O Discovery Sport é claramente identificado como um Land Rover, mas introduz uma nova abordagem de design criada especificamente para criar uma diferenciação clara entre as diversas famílias que compõem a gama Land Rover: Luxo (Range Rover), Lazer (Discovery) e Capacidade (Defender).
O Discovery Sport é um SUV compacto Premium, o primeiro membro de uma nova família de veículos Discovery a combinar uma plataforma compacta com possibilidade de integrar cinco ou sete lugares.
Contém um conjunto de inovações de grande impacto desenvolvidas pela Land Rover, como um eixo traseiro multi-braço da nova geração, tecnologia avançada de airbag para peões, um sistema de informação e entretenimento integralmente novo com ecrã táctil e uma carroçaria atraente, produzida em alumínio de peso reduzido e aço de alta resistência, que proporcionam uma performance, segurança e eficiência excecionais.
O novo Discovery Sport foi concebido para ser ambientalmente sustentável e proporcionar custos de utilização reduzidos: as emissões reduzidas de CO2, de apenas 119 g/km, são comparáveis às de veículos familiares de cinco portas de dimensões mais reduzidas e menos versáteis, e encontra-se disponível uma gama completa de motores potentes e eficientes a gasolina ou diesel de quatro cilindros e tração às duas ou às quatro rodas e transmissões avançadas, com caixa automática de nove velocidades ou manual de seis.
Os modelos 2.2 diesel encontram-se disponíveis em versões TD4 de 150 CV ou SD4 de 190 CV. Ambos os motor desenvolvem os mesmos 420 Nm de binário, e os condutores podem beneficiar de um consumo de combustível extraordinário de desde 5 l/100 km, bem como de uma capacidade de ultrapassagem sem esforço.Os modelos a gasolina utilizam um motor em liga leve 2.0 Si4 de 240 CV com injeção direta de combustível. Este disponibiliza os níveis de performance de motores de seis cilindros num conjunto compacto que reduz o peso e as emissões de CO2 em até 20% em comparação com motores convencionais de maior cilindrada e potência semelhante.
Em meados de 2015 estará disponível o motor ED4 turbo diesel de alta eficiência, com emissões de CO2 de apenas 119 g/km* e um consumo de combustível inferior.
Concebido e desenvolvido no Reino Unido no centro de desenvolvimento da Land Rover, será comercializado em mais de 170 mercados de todo o mundo no início de 2015.