O modelo mais popular da Opel chegou em versão 100% elétrica, o Corsa-e, com preços a partir dos 29.990 euros e programas de renting com rendas mensais a partir dos 310 euros. Eis tudo o que sabemos acerca dele.
Tem uma autonomia anunciada de 337 km (em ciclo WLTP) e a bateria de 50 kWh de capacidade aceita cargas rápidas em corrente contínua (DC) a 100 kW, sendo necessários 30 minutos para atingir os 80% de capacidade. Pode ser carregado numa Wallbox, num Posto de Carregamento Rápido (PCR) ou recorrendo a um cabo para tomadas domésticas.
A bateria está coberta por uma garantia de oito anos/160.000 km.
E porque é um utilitário elétrico, a velocidade máxima está limitada eletronicamente a 150 km/h. Os 100 kW de potência (136 cv) e os 260 Nm de binário instantâneo são números que a Opel determinou como sendo fundamentais para uma condução dinâmica mas livre de emissões poluentes.
Outra das novidades do Corsa-e é a bomba de calor, que aquece e arrefece o habitáculo. Segundo a Opel, este sistema “é mais eficiente do que o ar condicionado/aquecimento/ventilação (HVAC)”, uma vez que exige menor débito de energia por parte da bateria, beneficiando assim a autonomia do Corsa-e.
Carregamentos
De série, o Corsa-e traz um carregador de bordo monofásico de 7,4 kW, mas é possível optar por um carregador de bordo trifásico de 11 kW.
É possível obter 100 km de autonomia (ciclo WLTP) em hora e vinte nas versões Corsa-e com um carregador de bordo trifásico. Além disso, o cabo tem seis metros de comprimento, o que permite uma carga mesmo estando mais distante do posto de carregamento.
A Opel diz que a oferta de cabos de recarregamento e de Wallboxes varia consoante a infraestrutura da rede elétrica de cada país. O recurso a um carregador de bordo trifásico permite ao Corsa-e obter uma carga completa em cerca de cinco horas.
Para um carregamento da bateria em casa, a Opel aconselha a utilização do cabo “Mode 2” (fornecido de série), com potência até 1,8 kW.
Já para carregamento em postos públicos de corrente alternada (AC), o recurso ao cabo “Mode 3” é o indicado, diz a Opel.
O carregador universal
Alia as funções dos cabos “Mode 2”, “Mode 3” e Wallbox num único dispositivo. Este carregador, com adaptadores específicos para cada infraestrutura, permite a ligação a todo o tipo de tomadas e postos públicos.
Trata-se, segundo a Opel, de um carregador “ideal para utilizadores que normalmente carregam a bateria do automóvel em casa mas também fazem ocasionalmente viagens longas e necessitam de recarregar na estrada”.
Condução
O Corsa-e tem três modos de condução:
- Normal: Definido quando o sistema é ligado
- Eco: Regula o Corsa-e para a máxima eficiência energética
- Sport: Onde a dinâmica se sobrepõe à autonomia
Com o modo Eco selecionado, a travagem regenerativa aumenta ainda mais a eficiência, uma vez que recupera a energia cinética libertada durante desaceleração e travagem. Desta forma, a autonomia é aumentada.
Equipamento
É logo a partir da versão de entrada “Selection” que o Corsa-e apresenta equipamento de série como a climatização automática com controlo remoto, travão de estacionamento elétrico, sistema de fechaduras sem chave, sistemas de informação e entretenimento compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto e ecrã de sete polegadas.
De série estão também disponíveis o alerta de colisão dianteira com travagem automática de emergência e deteção de peões, o alerta de fadiga do condutor, o sistema ativo de posicionamento de faixa, que mantém o Corsa-e no centro da faixa de rodagem, o reconhecimento de sinais de trânsito e o programador adaptativo de velocidade.
Para os eletrificados Opel
Estão disponíveis as seguintes soluções especiais para veículos elétricos Opel, através de aplicações móveis:
- OpelConnect: Com a possibilidade de efetuar uma chamada de emergência eCall e requisitar assistência em viagem, passando pela possibilidade de consultar o estado de funcionamento do veículo. Durante os três primeiros anos de registo, é possível consultar informações de tráfego em tempo real de forma gratuita. O utilizador pode ainda consultar informações meteorológicas ou disponibilidade de espaços de estacionamento e respetivos custos. Comandar o Corsa-e à distância também é possível e com recurso ao telemóvel o utilizador pode ainda verificar o estado de carga da bateria ou fixar períodos de recarregamento na Wallbox. A oferta “OpelConnect” alargar-se-á continuamente durante os próximos meses, diz a Opel
- myOpel: Com esta aplicação o utilizador pode programar antecipadamente a temperatura do habitáculo do seu Corsa-e
- Free2Move: A marca de mobilidade do Grupo PSA permite usufruir do serviço “Charge My Car”, que dá acesso a milhares de postos de carregamento europeus, diz a Opel. Para facilitar a escolha do posto, o sistema faz uma pré-seleção baseada na distância do veículo até ao posto, a velocidade de carga disponível e o custo da eletricidade