A Opel acaba de anunciar mais pormenores sobre o novo Astra, que estará em comercialização a partir de outubro.
Para as empresas, podem esperar-se custos de utilização mais equilibrados e um nível de equipamento que chega directamente dos segmentos superiores.
Apesar da plataforma ser totalmente nova, as motorizações diesel vão permanecer as mesmas. Este modelo virá equipado com o bloco 1.6 CDTI, com as seguintes potências: 95, 110 e 136 cv. A versão 1.3 CDTI desaparece, já que a marca quis privilegiar as motorizações mais recentes.
Os consumos previstos começam nos 3,4 l/100km e as emissões vão dos 90 aos 99 gCO2. No entanto, na própria apresentação do carro, o responsável de produto garantiu que a marca está a tentar baixar estes valores.
Outro aspecto importante são as dimensões do rodado. O novo Astra não terá jantes superiores a 18”, que mostra o que a marca pretende com este modelo.
IntelliLux LED
Eficiência, conectividade e design foram as palavras-chave no desenvolvimento de um carro pensado a partir do zero.
Melhorar os pontos menos positivos já identificados (nós falámos de design interior e comportamento) foi uma preocupação desde o início. Daí que, por exemplo, este Astra tenha recebido muitos dos sistemas de conforto dos segmentos superiores, como bancos com possibilidade ed massagem e ventilação ou a novíssima geração de faróis, o IntelliLux LED.
A nível de segurança conta-se com sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito, o Alerta de Desvio de Faixa, o Indicador de Distância para o Veículo da Frente e o Alerta de Colisão Dianteira Iminente com Travagem Ativa tornam o novo Astra simultaneamente mais confortável e mais seguro. Outros destaques vão para o Programador de Velocidade com Limitador e o sistema de estacionamento automático Advanced Park Assist. A câmara traseira de apoio ao estacionamento é ligada automaticamente assim que é engrenada a marcha-atrás. Os sensores do Alerta de Ângulo Cego detetam outros veículos que estão ocultos no ângulo cego dos retrovisores, até uma distância de três metros.
Opel OnStar
O Astra estreia o sistema de ligação e assistência Opel OnStar. Na eventualidade de um acidente com ativação de ‘airbag’, o centro de comando do Opel OnStar é alertado automaticamente e um dos operadores estabelece de imediato contacto com o veículo para determinar se é necessário enviar ajuda. Se não houver resposta, o operador aciona imediatamente o envio de ajuda para o local. Os serviços OnStar estão disponíveis 24 horas por dia, 365 dias por ano. A resposta da parte dos operadores é sempre pronta, seja por necessidade de assistência em estrada ou outro. Além disto, o sistema faz também um diagnóstico permanente da viatura, com benefícios óbvios para os frotistas.
Mas não é só. O OnStar transforma o novo Astra num ‘hotspot’ móvel de Wi-Fi 4G LTE, ao qual podem ser ligados até sete dispositivos móveis em simultâneo.
Custos de utilização Opel Astra
Os custos de utilização do modelo atual ainda não são conhecidos, mas pode ir consultando os do modelo anterior:
PVP | %VR | Depreciação | Manutenção | Pneus | Combustível | IUC | TCO | TCO/km | |
Opel Astra | 29.050 | 44% | 16.268 | 3.221 | 2.555 | 6.210 | 514 | 28.767 | 23,97 |
Média do segmento | 26.954 | 46% | 14.689 | 3.359 | 1.672 | 6.479 | 526 | 26.726 | 22,27 |
* Opel Astra Sport Tourer 1.6 CDTI 136 Cosmo 5p SS, dados 4Fleet