O novo MINI de 5 portas da terceira geração tem cerca de 16 cm a mais que o actual de três portas. Com mais 72 mm de distância entre eixos, de modo a criar espaço para três assentos na parte traseira, possui a mesma largura, enquanto a altura cresceu escassos 11 mm.
A capacidade da bagageira foi também aumentada para 278 litros, 67 litros a mais do que no modelo de 3 portas. Com o banco traseiro rebatido na proporção 60/40, esse valor chega aos 941 litros.
Esta versão de cinco portas mais longa do MINI estará à venda em Outubro e disporá de motores com emissões combinadas de CO2 entre 95 e 136 g/km: duas unidades a gasolina e dois motores a diesel da nova geração.
A gasóleo, a oferta compreende o atual bloco de 3 cilindros com 116 cv, estreando um novo diesel de 4 cilindros com 1.995 cc e 170 cv de potência.
Este motor dispõe, de série, de transmissão manual de seis velocidades. Opcionalmente, existe a transmissão Steptronic de 6 velocidades ou a transmissão Steptronic desportiva. Pode incluir ainda a função stop/start e uma opção de condução em modo ecológico.Dados da unidade diesel de 3 cilindros:
– Cilindrada: 1.496 cc, 116 cv às 4.000 rpm
– Binário máximo: 270 Nm às 1.750 rpm
– Turbocompressor com turbina de geometria variável e alimentação common rail de injeção direta
– Aceleração 0 a 100 km/h: em 9,4 segundo
– Velocidade máximo: 203 km/h (automático de 9,5 segundo e 202 km/h
– Consumo médio: 3,6 a 3,7 litros (3,8-3,9 litros)/100 km
– Emissões de CO2: 95 a 97 g/km (99-102 g/km)