A Opel apresentou o novo Vivaro, agora renovado e de olhos postos nas empresas que procuram um comercial ligeiro para as suas atividades.
Com o novo Vivaro, a Opel reforça a sua estratégia de eletrificação, fornecendo à variante elétrica uma bateria capaz de garantir até 350 km de autonomia.
Já disponível para encomenda, o novo Vivaro Electric será vendido a partir dos 36.543 euros (+ IVA).
O novo Vivaro também está disponível com pilha de combustível de hidrogénio, agora num nível mais avançado. “Por conseguinte, cada empresa pode optar pelo tipo de propulsão que preferir”, esclarece a marca.
Há também uma versão furgão diesel, com preços a começar nos 31.895 euros (IVA incluído).
Sobre a chegada do Vivaro ao mercado, Florian Huettl, CEO da Opel, diz que este está mais moderno, prático e sustentável. “Com um novo cockpit digital, uma autonomia eléctrica ainda mais alargada e a inovadora opção HYDROGEN, este versátil veículo é o coração da nossa ofensiva nos VCL. Isto significa que cada empresa pode encontrar o Vivaro mais adequado às suas necessidades”, acrescenta.
Opel Corsa: nova geração só em versões a gasolina, híbridas ou elétricas
O Opel Vivaro Electric
Disponível com bateria de 50 kWh ou 75 kWh, o Vivaro Electric é prova de que a eletrificação veio para ficar no coração da ofensiva comercial da marca alemã.
Equipado com a bateria de maior capacidade (75 kWh), o Vivaro é capaz de percorrer até 350 km com uma só carga – mais 20 km do que a anterior versão.
O Vivaro Electric pode ser carregado rapidamente com o carregador de bordo de 11 kW, montado de série.
Relativamente a tempos de carregamento, num posto de carregamento rápido de 100 kW (DC), são precisos apenas 38 minutos para carregar 80% da bateria de 50 kWh. Já no caso da bateria de maior capacidade (75 kWh), são preciso 45 minutos para alcançar 80% da capacidade da bateria.
Alimentado por um motor elétrico de 136 cv (comum a variados modelos Stellantis), o Vivaro Electric consegue um binário de 260 Nm – disponível a partir das 0 rpm.
Uma das grandes novidades deste comercial elétrico é a possibilidade da utilização da bateria de tração como fonte de energia para outros dispositivos elétricos. A e Power Take-off Unit/e-Tomada de Energia (inicialmente com 400 V) pode ser ligada ao veículo e, com isso, são dispensadas baterias ou geradores adicionais.
Uma versão com pilha de combustível de hidrogénio
No futuro, está prometida a chegada do renovado Vivaro HYDROGEN. O veículo ter uma autonomia de mais de 400 km e poderá ser recarregado totalmente em poucos minutos.
Diesel ainda não acabou
A Opel ainda não diz completamente adeus ao gasóleo, disponibilizando motores térmicos com potências entre os 120 cv e os 177 cv.
Assistência ao condutor profissional
Há 18 sistemas de assistência ao condutor disponíveis para utilização ao volante, transformando as operações de condução diárias mais fáceis e seguras.
- Novo sistema Dynamic Surround Vision: este sistema é composto por duas câmaras, uma localizada por cima das portas traseiras e outra por baixo do espelho retrovisor exterior do lado do passageiro. As imagens – da retaguarda durante a condução e (quando ativadas pela manete dos “piscas”) do ângulo morto lateral – são apresentadas no novo espelho retrovisor digital de alta definição. Em comparação com os espelhos convencionais, o sistema proporciona uma maior visão, permitindo ao condutor efetuar manobras com maior segurança;
- Alerta de colisão frontal com travagem de emergência;
- Controlo de velocidade de cruzeiro inteligente;
- Assistente de manutenção na faixa de rodagem;
- Alerta de sonolência;
- Controlo de estabilidade do reboque;
- Proteção lateral.
O controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo com função stop and go também está disponível, mas como opcional.