O Peugeot 2008 tem sido, desde há dois anos para cá, presença assídua no topo das vendas de ligeiros de passageiros novos em Portugal.
Agora, quatro anos depois do seu lançamento, o SUV campeão de vendas da Peugeot está diferente, com um novo design, tecnologia e eletrificação.
Os novos modelos 2008 chegam aos concessionários Peugeot a partir de agosto de 2023. A gama será distribuída por três níveis de equipamento (Active, Allure e GT) e por motorizações térmicas (gasolina e diesel) e dois níveis de motorização elétrica*.
Por agora, a FLEET MAGAZINE já teve a oportunidade de conduzir a nova versão elétrica do 2008 em estradas do sul de Espanha e as primeiras impressões são as de um carro equilibrado, bem construído, e com argumentos que podem agradar às empresas: diversidade de oferta no que respeita a grupos propulsores, zero emissões e preços competitivos – tudo assente numa só plataforma.
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Uma proposta atrativa às empresas
De notar o claro piscar de olho da Peugeot às empresas, que na versão de entrada a gasolina (Active 1.2 PureTech 100 cv CMV6) propõe o renovado SUV com um preço abaixo dos 27.500 euros, colocando-o no primeiro patamar da Tributação Autónoma.
Ainda a pensar nos clientes profissionais, a Peugeot tem também preparadas rendas Leasys quer para a versão diesel quer para a versão elétrica:
- 450 euros (c/ IVA) para a variante diesel 1.5 BlueHDi 130 cv EAT8, nível de equipamento Allure. Renda a 48 meses ou 60 mil km;
- 445 euros (s/ IVA) para a variante elétrica com nível de equipamento Allure. Renda a 48 meses ou 40 mil km.
Ambas as ofertas incluem despesas de legalização, transporte e preparação, manutenção, IUC, IPO, gestão de multas e viatura de substituição.
A Peugeot diz ainda que a oferta elétrica do novo E-2008 permite uma vantagem de 30% relativamente à versão térmica equivalente.
O que muda no novo Peugeot 2008 a nível de design?
Nova frente, nova assinatura de iluminação dianteira, caracteriza pelas tradicionais três garras de luz verticais Peugeot.
A nova identidade do 2008 é também vincada pelo novo emblema, agora presente na grelha dianteira, que está mais larga e inclui um padrão lateral específico que se liga aos faróis e reforça o porte SUV deste modelo.
“i-Cockpit mais integrado do que nunca”
É uma das imagens de marca da Peugeot, e já equipa mais de dez milhões de carros do construtor francês: o i-Cockpit. Foi melhorado, modernizado e possui nova ergonomia, tudo com vista a “proporcionar um prazer de condução superior”. Incorpora um novo design para o painel de instrumentos digital, estrategicamente posicionado ao nível dos olhos, nos níveis de equipamento Allure e GT (nesta última, dispõe de visualização 3D).
Fruto do compromisso da marca com a tecnologia e uma experiência de infotainment otimizada a bordo, todas as versões do novo Peugeot 2008 vêm equipadas com um touchscreen central de dez polegadas (até aqui era de sete polegadas nos dois primeiros níveis de equipamento), podendo ser utilizado para controlar funções como o rádio ou o telefone (na verão Active) ou a mais recente geração do sistema de infotainment Peugeot i-Connect e Peugeot i-Connect Advanced.
Nas versões de equipamento Allure e GT, o ecrã central é de tecnologia HD.
O 2008 elétrico
Responsável, no ano passado, por 17% das vendas do 2008, a versão elétrica deste B-SUV é agora proposta num conjunto motor/bateria mais eficiente do que a presente na anterior geração, diz a marca.
Semelhante ao usado noutras ofertas do grupo, o novo conjunto propulsor conta com um aumento de potência de 15%, passando dos tradicionais 136 cv para os 156 cv. Também a capacidade da bateria aumentou para 54 kWh, assegurando uma autonomia elétrica máxima de 406 km, contra os anteriores 345 km disponibilizados pelo carro.
É possível configurar o Peugeot E-2008 com dois carregadores de bordo: de série, com um carregador monofásico de 7,4 kW e, em opção, com um carregador trifásico de 11 kW.
Quanto a tempos de carregamento (20% a 80%), a Peugeot anuncia os seguintes:
- 11h10 numa tomada reforçada de 3,2 kW;
- 4h40 numa wallbox de 7,4 kW;
- 30 min num posto de carregamento rápido de 100 kW.
*Falámos em dois níveis de motorização elétrica porque, a partir do início de 2024, estará disponível neste novo E-2008 o conjunto propulsor com autonomia de até 345 km, que se juntará a esta motorização de 156 cv.
Hibridização 48V
Também no início de 2024 está prevista a chegada de uma motorização híbrida 48V, composta por um motor a gasolina PureTech de nova geração com 136 cv, associado a uma caixa eletrificada de dupla embraiagem com seis velocidades, a qual inclui um motor elétrico.
Com uma bateria que se recarrega durante a condução, esta tecnologia vai garantir binário suplementar em baixos regimes e, diz a marca, consumos de combustível inferiores até 15%.
A Peugeot vai mesmo mais longe e garante: em condução urbana, o novo 2008 48V HYBRID poderá funcionar mais de 50% do tempo em modo 100% elétrico.
Gasolina e diesel, claro, não estão esquecidos
Além da eletrificação, bandeira de todas as marcas do grupo Stellantis, os consumidores de carros com motores de combustão interna não foram esquecidos pela Peugeot.
O 2008 poderá ser adquirido nas seguintes versões térmicas:
- Gasolina PureTech 100: 1.2 litros 3 cilindros com 100 cv, equipado com Stop & Start e caixa manual de seis velocidades;
- Gasolina PureTech 130: 1.2 litros 3 cilindros com 130 cv, equipado com Stop & Start e caixa automática de oito velocidades EAT8;
- Diesel BlueHDi 130 EAT8: 1.5 litros 4 cilindros com 130 cv, equipado com Stop & Start e caixa automática de oito velocidades EAT8.
Preços novo Peugeot 2008
Active | Allure | GT | |
---|---|---|---|
1.2 PureTech 100 cv CVM6 | 26.040 euros | 27.696 euros | |
1.2 PureTech 130 cv EAT8 | 30.840 euros | 32.940 euros | |
1.5 BlueHDi 130 cv EAT8 | 33.340 euros | 34.990 euros | 37.090 euros |
Elétrico 136 cv 50 kWh | 39.690 euros | 41.240 euros | 43.440 euros |
Elétrico 156 cv 54 kWh | 40.690 euros | 42.240 euros | 44.440 euros |