O novo Volkswagen Golf chega em março do próximo ano e vem confirmar a tendência do mercado automóvel global – uma aposta na eletrificação.
O Golf vendeu, até hoje, mais de 35 milhões de unidades. Trata-se de um dos automóveis mais vendidos para frotas em Portugal e que, ao longo de quarenta anos de existência, chega agora à sua oitava geração.
O compacto da VW chegará a Portugal com um preço de entrada de cerca de 24.450 euros (motorização 1.0 TSI) e estará disponível em novas versões híbridas (eTSI, com três motores Mild Hybrid de 48V com 110, 130 e 150 cv e eHybrid, um Plug-in Hybrid).
No novo Volkswagen Golf vai ser estreada a tecnologia de 48V: um alternador de correia de 48V e uma bateria de iões de lítio de 48V criam assim o sistema de propulsão mild hybrid eTSI. Diz a VW que o consumo foi reduzido em cerca de 10% (com base no ciclo WLTP).
Já a versão eHybrid estará equipada com uma bateria de iões de lítio de 13 kWh, permitindo ao utilizador do Golf uma utilização elétrica e zero emissões em variados momentos de condução.
Propulsão
São oito, as novas versões de propulsão do novo Golf, distribuídas pelas motorizações a gasolina (TSI), Diesel (TDI), Mild Hybrid (eTSI) e híbrido plug-in (eHybrid). É a primeira vez que o Golf tem uma tão ampla gama de motores. Todos os motores a gasolina e Diesel são de injeção direta com sobrealimentação.
Nas motorizações TDI, destaque para a aplicação de uma dosagem dupla de AdBlue, o que reduz significativamente as emissões de óxido de nitrogénio (NOx). A VW garante que o consumo do novo TDI é menor até 17% que o seu antecessor.
Assim, estarão disponíveis os seguintes motores em Portugal, numa fase inicial:
- 1.0 TSI com 110 cv (com e sem mild hybrid)
- 1.5 TSI com 150 cv (com e sem mild hybrid)
- 2.0 TDI com 115 cv (que vem substituir o atual 1.6 TDI)
- 2.0 TDI com 150 cv
Plataforma MQB
Esta é a mais recente versão da plataforma modular transversal (MQB) estreada em 2012. No ano passado, modelos como o Passat, o Tiguan ou o T-Roc, foram produzidos com base na plataforma MQB, o que revela a importância desta plataforma no grupo alemão.
Equipamento
As linhas de equipamento Golf, Life, Style e R-Line estarão disponíveis em Portugal e foram reconfiguradas na totalidade, segundo a marca.
Uma das novidades é o facto do familiar compacto alemão estar agora apenas disponível com cinco portas.
De acordo com a VW, as novas linhas base já incluem, de série:
- Faróis em LED e luses traseiras em LED
- Keyless Start
- Painel de instrumentos digital (Innovision Cockpit)
- Serviços e funções móveis online We Connect e We Connect Plus
- Volante multifunções
- Ar condicionado automático
- Lane Assist
- Front Assist com sistema preditivo de proteção de peões
- Travel Assist, utilizado pela primeira vez em todo o mundo num modelo de classe compacta e que, diz a VW, assegura uma condução semi-autónoma do Golf em velocidades até 210 km/h – o condutor não necessita de intervir de forma ativa na direção, aceleração ou travagem
As versões GTI, GTI CUP, GTD, GTE e R chegam durante o próximo ano.
Com um design exterior renovado, sem ter perdido as linhas características, e um design interior equipado com as mais variadas interfaces digitais, a oitava geração do novo Volkswagen Golf procura, segundo a marca, tornar-se numa referência no segmento.
O novo Volkswagen Golf manteve as dimensões de compacto que o caracterizam: 4,28 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,45 m de altura. Já a distância entre eixos é de 2,63 m.