A Nissan apresentou o novo Qashqai.

A importância do Nissan Qashqai é inegável no atual panorama automóvel.

Com mais de três milhões de unidades vendidas (na Europa) desde o seu lançamento, em 2007, o Qashqai goza da reputação de líder no segmento crossover europeu há largos anos.

Agora, 13 anos volvidos, chega a altura de renovar o desenho e a tecnologia que estruturam este SUV.

Como tal, a Nissan revelou a terceira geração do Qashqai, um carro que, nas palavras de Marco Fioravanti, vice-presidente de Planeamento de Produto da Nissan Europa, está “mais robusto, mais esguio e mais moderno”.

novo Qashqai

Desta nova geração, destaque para a nova plataforma CMF-C da Aliança, na qual o Qashqai assenta.

Embora mantenha praticamente as mesmas dimensões exteriores da anterior geração, é no interior que se verificam as maiores mudanças, com uma maior distância entre eixos, mais espaço para os ocupantes e com 74 litros a mais de capacidade de bagageira – situa-se agora nos 504 litros.

Este aumento deve-se, em parte, à descida em 20 mm do piso de carga.

O acesso à bagageira quando o condutor tiver as mãos ocupadas é simplificado pela porta elétrica mãos-livres do compartimento de carga.

Outro dos detalhes assinaláveis é a abertura de portas traseiras a 90 graus, o que facilita o acesso aos lugares da fila traseira.

Do lado de fora, destaca-se a grelha cromada V-Motion da Nissan, completada pelos faróis de matriz avançada LED e pelas luzes diurnas de assinatura tipo “boomerang”.

É também a primeira vez que um Qashqai é equipado com jantes de liga leve de 20 polegadas – a anterior geração oferecia jantes até 19 polegadas.

Não é por acaso que são escolhidas maiores rodas. Ao terem um maior diâmetro, preenchem as cavas e contribuem ainda mais para a robustez anunciada.

https://fleetmagazine.pt/2021/01/27/concessionarios-nissan-novo-logo/

A bordo do novo Qashqai

Todo o habitáculo foi renovado. Tudo é novo, diz a Nissan.

A consola central e os controlos foram reduzidos, de forma a minimizar as distrações que podem ocorrer ao volante.

A marca diz ter tido a maior das atenções na qualidade ergonómica e estética dos interruptores e botões, por forma a proporcionar uma experiência a bordo mais harmoniosa.

Mais conectado, o novo Nissan Qashqai possui ligação Wi-Fi em todo o veículo e oferece um sistema de infoentretenimento com serviços conectados, incluindo a integração de smartphones.

O ecrã NissanConnect de maior resolução e com nove polegadas permite o acesso a todas as definições do veículo e ainda a conexão com os sistemas Android Auto ou Appel CarPlay (sem fios).

novo qashqai

Nota para o novo head-up display de 10,8 polegadas, que apresenta – projetadas no pára-brisas – as principais informações de navegação, assistência ao condutor e de estrada.

Um Qashqai eletrificado

A Nissan já traçou o seu objetivo: alcançar 50% de vendas com base em modelos eletrificados na Europa até 2024.

Por isso, a marca optou por equipar o novo Qashqai com duas soluções eletrificadas.

Motor 1.3 DiG-T a gasolina equipado com tecnologia mild-hybrid

O sistema mild-hybrid de 12 V disponível no novo Qashqai proporciona assistência ao binário, uma paragem ao ralenti alargada e um reinício rápido do motor e apoio à velocidade cruzeiro com a garantia de um melhores consumos e emissões de CO2.

Este motor a gasolina de 1.3 litros será disponibilizado em duas potências: 138 cv e 156 cv, com transmissão manual de seis velocidades ou com a nova caixa de velocidades Xtronic (disponível apenas na versão mais potente).

Aos que procuram uma experiência mais todo-o-terreno, a Nissan promete também uma tração às quatro rodas (disponível apenas na versão mais potente).

Este sistema 4WD inteligente, bem como o modo de seleção de condução, adaptam-se às diferentes condições de condução mediante cinco modos de condução:

  • Standard
  • ECO
  • Sport
  • Snow
  • Off-Road

novo qashqai

e-POWER

O sistema e-POWER da Nissan é a grande inovação do novo Qashqai.

Exclusivo da marca, este sistema é parte integral da estratégia de Mobilidade Inteligente da Nissan.

O sistema é composto por uma bateria e por um grupo motopropulsor que integra um motor a gasolina de 154 cv com taxa de compressão variável, gerador de energia, inversor e motor elétrico de 140 kW (188 cv).

Esta solução combina assim a aceleração linear de um veículo elétrico mas sem a necessidade de carregamento.

O que distingue este sistema e-POWER dos outros conjuntos eletrificados, diz a Nissan, é o facto de o motor a gasolina ser apenas utilizado para gerar eletricidade – as rodas são exclusivamente acionadas pelo motor elétrico.

Desta forma, o sistema funciona sempre com autonomia ideal e proporciona uma maior economia de combustível e menores emissões de CO2 relativamente a um motor de combustão interna tradicional.

“Com a arrojada tecnologia Nissan e-POWER, acreditamos que os clientes se vão apaixonar pelas sensações de um grupo motopropulsor elétrico, sem qualquer preocupação relativa à autonomia”

– Gianluca de Ficchy, presidente da Nissan AMIEO.

Tal como acontece no LEAF, o novo Qashqai permite a experiência de condução e-Pedal, o que significa que os condutores podem arrancar, acelerar e desacelerar apenas recorrendo ao pedal do acelerador.

https://fleetmagazine.pt/2021/01/20/nissan-concessionario-online-shophome/

ProPILOT e outras assistências à condução

O novo Qashqai está equipado com a última geração do sistema de assistência ao condutor ProPILOT.

Denominado ProPILOT com Navi-link, este sistema foi pensado pelos engenheiros da Nissan para reduzir o cansaço e o stress durante a condução (disponível apenas com a transmissão Xtronic).

Este sistema acelera e trava o veículo durante a deslocação numa única faixa em autoestrada.

O sistema acelera e imobiliza o veículo em situações de pára-arranca e é capaz de retomar automaticamente a marcha caso o veículo se encontre parado durante menos de três segundo e o trânsito à sua frente se comece a movimentar.

O sistema lê ainda os sinais de trânsito e considera os limites de velocidade do sistema de navegação.

Além disso, utiliza os dados de navegação para ajustar a velocidade no caso de aproximação de curvas ou rampas de saída de autoestrada com raios de viragem mais apertados.

Outra das funções é a comunicação do sistema com os radares de ângulo morto, ajudando assim a intervir com uma correção na direção para evitar uma manobra de mudança de faixa que se possa tornar perigosa.

Estão também disponíveis as funções de aviso de proteção de flanco para situações de condução urbana, alertando o condutor para o risco de contacto com um objeto na lateral do Qashqai.

Este sistema intervém ainda para evitar uma colisão ao sair do estacionamento em marcha-atrás.

Adicionalmente, o Alerta Inteligente de Anti-colisão frontal da Nissan com função preditiva também está disponível.

Os sensores deste sistema fazem uma leitura da estrada e detetam se algum veículo à frente do Qashqai trava abruptamente, acionando dessa mesma forma os travões.

A todos estes sistemas junta-se ainda o sistema de faróis que adapta a forma do feixe luminoso de acordo com as condições de estrada e dos outros utentes da via – o feixe de cada farol divide-se em 12 segmentos que desativam e ativam seletivamente aquando da deteção de um veículo em direção oposta.

novo qashqai