O novo Renault Scénic E-Tech 100% elétrico foi apresentado na abertura do Salão IAA Mobility, em Munique, e as novidades são mais que muitas, a começar pela propulsão elétrica e… por tudo.

Embora possua uma história de 27 anos no segmento familiar, tendo mesmo sido responsável pela entrada em cena do conceito “monovolume compacto”, o Renault Scénic, agora elétrico, mantém apenas o nome, pois tudo o resto está diferente neste carro.

E se tudo o resto está diferente, a missão do novo Scénic também está clara e bem definida: depois da primeira pedra lançada pelo Mégane E-Tech 100% elétrico, o Scénic E-Tech 100% elétrico vai “assumir o papel de ‘ponta de lança’ da nova geração de modelos elétricos da Renault”. São palavras ipsis verbis da própria marca francesa, que integrou este novo modelo no recentemente definido plano Renaulution, conferindo-lhe os seguintes predicados: “elétrico, atual, repleto de tecnologias úteis e intuitivas e concebido de forma mais sustentável”.

Renault Scénic

Mas afinal o que há então de novo no renovado Scénic que chega ao mercado no início de 2024?

Uma nova linguagem visual… e empresarial

“Um carro adaptado à sua época”. A começar pelos elementos visuais, claramente herdados da filosofia SUV, porém com apontamentos que lhe conferem um toque de berlina, como é o caso da linha de cintura rebaixada, por exemplo.

Piso plano, grandes jantes de 19 e 20 polegadas, uma distância entre eixos mais longa e um teto panorâmico opacificante Solarbay – tudo pormenores que transformam o novo Scénic elétrico num automóvel pensado para famílias, porém com um potencial empresarial imenso.

Veículos elétricos são o futuro das frotas empresariais

Construído sobre a plataforma CMF-EV, desenvolvida pela Aliança, o Scénic beneficia de uma característica cada vez mais atrativa junto das empresas: zero emissões. Se o TCO de um veículo 100% elétrico é cada vez mais competitivo, há que considerar os benefícios fiscais que este tipo de solução apresenta, como é o caso da isenção de pagamento de Tributação Autónoma (custo de aquisição inferior a 62.500 euros (valor sem IVA).

Mas há outros benefícios fiscais, também eles igualmente determinantes, que incidem sobre o Imposto sobre Veículos (ISV), o Imposto Único de Circulação (IUC) e o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).

Por exemplo, a depreciação fiscal dedutível sobre o custo de aquisição tem como limite 62.500 euros, valor superior ao dos veículos de motor a combustão, cujo limite corresponde a 25 mil euros.

Este novo SUV familiar compacto de caráter zero emissões perfila-se assim como uma aposta de continuidade da Renault numa fórmula que, já se começa a notar, tem demonstrado bons resultados nas empresas. Exemplo disso é o facto de o Renault Mégane E-Tech elétrico, antecessor deste Scénic, ter vencido o Prémio Carro Frota de 2023 atribuído pela LeasePlan Portugal.

Renault Scénic

Características técnicas do Renault Scénic E-Tech

Um familiar para deslocações diárias ou viagens longas. É assim que a Renault define este Scénic zero emissões.

O Renault Scénic E-Tech 100% elétrico conta com um motor síncrono excitado mais compacto e mais leve, com oito núcleos magnéticos, e está disponível em duas versões: 170 cv (280 Nm) e 220 cv (300 Nm).

Além do facto de poder ser conjugado em duas variantes motoras, conta com dois níveis de capacidade de bateria: 60 kWh para uma autonomia de 420 km ou de 87 kWh para uma autonomia de 620 km.

Segundo o fabricante, esta bateria foi otimizada “até ao mais ínfimo pormenor” para se integrar “perfeitamente” na plataforma CMF-EV e “garantir um desempenho de topo”. Os módulos estão dispostos em dois níveis e a versão de 87 kWh é composta por 12 módulos de 16 células cada, ao passo que a versão de 60 kWh é composta por 12 módulos de 24 células.

A marca assegura que os módulos destas baterias podem ser facilmente trocados e reparados individualmente, afastando desde logo os cenários de reparações avultadas mais temidos pelos seus clientes.

Digna de nota é também a compatibilidade do Scénic E-Tech elétrico com vários sistemas de carregamento. Todas as versões possuem um carregador incorporado que funciona com carregadores rápidos DC e com sistemas domésticos monofásicos. A compatibilidade com os sistemas de carregamento trifásico AC que fornecem até 22 kW está incluída de série (ou como um extra opcional, dependendo do país).

A título de exemplo, o Renault Scénic E-Tech elétrico pode obter até duas horas de autonomia em autoestrada (equivalente a perto de 50 kWh com uma carga de 150 kW) em 30 minutos.

Outras características técnicas:

  • Comprimento: 4,47 m;
  • Largura: 1,86 m;
  • Altura: 1,57 m;
  • Distância entre eixos: 2,78 m;
  • Peso: 1.842 kg (versão 87 kWh);
  • Capacidade da bagageira: 545 litros.

Segurança ao volante do novo Renault Scénic E-Tech

Equipado com mais de 30 sistemas de assistência à condução e de segurança, o novo Scénic E-Tech elétrico é o primeiro Renault a dispor de sistemas inovadores para acompanhar o condutor ao volante, diz a marca.

A nova ferramenta de segurança é o Safety Coach. Este sistema informa o condutor sobre o seu comportamento e hábitos de condução e fornece-lhe conselhos personalizados sobre o seu estilo de condução e a utilização do ADAS. Esses conselhos baseiam-se no feedback da ferramenta de análise Safety Score, que utiliza dados dos sensores do carro e da câmara frontal para estudar três fatores-chave da condução: aceleração/distância de segurança em relação ao carro da frente, cumprimento do limite legal de velocidade e comportamento da trajetória.

Graças a este sistema, o condutor pode desempenhar um papel mais ativo na manutenção da segurança dos seus passageiros e das outras pessoas na estrada, diz a Renault.

A acrescentar a estas novidades, o assistente de autoestrada e de tráfego de nova geração, que equivale ao Nível 2 de automatização de condução em autoestradas e em vias rápidas. Este sistema combina o cruise-control adaptativo sensível ao contexto, o sistema Stop & Go, a centralização na faixa de rodagem e os dados de geolocalização num mapa devidamente concebido para o efeito, adaptando-se assim de forma previsível à estrada.

“O novo Scénic E-Tech elétrico cruza as informações da câmara dianteira com as informações do mapa para indicar com maior precisão o limite de velocidade legal naquele momento. Se a velocidade do automóvel exceder o limite legal, o sistema avisa o condutor de forma visível e audível. Se o sistema de cruise-control inteligente – que está incluído no Safety Coach – estiver ativado, ajusta, automaticamente, a velocidade do automóvel”, esclarece a marca francesa.

Ecossistema Mobilize

Os condutores do novo Scénic E-Tech terão à sua disposição ofertas “tudo incluído” desenvolvidas em parceria com a Mobilize – tudo para que o processo de carregamento seja mais simples durante deslocações ou em casa.

Para uso doméstico, o cliente pode encomendar um terminal ou uma tomada reforçada, com instalação incluída, diretamente ao seu responsável de vendas no momento da aquisição do veículo. Aí o preço é fixado em função da localização do terminal em casa do cliente, sem que seja necessária a deslocação prévia de um técnico (utilizando uma ferramenta baseada no Google Maps). A Mobilize garante uma Powerbox (terminal) que fornece até 22 kW.

Além destes serviços, o novo Scénic conta com o serviço Mobilize Smart Charge (inicialmente disponível apenas em França, Países Baixos e Bélgica). A aplicação pode carregar o carro durante o tempo em que a eletricidade é mais barata e menos intensiva em carbono. Segundo a Renault, isto reduzirá a fatura de eletricidade.

Considerando viagens mais longas, o condutor do novo Scénic elétrico pode optar pelo Mobilize Charge Pass, disponível na aplicação My Renault. Trata-se de uma alternativa à subscrição de vários serviços: os condutores podem utilizar o Mobilize Charge Pass para pagar carregamentos numa rede que conta com mais de 500 mil pontos de carregamento em 50 países (50% dos quais com 22 kW de potência) ou terem direito a tarifas preferenciais na rede Ionity (caso subscrevam uma assinatura separada).

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