O novo Peugeot 3008 chega à Europa no final deste ano e estará disponível de imediato na Peugeot Webstore, a plataforma digital de vendas da marca francesa.

São já mais de 800 mil unidades produzidas desde 2016, altura do seu lançamento, que fazem do 3008 uma referência no mercado dos SUV compactos. Com um renovado design face à anterior geração, o novo 3008 incorpora a filosofia “power of choice” da marca e disponibiliza motores híbridos plug-in além das tradicionais opções térmicas a gasolina e diesel.

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O que mudou?

O 3008 está diferente. A nova grelha sem moldura prolonga-se nas pequenas asas sob os faróis, ligando todos os elementos da frente deste SUV. O capô ostenta agora o monograma do modelo, à semelhança do que já se vem a verificar na restante gama da marca francesa. Foram ainda integradas conchas laterais e uma placa de proteção no novo pára-choques.

O Peugeot 3008 apresenta-se agora na nova estrutura comercial da gama Peugeot (recentemente estreada no 308), que consiste em três níveis de acabamento – a cada um dos níveis acrescenta-se uma nova oferta denominada “Pack”, que a marca diz ir ao encontro dos clientes que procuram maiores níveis de conforto, estética ou assistência.

Assim, o 3008 surge disponível nas seguintes gamas. Eis alguns dos equipamentos de série disponíveis:

  • Active: jantes alumínio 17’’; pack Visibilidade; Arranque Mãos Livres; Climatização bi-zona e Ajuda ao estacionamento traseiro
  • Active Pack: nível Active + Mirror screen; Retrovisores rebatíveis eletricamente; Ajuda ao estacionamento dianteiro e VisioPark 1
  • Allure: jantes liga leve 18’’; Vidros escurecidos; Pack Safety Plus; Navegação com ecrã 10’’ HD; Interiores em couro (TEP)
  • Allure Pack: nível Allure + Acesso e arranque mãos livres; Barras de tejadilho; Banco do passageiro rebatível como mesa; Pack Iluminação ambiente e detalhes em têxtil
  • GT: jantes alumínio 18’’; Tejadilho preto Diamond; Pack Drive Assist Plus; Faróis Full LED; Interiores TEP-Alcantara
  • GT Pack: nível GT + jantes liga leve 19’’; Bagageira mãos livres; Park City 2; Hifi FOCAL; Pack Bancos elétricos com função de massagem

https://fleetmagazine.pt/2020/06/22/peugeot-e-2008/

i-Cockpit a bordo

No interior deste SUV compacto é encontrado um cluster digital de 12,3’’, totalmente parametrizável e personalizável, com lâmina digital com tecnologia “Normally Black”, que melhora os contrastes e, por conseguinte, a leitura.

Além disso, é através do novo touchscreen tátil de 10’’ de alta definição que o condutor tem acesso direto às principais funções de rádio, climatização, navegação 3D conectada com controlo por voz, parâmetros do veículo, telefone e aplicações do veículo.

A marca refere que todas as motorizações térmicas equipadas com caixa de velocidades automática estão equipadas de série com um seletor de modo de condução, que permite optar pelos modos Normal, Sport e Eco. Exceção feita aos modelos PHEV, que terão as opções Electric, Hybrid, Sport e 4WD (disponível apenas na variante HYBRID4 300 cv).

Power of Choice

A grande novidade da gama 3008 prende-se com as duas motorizações híbridas plug-in:

  • HYBRID4 300 cv e-EAT8 – tração às quatro rodas, com emissões de CO2 a partir dos 29 g/km e 59 km de autonomia 100% elétrica*
  • HYBRID 225 cv e-EAT8 – duas rodas motrizes, emissões de CO2 a partir de 30 g/km e 56 km de autonomia 100% elétrica*

*segundo ciclo WLTP

Peugeot 3008

Ambas as versões são baseadas na plataforma EMP2 (Efficient Modular Platform).

A versão HYBRID4 300 e-EAT8 é constituída por um motor PureTech de 200 cv (147 kW) e dois motores elétricos, um dianteiro de 110 cv (81 kW) acoplado à caixa de velocidades automática e-EAT8 e um traseiro de 112 cv (83 kW).

Selecionando o modo de condução 4WD, também disponível no modo Electric, o Peugeot 3008 beneficia de uma motricidade melhorada sobre estradas ou terrenos mais exigentes.

Já relativamente ao HYBRID de 225 cv (165 kW), é composto por um motor PureTech de 180 cv (132 kW) que trabalha em conjunto com um motor elétrico de 110 cv (80 kW), acoplado à caixa e-EAT8.

Relativamente ao conjunto de baterias utilizado nos dois híbridos plug-in, a Peugeot disponibiliza um conjunto de iões de lítio com 13,2 kWh de capacidade. A marca do grupo PSA garante que esta bateria vai ao encontro de todas as utilizações e soluções de carregamento pretendidas pelo cliente – um carregador monofásico de 3,7 kW de série ou, como opção, um carregador (também monofásico) de 7,4 kW.

No que respeita aos tempos de carregamento da bateria, a marca anuncia os seguintes tempos:

  • Wall Box de 7,4 kW: 1h45 utilizando o carregador monofásico de bordo de 7,4 kW
  • Tomada reforçada (16A): quatro horas utilizando o carregador monofásico de bordo de 3,7 kW
  • Tomada standard (8A): sete horas utilizando o carregador monofásico de bordo de 3,7 kW

Gasolina e diesel não foram esquecidos

A marca francesa dispõe de dois motores a gasolina 1.2 litros de 3 cilindros, o PureTech 130 cv CVM6 e o PureTech 130 cv EAT8.

A gasóleo, são apresentadas duas propostas 1.5 litros de 4 cilindros: o BlueHDi 130 cv CVM6 e o BlueHDi 130 cv EAT8.

https://fleetmagazine.pt/2020/04/07/peugeot-electrificacao/

Peugeot 3008

Apoio ao condutor

Eis algumas das ajudas à condução de última geração que podem equipar o Peugeot 3008:

  • Sistema de visão noturna (Night Vision), que permite a deteção de peões ou animais na frente do veículo à noite ou em zonas de visibilidade reduzida
  • Controlo de velocidade adaptativo com Stop and Go (disponível na caixa automática EAT8), que adiciona o rearranque automático do veículo se a paragem for inferior a 3 segundos. Caso contrário, basta ao condutor tocar no pedal do acelerador ou no próprio volante para ativar esta função. (Disponível no Pack Drive Assist Plus)
  • Ajuda à manutenção do veículo na faixa de rodagem (ligada ao ACC Stop and Go), que permite ao condutor escolher a posição na faixa, sendo-lhe apenas requerido manter sempre as mãos no volante. (Disponível no Pack Drive Assist Plus)
  • Travagem automática de emergência de última geração, que exibe um alerta de risco de colisão. Este sistema deteta peões e ciclistas, quer seja dia ou noite, entre os 5 e os 140 km/h
  • Reconhecimento alargado dos sinais de trânsito, sejam eles sinais de STOP, sentido proibido ou proibição de ultrapassagens, por exemplo

Dos sistemas disponíveis como opção, a Peugeot propõe:

  • Cruise Control adaptativo com função
  • Visiopark 1
  • Visiopark 2
  • Park Assist
  • Alerta ativo de transposição involuntária de faixa
  • Alerta de atenção do condutor
  • Comutação automática dos máximos
  • Reconhecimento dos sinais de velocidade e preconização
  • Sistema ativo de vigilância do ângulo morto
  • Advanced Grip Control
  • Hill Assist Descent Control (HADC)
  • Portão de bagageira motorizado com Easy Open
  • Teto panorâmico com abertura
  • Bancos com função de massagem multiponto
  • Travão de estacionamento elétrico

O Peugeot 3008 inclui protocolos de conexção Apple CarPlay e AndroidAuto.