A Nissan redesenhou o LEAF. O modelo que deu início à ofensiva elétrica automóvel – foi o primeiro EV de produção em massa -, chega agora numa nova versão, com a marca a prometer as primeiras entregas na primavera de 2026

Com mais de 700 mil unidades vendidas em todo o mundo em pouco mais de 15 anos, o LEAF apresenta agora um novo design. Redesenhado no Estúdio de Design Global da marca em Atsugi, no Japão, e com uma silhueta completamente distinta da anterior, beneficia de um coeficiente de resistência de 0,25.

Construído sobre a plataforma modular CMF-EV, que partilha com o também 100% elétrico Ariya, o LEAF combina elementos como os puxadores das portas embutidos ou a linha de tejadilho fluida, bem como a cobertura total do piso e as superfícies esculpidas contribuem para este baixo coeficiente de resistência, o que melhora, relativamente à anterior geração, o seu desempenho e autonomia.

nissan leaf

Nissan LEAF de alcance superior

Falando de autonomia, o novo LEAF pode ser configurado com duas opções de bateria (capacidades utilizáveis ainda sujeitas a homologação):

  • Standard, com capacidade útil de 52 kWh para uma autonomia até 436 km
  • Extended, com capacidade útil de 75 kWh para uma autonomia até 604 km

Concebido para proporcionar flexibilidade e confiança, como diz a Nissan, o LEAF (autonomia Extended) tem capacidade de carregamento até 150 kW, podendo assim recuperar mais de 400 km de autonomia em 30 minutos. Para a variante Standard está proposta uma potência máxima de carregamento DC de 105 kW.

A Nissan diz mesmo que, graças à sua eficiência, o LEAF consegue percorrer 330 km em autoestrada a velocidades de 130 km/h.

Quanto a motores, a versão Standard equipa um motor elétrico com 130 kW de potência, capaz de produzir um binário máximo de 345 Nm e a variante Extended está equipada com um bloco com 160 kW de potência que produz um binário de 355 Nm.

O LEAF conta ainda com a funcionalidade V2L (Vehicle-to-Load) com 3,6 kW de potência, permitindo assim o carregamento de dispositivos externos diretamente a partir do automóvel.

Mas é de outro V2 que a Nissan quer falar: o V2G (Vehicle-to-Grid). O novo LEAF é compatível com esta tecnologia e poderá, no futuro, enviar a energia que tem armazenada no seu conjunto de baterias para a rede elétrica – à semelhança do que a anterior geração já fez, no passado, no arquipélago dos Açores.

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Assistência inteligente e desempenho eficiente

Munido de suspensão dianteira MacPherson e disposição traseira multi-link, o novo LEAF está mais confortável, eficiente e equilibrado, diz a Nissan.

Concebido para apoiar o condutor com um conjunto de características intuitivas, o LEAF equipa, entre outros sistemas, ProPILOT Assist com Navilink, adaptando-se assim às exigências das estradas onde navega, e-Pedal Step com travagem regenerativa ajustável, 3D 8-point Around View Monitor e visualização da estrada em tempo real, Cruise Control Inteligente, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem e Sistema de Monitorização do Condutor.

Ao nível da tecnologia, o LEAF conta com Google incorporado (acesso ao Maps, Assistente e à Play Store). Permite ainda ligação à app NissanConnect Services, para um fácil acesso a funções como a verificação do estado da bateria, do carregamento, do pré-condicionamento da temperatura do habitáculo ou até mesmo do planeamento de rotas.