Fiel ao conceito Power of Choice da Peugeot, o novo 308 dispõe de motorizações híbridas plug-in e térmicas (a gasolina ou diesel).

Será o primeiro veículo da sua gama ostentar o novo símbolo da Peugeot e chega à Europa a partir do segundo semestre de 2021. No início da sua comercialização, o novo Peugeot 308 estará disponível na plataforma online Peugeot Webstore – o showroom digital da marca.

Ali naquela plataforma, os potenciais clientes poderão visualizar todas as viaturas disponíveis a nível nacional e fazer a avaliação da retoma da sua viatura atual, além de que poderão ter acesso a simulações de financiamento à sua medida.

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Mas o que mudou no design do novo 308?

Este novo compacto integra a mais recente geração de sistemas de ajuda à condução, bem como o novo Peugeot i-Cockpit com i-Connect Advanced integrado.

É, portanto, um Peugeot conectado e que integra as mais recentes tecnologias de entretenimento e informação.

Está maior entre eixos – cresceu 55 milímetros, o que garante mais espaço para os passageiros traseiros -, mas viu a sua altura ser reduzida em 20 milímetros.

As laterais, com um designe de brasão inspirado na história da identidade da marca (modelos 205, 208 e 308, por exemplo), exibem maior dinamismo, resultante do trabalho exercido pelos designers na criação de uma silhueta mais esculpida e refinada do que a anterior geração.

Na secção traseira, concebida em túnel de vento, destaque para a linha de estilo característica que a atravessa e que exibe um longo spoiler, elemento distintivo do estilo do novo 308.

O poder da escolha

No novo Peugeot 308 foram propostas duas motorizações híbridas plug-in:

HYBRID 225 e-EAT8

Esta versão PHEV combina um motor PureTech de 180 cv e um motor elétrico de 81 kW, acoplado a uma caixa automática de oito velocidades.

As emissões de CO2 anunciadas são de 26 g/km e a autonomia elétrica máxima, em ciclo WLTP, é de 59 km.

HYBRID 180 e-EAT8

Combina um motor PureTech de 150 cv e um motor elétrico de 81 kW, também acoplado à mesma caixa automática de oito velocidades presente no HYBRID 225.

A autonomia elétrica anunciada é de 60 km e as emissões de CO2 ficam-se nos 25 g/km.

Ligado à corrente

Ambas as versões híbridas plug-in estão equipadas com uma bateria de iões de lítio de 12,4 kWh, com uma garantia de oito anos ou 160 mil km para 70% da sua capacidade de carga.

De série, um carregador interno monofásico de 3,7 kW ou, opcional, um carregador igualmente monofásico de 7,4 kW.

novo peugeot 308

Quando ligados à tomada, estes são os tempos de carregamento dos HYBRID 225 e HYBRID 180:

  • 1h55 para uma carga completa numa Wall Box de 7,4 kW, recorrendo ao carregador de bordo monofásico de 7,4 kW;
  • 3h50 para uma carga completa numa tomada reforçada de 16 A, com o carregador de bordo monofásico de 3,7 kW;
  • 7h05 para uma carga completa numa tomada standard de 8 A, utilizando o carregador de bordo monofásico de 3,7 kW.

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Mas também há 308 diesel e a gasolina:

Diesel

Dois motores de 4 cilindros 1.5 litros, o BlueHDi 130 S&S CVM6 e o BlueHDi 130 S&S EAT8.

Gasolina

Três versões de 3 cilindros com 1.2 litros de cilindrada: o PureTech 110 S&S CVM6, o PureTech 130 S&S CVM6 e o PureTech 130 S&S EAT8.

i-Cockpit

No novo 308, o Peugeot i-Cockpit evolui nos campos da ergonomia, qualidade, design e tecnologia, estando agora equipado com o seu novo sistema de infotainment, o i-Connect.

A título de exemplo, o volante compacto integra sensores que detetam as mãos do condutor quando estão a ser utilizados os auxiliares de condução.

À altura dos olhos é exibido um painel de instrumentos digital com um ecrã de dez polegadas totalmente parametrizável e personalizável.

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O tablier exibe um ecrã tátil de dez polegadas (de série, dependendo das versões) estrategicamente colocado mais abaixo que o painel de instrumentos digital, mais próximo da mão do condutor e naturalmente integrado no volume geral do tablier.

O i-Cockpit do novo Peugeot 308 mantém o princípio do ecrã central tipo driver oriented, dando primazia à ergonomia da condução.

A consola central, por seu turno, reúne todos os controlos dinâmicos do veículo sobre um arco do lado do condutor. Ali encontramos, para a versão equipada com caixa automática de oito velocidades, um novo controlo compacto, de impulso, para a seleção dos modos (Reverse, Neutral e Drive) e dois botões (Parking e Manual) e o seletor do modo de condução (Electric, Hybrid, Eco, Normal e Sport), consoante a motorização.

i-Connect e i-Connect Advanced

Tornar o 308 num veículo que conjuga as funcionalidades de um automóvel com a experiência de condução.

O sistema permite espelhar a imagem do smartphone sem fios e conectar simultaneamente dois equipamentos com Bluetooth.

Recorrendo ao i-Connect Advanced, o condutor tem à sua disposição navegação conectada TomTom, num mapa em constante atualização over the air, exibido na totalidade do ecrã de dez polegadas.

Novidade é também o comando de reconhecimento por voz “OK PEUGEOT”, que permite o acesso a todas as funcionalidades do sistema de infotainment.

Ajudas à condução

Um dos passos dados pela Peugeot é a “chegada” à condução semiautónoma com o pack Drive Assist 2.0 (disponível no final de 2021) que inclui Cruise Control adaptativo com função Stop and Go (na caixa de velocidades automática EAT8) e a ajuda à manutenção do veículo na faixa de rodagem, com três novas funções: mudança semiautomática de faixa, recomendação antecipada de velocidade e adaptação da velocidade em curva.

Disponíveis, de série ou como opção, estão os seguintes equipamentos:

  • Vigilância de longo alcance do ângulo morto;
  • Alerta de tráfego atrás do veículo;
  • Câmara de marcha-atrás de alta definição de 180º;
  • Ajuda ao estacionamento 360º através de quatro câmaras;
  • Acesso e arranque mãos-livres;
  • Chamada de emergência “E-Call+” com informação do número de passageiros e localização do veículo, incluindo direção na via;
  • Ajuste dos retrovisores em marcha-atrás;
  • Cruise Control adaptativo com função Stop and Go;
  • Cruise Control adaptativo com função 30 km/h nas vesões de caixa manual;
  • Travagem automática de emergência;
  • Alerta ativo de transposição involuntária de faixa com correção de trajetória;
  • Alerta de atenção do condutor;
  • Comutação automática dos máximos;
  • Reconhecimento alargado dos sinais de trânsito;
  • Teto de abrir forrado a veludo;
  • Travão de estacionamento elétrico em todas as versões.

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