A ŠKODA já tem o Superb iV disponível para o mercado nacional. O novo híbrido plug-in da marca do grupo Volkswagen chega a Portugal disponível nas variantes Limousine (berlina) e BREAK (carrinha), com níveis de equipamento Ambition, Style, Sportline e Laurin & Klement. Os preços, esses, começam a partir dos 40.943 euros (para o nível de equipamento Ambition).

É o primeiro híbrido plug-in de produção em série da ŠKODA e combina um motor a gasolina 1.4 TSI de 156 cv e um motor elétrico de 85 kW que, combinados, debitam 218 cv de potência. A marca anuncia uma autonomia elétrica de 55 km no ciclo WLTP, conseguida graças à bateria de 13 kWh de capacidade. A bateria de 13 kWh do Superb iV pode ser carregada em 3h30 recorrendo a wallbox de 3,6 kW.

Mas os grandes números apresentados pela marca são os 850 km de autonomia em condução híbrida e as emissões de CO2, que se situam abaixo dos 40 g/km.

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O motor elétrico, que está alojado dentro do compartimento da caixa de velocidades de dupla embraiagem DSG de seis relações, é complementado por uma terceira embraiagem, que contribui para o seu funcionamento.

O ŠKODA Superb iV tem três modos de condução:

  • SPORT
  • E
  • HYBRID

No modo HYBRID, o consumo obtido com a bateria totalmente carregada é de 1,5 l/100 km, diz a marca, sendo que o consumo de energia elétrica situa-se entre 14 e 14,5 kWh/100 km.

Relativamente ao modo SPORT, que dispõe da potência máxima e de um binário de 400 Nm, desbloqueia o potencial máximo do Superb iV para uma condução mais desportiva e dinâmica.

O modo elétrico E é selecionado automaticamente no arranque do Superb iV. Os 116 cv do motor elétrico atuam em pleno para arrancar o veículo ou mesmo para as deslocações em zonas de zero emissões (os principais centros urbanos europeus). Neste modo é ativado um som “E-Noise” para avisar os peões que estão por perto do Superb iV que este se está a aproximar.

Superb iV

Dado ter a bateria de alta tensão de iões de lítio localizada no piso do chassis, à frente do eixo traseiro, a bagageira do Superb iV tem 485 litros na versão Limousine e 510 litros na variante BREAK.

No interior, o ŠKODA Superb iV apresenta diversas características que o distinguem distintivas relativamente aos modelos a combustão. Há, a bordo, mais informações relativas ao sistema híbrido, acessíveis no monitor tátil central e no painel de instrumentos digital apelidado de “virtual cockpit”.

Além disso, encontramos no cockpit um visor a cores multifuncional Maxi DOT, sendo, em opção, proposto um cockpit virtual personalizável de 10,25 polegadas.

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Relativamente às assistências à condução, o ŠKODA Superb iV beneficia de diversos sistemas que facilitam as tarefas de quem está ao volante:

  • Trailer Assist (assistente de manobras de reboque), que possibilita o estacionamento de marcha-atrás sem esforço durante a condução com reboque
  • Area View (visão periférica), que utiliza quatro câmaras que fornecem ao condutor uma vista panorâmica de 360 graus do veículo no visor central, facilitando assim o estacionamento e as manobras em estradas mais estreitas

O novo ŠKODA Superb iV é um híbrido plug-in conectado. O Superb iV permite o acesso a serviços móveis online ŠKODA Connect, que incluem o acesso remoto ao veículo ou a serviços de “Carregamento” ou “Ar Condicionado” – este último com a possibilidade de ser realizado remotamente.

A tecnologia SmartLink permite que as aplicações do smartphone sejam controladas através do visor do sistema de infotainment (através do sistema Andoid Auto e MirrorLink, sendo possível configurar o Apple CarPlay sem fios).

Superb iV