O novo XC40 100% elétrico da Volvo será apresentado publicamente a 16 de outubro próximo.
Já com o XC40 Plug-in Hybrid na sua gama, a Volvo decide assim lançar o seu primeiro veículo 100% elétrico.
“O XC40 elétrico será um dos automóveis mais seguros que já construímos”, diz Malin Ekholm, Head of Safety da Volvo Cars.
“Independentemente do tipo de motorização que inclui, um Volvo tem de ser seguro”
De acordo com a marca sueca, este novo modelo foi desenvolvido com base nos níveis de segurança do XC40 original. No entanto, os engenheiros de segurança da Volvo tiveram de redesenhar e reforçar a estrutura frontal – dada a ausência de um bloco motorizado – e manter os níveis de segurança.
Assim, e para um maior grau de segurança em caso de colisão, a bateria está protegida por uma safety cage de alumínio instalada na própria estrutura do automóvel.
A estrutura foi também reforçada na parte traseira do veículo, sendo que a motorização elétrica foi integrada na estrutura, o que resulta de uma melhor distribuição de forças de colisão fora da cabine, diz a Volvo.
Segurança ativa
O novo XC40 100% elétrico será o primeiro modelo da Volvo a estar equipado com plataforma Advanced Driver Assistance Systems (ADAS), uma plataforma que inclui um software desenvolvido pela Zenuity – uma parceria entre a Volvo Cars e a Veoneer.
A ADAS consiste num conjunto de radares, câmaras e sensores ultrassónicos que, mediante desenvolvimento posterior, poderão servir de base para a introdução de uma tecnologia de condução autónoma.