A Opel lançou o novo Corsa Hybrid com tecnologia híbrida de 48 Volts. Uma tecnologia que, segundo a marca, é ideal para o seu utilitário bestseller.

O sistema, que inclui uma bateria de iões de lítio recarregada automaticamente em determinadas condições de condução, permite uma redução significativa nos consumos de combustível e das emissões de CO2 quando comparado com os Corsa 1.2 similares de motorização exclusivamente térmica.

O novo Corsa Hybrid 48V pode ser equipado com os novos motores a gasolina 1.2 litros de três cilindros com 100 cv ou 136 cv, acoplados a uma transmissão eletrificada de dupla embraiagem de seis velocidades e a um motor elétrico de 28 cv e binário de 55 Nm.

Em condução diária em circuito misto, o motor a gasolina e o motor elétrico funcionam em conjunto ou separadamente por forma a otimizarem o consumo de energia e a performance. A grande vantagem está, no entanto, no trânsito citadino, com o motor elétrico a permitir uma condução totalmente elétrica em distâncias de até um quilómetro – sempre em condições de reduzidas necessidades de binário (em manobras ou a menos de 30 km/h). O motor elétrico ajuda também o motor a gasolina na aceleração no arranque a partir de uma imobilização. Já durante a desaceleração, o motor a gasolina desliga-se e o motor elétrico atua como gerador para recarregar a bateria de 48V do sistema híbrido. A bateria também armazena a energia recuperada pelo sistema de travagem regenerativa.

Principais características técnicas do novo Opel Corsa Hybrid

  • Nova geração de motores a gasolina 1.2 litros de três cilindros, desenvolvidos para utilização em híbridos e para cumprir com a norma de emissões Euro 6.4;
  • Motores de 100 cv ou de 136 cv, com pico de potência às 5.500 rpm e binário máximo de 205 Nm e 230 Nm, respetivamente;
  • Motor elétrico síncrono de ímanes permanentes, integrado na caixa de velocidades, com uma potência de pico de 28 cv e um binário máximo de 55 Nm;
  • Motor de arranque acionado por correia que, em combinação com o motor elétrico, coloca o motor a gasolina em funcionamento a frio;
  • Bateria de iões de lítio de 48V com capacidade útil de 432 Wh, instalada sobre o banco dianteiro esquerdo;
  • Duas redes elétricas. Uma rede de 12V de baixa tensão que alimenta o equipamento do automóvel (vidros elétricos e sistema de infotainment, por exemplo) e uma rede de 48V para alimentar o sistema híbrido.

A chegada do novo Opel Corsa Hybrid aumenta a gama de grupos propulsores do pequeno utilitário da marca, que passa a contar com conjuntos a combustão interna, híbridos e puramente elétricos a bateria.

Novo Opel Corsa: encomendas já abriram. Versão elétrica a partir de 34.670 euros (c/ IVA)

Nunca será demais lembrar que até final de 2024, a Opel oferecerá pelo menos um modelo elétrico a bateria em cada linha de modelo e que, a partir de 2025, todos os novos modelos Opel serão totalmente elétricos.