Teria sido revelado no Salão de Genebra, mas em virtude do seu cancelamento, a Kia decidiu apresentar agora o novo Sorento, que chega ao mercado português no último trimestre do ano.
São mais de 300 mil Sorento a circular na Europa, e desde 2002 (data do seu lançamento), que este SUV já vendeu mais de três milhões de unidades.
Embora ainda não haja preços definidos para a quarta geração do Sorento, a Kia espera que este SUV venha a ocupar lugar de especial revelo num sector já de si bastante concorrido.
Com o Sorento chega uma nova plataforma, desenvolvida pela Kia para os SUV médios. Espaço e versatilidade são assim privilegiados neste SUV de três filas.
E é graças a este espaço conseguido que o Sorento consegue, também, receber as novas motorizações eletrificadas ‘Smartstream’ da Kia – o Sorento é agora equipado, pela primeira vez, com uma propulsão híbrida.
E por falar em motores…
- Híbrido
A estreia no Sorento é a propulsão híbrida, que chega a Portugal no último trimestre deste ano, sendo que a Kia já admite, mais tarde mas ainda em 2020, uma versão híbrida plug-in.
Lembrar que a Kia já se aventura por terrenos híbridos, com por exemplo o Sportage MHEV
O Sorento Hybrid vem equipado com um motor 1.6 TGDi (turbo a gasolina) e um conjunto de bateria de iões de lítio de 1,49 kWh e um motor elétrico de 44,2 kW. O espaço para passageiros não foi sacrificado, diz a Kia, que instalou o conjunto da bateria sob o banco do passageiro dianteiro.
A potência máxima deste conjunto é de 230 cv, com um binário de 350 Nm; a caixa automática de 6 velocidades está equipada com um dispositivo elétrico que controla as potências geradas pelos motores elétrico e de combustão e as debita em paralelo, reduzindo assim as perdas de energia. Tal se traduz também numa resposta imediata mesmo em velocidades mais elevadas, uma vez que o Sorento acede, nesse momento, diretamente à potência da bateria.
- Diesel
O bloco diesel 2.2 ‘Smartstream’ de 4 cilindros é mais evoluído que o seu antecessor (pesa menos 19,5 kg) e debita 202 cv e possui um binário de 440 Nm.
Nova é também a transmissão de dupla embraiagem de 8 velocidades (8DCT), que foi concebida para oferecer as mesmas passagens de caixa suavas que uma caixa automática normal oferece.
A Kia diz que os dados de consumo de combustível e emissões dos novos Sorento serão anunciados mais próximos da data de início de vendas.
O Sorento procura versatilidade
Baseado na plataforma de SUV médio de terceira gearção “N3”, construída tendo como base uma estrutura de compratimento do motor compacta e vãos dianteiro e traseiro mais curtos, esta plataforma permitiu ao Sorento uma maior versatilidade e espaço relativamente ao seu antecessor.
Disponível em modelos de cinco e sete lugares, o Sorento Hybrid beneficia da colocação estratégica do conjunto de baterias por baixo do banco do passageiro dianteiro e não por baixo do piso de carga. O resultado é mais espaço para os passageiros e carga.
Assim, na versão de cinco lugares, o Sorento tem uma capacidade máxima de carga, consoante a especificação, de até 910 litros; na versão de sete lugares, o valor máximo é de 821 litros. Para conseguir estas capacidades de carga é necessário rebater os bancos. Para rebater os bancos da segunda fila há um botão na parede lateral da bagageira, o que permite um comando remoto dessa ação.
No modelo de sete lugares, a Kia diz que, com os bancos todos colocados, o espaço de bagageira é agora 32% maior do que o dos seus antecessores – 187 litros (diesel) e 179 litros (híbrido).
Devido às novas dimensões da nova plataforma, o espaço nas três filas de passageiros (versão de sete lugares) foi maximizado, o que significa que os ocupantes passam a ter mais espaço para a cabeça, pernas e ombros.
Segurança e assistência ao condutor
Consoante as especificações, a gama de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) do novo Sorento pode incluir:
- Gestão de Estabilidade do Veículo (VSM)
- Controlo Eletrónico da Estabilidade (ESC)
- Assistência à Prevenção de Colisões Frontal (FCA) com função de deteção de peões, ciclistas e viaturas
- Monitor do Ângulo Morto (BVM)
- Monitor do Espaço Circundante (SVM) com Assistência à Prevenção de Colisões pelo Ângulo Morto (BCA)
- Assistência Inteligente à Limitação de Velocidade (ISLA)
- Cruise Control Inteligente (SCC) com Stop&Go e SCC baseado em dados de navegação (NSCC)
- Assistência à Circulação na Faixa de Rodagem (LFA)
- Aviso de Atenção do Condutor (DAW)
- Assistência à Circulação em Autoestrada (HDA)
- Monitor de Trânsito à Retaguarda (RVM) que disponibiliza funções de Assistência à Prevenção de Colisões à Retaguarda (RCCA)
- Sistema de Assistente Remoto de Estacionamento (RSPA)
Para manter os ocupantes do Sorento mais seguros, a Kia equipou-o com (até) sete airbags-duplos dianteiros, duplos laterais montados nos bancos dianteiros, laterais de cortina com sensor de capotamento e dianteiro central.
Novidade no Sorento é também o primeiro sistema de travões multicolisão da Kia, que mitiga a gravidade das colisões secundárias. Os travões são acionados automaticamente quando os airbags disparam na sequência de uma primeira colisão, o que assegura a proteção dos ocupantes contra impactos frontais ou laterais subsequentes.
Conectividade
A Kia diz que “o Sorento é o automóvel com mais alta tecnologia alguma vez fabricado pela Kia”.
Os equipamentos e funções de que dispõe foram concebidos, segundo a marca, para tornar as viagens mais seguras e descontraídas, sem perder de vista a facilidade de utilização.
Assim, e consoante especificações, o condutor do Sorento pode ter à sua disposição um sistema de infotainment com ecrã tátil de 10,25 polegadas, com navegação audiovisual e um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas.
Além disso, o sistema de áudio permite ligação sem fios ao smartphone através do Apple CarPlay e Android Auto.
O novo Sorento disponibiliza também o sistema de telemática UVO Connect, que fornece informações através do ecrã tátil do veículo e através do smartphone do condutor. Estando apenas acessíveis no (opcional) ecrã LCD de 10,25 polegadas, os serviços Kia Live exibem informações de trânsito, boletins meteorológicos, pontos de interesse e estacionamento potencial, ao ar livre ou coberto.
Com este sistema, o condutor pode ainda enviar indicações de percurso para o seu veículo antes de iniciar uma viagem, bem como verificar a localização do seu Sorento em qualquer altura.
Garantia
Com garantia de sete anos ou 150.000 km de série e com início das vendas europeias a partir de outubro, o novo Sorento destinado ao mercado europeu será produzido em Hwasung, na Coreia do Sul.
“A evolução do Sorento ao longo dos últimos 18 anos reflete a da própria marca Kia no seu todo. (…) Nesta quarta geração que agora lançamos surge como algo mais aspiracional em todos os seus aspetos. Trata-se de um lançamento importante para a Kia, ainda mais devido ao facto de estarmos também perante a primeira utilização da eletrificação no nosso SUV mais emblemático”
– Emilio Herrera, Chief Operating Officer da Kia Motors Europe