Com quase 400 mil unidades vendidas na Europa, o Mitsubishi ASX é um caso de sucesso no mix de vendas da marca nipónica.

Agora, a nova geração do ASX sofreu alterações no seu design e oferta motorizada e chega repleta de equipamento e com algumas surpresas para os que procuram soluções amigas do ambiente.

(Ainda mais) orientado para o mercado europeu, o novo ASX marca o início de “uma nova etapa de produto que, nos próximos anos, apresentará a gama Mitsubishi”, diz a marca.

Construído tendo por base a plataforma CMF-B desenvolvida pela aliança Renault-Nissan-Mitsubishi (sendo óbvias as parecenças com o Captur), o ASX destaca-se pelo facto de poder comportar diferentes sistemas propulsores: híbrido plug-in, híbrido ou mild-hybrid.

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Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi acelera eletrificação (atualizado)

Assim, o novo Mitsubishi ASX, que chegará a Portugal em março de 2023, será disponibilizado com as seguintes motorizações:

  • 1.0 MPI-T – o motor de entrada 1.0 turbo de 3 cilindros a gasolina, disponível com uma caixa manual de seis velocidades e capaz de debitar 91 cv às 4.600 rpm;
  • 1.3 DI-T (mild hybrid) – com um bloco 1.3 turbo a gasolina com injeção direta, este sistema incorpora um gerador de arranque por correia, em combinação com uma bateria de iões de lítio, o que lhe permite recuperar energia durante a desaceleração e travagem, além de oferecer assistência elétrica ao motor. Para esta motorização estão disponíveis uma caixa manual de seis velocidades ou uma caixa automática de sete velocidades e dupla embraiagem (7DCT);
  • Full hybrid – é o primeiro modelo da Mitsubishi na Europa com um grupo propulsor 100% híbrido, conjugando um motor 1.6 litros a gasolina com dois motores elétricos e uma caixa de velocidades automática multimodo;
  • Híbrido plug-in – é o topo de gama do novo ASX. Conjuga um bloco 1.6 litros a gasolina com dois motores elétricos e uma bateria de 10,5 kWh. São 195 cv de potência combinada e uma autonomia elétrica de até 63 km (em circuito urbano).

Um B-SUV versátil

A Mitsubishi afirma que o novo ASX oferece uma capacidade de carga de 332 litros, que pode ser aumentada em 69 litros quando o banco traseiro deslizante é colocado na sua posiçao mais avançada.

Mitsubishi ASX conectado

Para uma experiência mais tecnológica a bordo, a Mitsubishi instalou um sistema de áudio com ligação a smartphone, em posição central, que atua como principal meio de ligação entre o condutor e os sistemas de assistência à condução e de informação e entretenimento.

É através dos ecrãs de sete ou 9,3 polegadas que o condutor tem acesso sem fios às aplicações Apple CarPlay ou Android Auto (ambos de série).

No painel de instrumentos, o condutor tem à escolha três opções: o painel analógico de base, com ecrã de 4,2 polegadas; o painel digital configurável de nível intermédio, com ecrã de sete polegadas; o ecrã Digital Driver, de 10 polegadas, que também replica instruções de navegação.

O sistema Multi-Sense

Com este sistema, o utilizador do novo Mitsubishi ASX pode selecionar entre três modos de condução:

  • ECO, que dá prioridade máxima à eficiência nos consumos (disponível nas versões de combustão interna, mild hybrid e full hybrid);
  • PURE, que ativa a condução 100% elétrica (apenas disponível na versão híbrida plug-in);
  • SPORT, com máxima entrega de potência, a par do ajuste do controlo dinâmico do chassis e da resposta da direção para um maior prazer de condução.

Capítulo da segurança

O novo Mitsubishi ASX inclui, de série, um conjunto de elementos de segurança passiva:

  • Airbags laterais e dianteiros para o condutor e passageiro dianteiro;
  • Dois airbags de cortina de cada lado;
  • Cintos de segurança com pré-tensores e limitadores de esforço;
  • Encostos de cabeça anti-efeito de chicote;
  • Fixações para cadeiras de criança ISOFIX;
  • Sistema de Mitigação de Colisões Frontais.

Já no que respeita a elementos de segurança ativa, o condutor do ASX pode contar com “um conjunto completo de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor”, diz a Mitsubishi.

Assim, todas as versões contam, de série, com os seguintes equipamentos:

  • Sistema de Mitigação de Colisões Frontais com Proteção de Peões;
  • Aviso de Distância;
  • Aviso de Saída da Faixa de Rodagem;
  • Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem;
  • Reconhecimento de Sinais de Trânsito;
  • Cruise Control;
  • Sensores de Estacionamento;
  • Câmara Traseira.

Como opcionais, o cliente pode encontrar ainda Aviso de Ângulo Morto, Assistência à Centragem na Faixa de Rodagem, Prevenção de Excesso de Velocidade, Cruise Control Adaptativo (com abrandamento e retoma da aceleração) e Acionamento Automático de Luzes de Máximos.

Garantias do Mitsubishi ASX

O novo ASX integra o Compromisso de Serviço da marca, à semelhança do que acontece com todos os veículos à venda na Europa.

O Compromisso de Serviço inclui:

  • Garantia (de série) de cinco anos ou 100 mil km;
  • Garantia anticorrosão de 12 anos;
  • Garantia da bateria de propulsão de oito anos ou 160 mil km;
  • Garantia da capacidade de bateria de oito anos ou 160 mil km;
  • Assistência em viagem de cinco anos (Pacote de Assistência Mitsubishi).

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