O novo Volkswagen Caddy já chegou a Portugal e conta com preços a partir de 17.430 euros para a versão Cargo e de 25.852 euros para a versão MPV (valores sem IVA).
O novo furgão de carga que também pode ser adaptado para monovolume familiar, shuttle para turismo ou até autocaravana foi completamente redesenhado.
Segundo a Volkswagen, o novo Caddy está maior, mais prático e versátil, mais eficiente, mais inteligente e mais digital.
Com mais de três milhões de unidades produzidas na sua história, o novo Caddy foi construído tendo por base a Plataforma Modular Transversal (MQB) do grupo VW.
Esta quinta geração é proposta em Portugal em duas versões: Cargo (furgão) e MPV (passageiros) e já está disponível para personalização no configurador do site da Volkswagen Comerciais.
Para a versão Cargo, a Volkswagen preparou dois tipos de carroçarias (Cargo e Cargo Maxi) com dois ou três lugares e equipou-as com um motor 2.0 TDI com três níveis de potência – 75, 102 e 122 cv –, caixa manual de seis velocidades ou transmissão DSG de sete velocidades.
Já para a versão MPV, a marca propõe duas carroçarias (Normal e Maxi) com cinco ou sete lugares.
O motor diesel do Caddy MPV é o mesmo que equipa a versão Cargo – proposto também nas três variantes de potência. Mas para esta versão a Volkswagen preparou também um motor a gasolina 1.5 TSI com 114 cv. Disponíveis estão também as caixas manual de seis velocidades ou automática DSG de sete velocidades.
Para abril está prevista a chegada da carroçaria Maxi para as versões Cargo e MPV – mais longa.
Outra das novidades é a chegada, ainda sem data prevista, do motor turbo GNC/gás natural de 1.5 litros (o bloco TGI com 103 cv) e também o sistema de acionamento híbrido plug-in (eHybrid) com transmissão DSG.
https://fleetmagazine.pt/2021/02/15/marilia-machado-santos-volkswagen-portugal/
Conteúdo deste artigo
Caddy amigo do ambiente
Os motores de última geração do Caddy cumprem com as normas de 2020 e as normas de emissões EURO 6 de 2021.
Segundo a VW, o consumo do Caddy foi reduzido até cerca de 12% em relação ao seu antecessor.
Como?
Parte desta redução deve-se à inovação introduzida pela primeira vez em motores TDI com potências entre os 74 cv e os 122 cv – os dois conversores catalíticos (SCR) que reduzem as emissões de Óxido de Azoto (NOx).
Também o consumo de AdBlue beneficia de uma dosagem mais eficiente, permanecendo assim ao mesmo nível, apesar da injeção dupla.
Quanto à capacidade de depósito de AdBlue do novo Caddy, é de 15 litros. Já o depósito de combustível tem uma capacidade de cerca de 50 litros.
O primeiro conversor catalítico SCR é posicionado próximo ao motor. Como resultado, atinge rapidamente a temperatura operacional.
A purificação eficiente é assim alcançada logo após o motor ser ligado e antes de estar totalmente aquecido.
Este posicionamento próximo ao motor também é vantajoso para viagens com apenas pequenas cargas.
Os VCL da Volkswagen integraram os dois conversores catalíticos SCR na parte inferior do Caddy.
Como resultado de sua maior distância do motor, os gases de escape ficam até 100 graus Celsius mais frios ao atingirem o segundo conversor catalítico.
Quando o motor está em sobrecarga, por exemplo, ao rebocar ou circular em autoestrada, este catalisador está a funcionar de forma otimizada.
Independentemente da forma de funcionamento do motor, isso garante que um dos dois conversores catalíticos SCR esteja sempre a trabalhar dentro da sua faixa de temperatura ideal e que os gases de escape sejam tratados de forma muito eficiente.
Interior e capacidade de carga
O Caddy Cargo tem 3,1 metros cúbicos de espaço de carga (norma SAE V6), sendo esta volumetria estendida a 3,7 metros cúbicos na versão longa.
A largura máxima é de 1.230 mm e a largura das portas deslizantes de 840 mm (na versão anterior era de 701 mm).
Quanto ao comprimento do espaço de carga, é de 1.797 mm (2.150 mm para a versão Maxi).
Relativamente às versões MPV, são oferecidas de série com cinco bancos e, como opção, o cliente pode configurar uma terceira fila de assentos, conseguindo chegar aos sete lugares de ocupação.
Os bancos da terceira fila podem ser removidos individualmente.
A bagageira tem um espaço de 2.556 litros e, com cinco passageiros a bordo, o Caddy MPV regista uma volumetria de 1.213 litros, carregado até à altura das costas dos bancos.
O comprimento do espaço de carga deste MPV é de 1.913 mm até à primeira fila de bancos, sendo a sua largura máxima de 1.185 mm.
Assistências à condução para uma jornada mais segura
No total são 19 os sistemas de assistência ao condutor que equipam o Caddy, além de terem sido acrescentados cinco novos sistemas neste VCL. Destaque para:
- Travel Assist (pela primeira vez num comercial Volkswagen)
- Novo volante multifunções com sensores capacitivos
- Trailer Assist (já disponível nos modelos Crafter e Transporter)
- Side Assist com Rear Traffic Alert
- Lane Assist
- Adaptive Cruise Control com assistente de colisão frontal Front Assist
Equipamento
Quanto às linhas de equipamento deste novo furgão, o modelo base será o Caddy. Segue-se a linha Life e depois a linha premium Style.
A VW assegura que todos os modelos “estão ainda mais bem equipados do que as versões correspondentes da geração anterior”.
A versão Cargo apresenta de série, por exemplo:
- Vidros elétricos dianteiros
- Espelhos retrovisores exteriores elétricos
- Travão de mão eletrónico com função Auto Hold
- Faróis H7 e iluminação de placa da matrícula em LED
Na versão Caddy Cargo Business de 102 cv, por exemplo, são oferecidos de série pára-choques na cor da carroçaria, sensores de estacionamento, volante multifunções e espaço de carga revestido em borracha.
Na versão MPV equipada com a linha “Caddy” estão disponíveis, de série:
- Volante multifunções
- Duas portas de correr laterais
- Sistema de rádio com ecrã de 6,5 polegadas
- Ar condicionado e sistemas de deteção de fadiga
Na linha Life acrescem:
- Jantes de liga leve de 16 polegadas
- Sistema de Infotainment com ecrã de 8,25 polegadas
- Mesa desdobrável para a segunda fila de bancos
- Barras de tejadilho pretas
- Pára-choques na cor da carroçaria
- Espelhos retrovisores exteriores retráteis, com regulação elétrica e aquecidos
- Consola central com apoio central de braços e regulação dos apoios lombares do banco do condutor
Quanto à linha premium Style, o novo VW Caddy pode ser equipado com:
- Jantes de liga leve de 17 polegads
- Faróis e luzes traseiras em LED
- Ajuda de estacionamento ParkPilot (frente e traseira)
- Barras de tejadilho prateadas e pacote cromado para o exterior
- Volante multifunções em couro
- Ar condicionado automático (Air Care Climatronic)
- App Connect
- Revestimento dos bancos em ArtVelours
- Digital Cockpit