ângulo morto ou até 50 metros atrás do Golf Variant
  • Lane Assit. A partir de uma velocidade de 60 km/h, o sistema deteta se o Golf Variant está a sair inadvertidamente da faixa de rodagem e corrige a direção do automóvel
  • Sistema proativo de proteção dos passageiros. Em situações de maior risco de acidente, o sistema fecha automaticamente as janelas e o teto de abrir panorâmico e tensiona os cintos de segurança dos passageiros da frente como medida de precaução


golf variant