A Dacia propôs os novos Sandero, do Sandero Stepway e Logan – três veículos best-sellers da marca que procuram responder às necessidades dos utilizadores urbanos.
A marca do grupo Renault renova assim a sua gama de citadinos e compactos polivalentes. Embora mantenham as mesmas dimensões exteriores, os novos Sandero, Sandero Stepway e Logan estão, segundo a marca, mais modernos e generosos sem nunca “descurarem os princípios fundamentais da marca: simplicidade e fiabilidade”.
Os três novos modelos mudaram de plataforma, estão mais seguros e possuem novas motorizações e novas caixas de velocidades, uma automática e uma “inédita” caixa manual de seis velocidades.
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O novo Sandero
Embora mantenha as mesmas proporções do seu antecessor, o novo Sandero continua compacto. As linhas gerais são, no entanto, de acordo com a Dacia, “mais fluidas”, com um pára-brisas mais inclinado e um tejadilho um centímetro mais baixo.
Pretende afirmar-se como uma berlina contemporânea e robusta. Para isso contribuem as óticas dianteiras e traseiras com a nova assinatura luminosa da Dacia em forma de Y. Tanto na dianteira como na traseira, uma linha horizontal une os dois grupos óticos e prolonga-se nas respetivas linhas LED, conferindo-lhe assim uma impressão visual de um veículo mais largo.
Alguns pormenores do novo Sandero:
- Puxadores de portas com novo design, mais ergonómico
- Comando de abertura do porta-bagagens elétrico, localizado na parte inferior do portão traseiro, na maioria das versões
- Quadro de instrumentos com inserção em material têxtil
- Arejadores com novas formas
O novo Sandero Stepway
É a versão aventureira do Sandero. O mais polivalente da gama Dacia é imediatamente identificável através de um capô específico mais curvo. Também a grelha dianteira e as aletas curvas localizadas acima das luzes de nevoeiro, tal como os pára-choques dianteiro e traseiro, com um resguardo em cor de metal, marcam a diferença face ao irmão – e mais comedido – Sandero.
Já no interior, destaque para os estofos decorados com inserções em material têxtil e para as listas laranja nos contrafortes das portas e do painel de bordo.
Um crossover. É assim que a Dacia quer definir o Sandero Stepway. A distância ao solo sobrelevada (174 mm: mais 41 mm relativamente ao Sandero), as barras de tejadilho com logótipo e modulares, os alargadores das cavas de rodas e as embaladeiras reforçadas marcam o caráter mais desportivo e aventureiro desta versão.
Voltando às barras de tejadilho, a Dacia equipou o Sandero Stepway com barras de tejadilho modulares. Com recurso a uma chave guardada no porta-luvas, o utilizador do Sandero Stepway pode transformar as barras numa sólida galeria de tejadilho, com capacidade de carga de 80 kg.
O novo Logan
É a berlina famliar da Dacia. 15 anos depois da sua chegada ao mercado, a nova geração mantém-se, segundo a marca, fiel aos seus valores de origem, mas com níveis de conforto acrescidos.
Parte da fluidez do novo design do Logan assenta numa maior distância entre eixos e numa reduzida distância do vão traseiro. No interior, o raio ao nível dos joelhos dos passageiros traseiros aumentou 42 mm. As costas dos novos bancos dianteiros incluem uma mesa tipo avião com porta-bebidas, com comprimento ajustável em 70 mm.
Quanto à capacidade de carga, a bagageira do Logan consegue transportar até 528 litros.
Independentemente do nível de acabamento, o novo Logan está equipado de série com:
Trancamento centralizado das portas
Destrancamento e abertura da tampa da bagageira à distância
Na bagageira, um sistema de quatro separadores amovíveis entre si que permitem a divisão da área em quatro espaços distintos, com tamanho modulável em função das necessidades
Motores
Os novos Dacia beneficiam de uma gama de motores a gasolina que cumprem a norma Euro 6D-Full (em vigor a partir de janeiro de 2021).
Estão disponíveis as seguintes opções:
- SCe 65 (não disponível no Sandero Stepway): um 3 cilindros de 1,0 litros atmosférico, associado a uma caixa manual de cinco velocidades
- TCe 90: um 3 cilindros de 1,0 litros turbocomprimido, possível de equipar com caixa manual de seis velocidades ou caixa automática tipo CVT
- TCe 100 ECO-G: o novo 3 cilindros de 1,0 litros turbocomprimido, com bicarburação GPL, associado a uma caixa manual de seis velocidades
https://fleetmagazine.pt/2019/10/10/dacia-sandero-tce90-bi-fuel/
O ECO-G
Atualmente, a Dacia é a única marca a propor uma alimentação mista a gasolina e gás de petróleo liquefeito (GPL) em toda a sua gama de veículos particulares, tendo para eles adotado a assinatura ECO-G.
A integração desta tecnologia no motor TCe 100 ECO-G permite ao novo Sandero ECO-G emitir menos 11% de emissões de CO2 relativamente a um motor equivalente a gasolina.
O ECO-G permite também usufruir de maior autonomia (cerca de 1.300 km) devido a dois depósitos: um de 50 litros para o GPL e outro de 50 litros para a gasolina.
https://fleetmagazine.pt/2019/04/24/dacia-gama-gpl/
Equipamento
Independentemente do nível de acabamento dos três novos modelos, a Dacia propõe, de série:
- Suporte para smartphone (amovível consoante as versões)
- Ecrã de computador de bordo
- Comandos do regulador e do limitador de velocidade no volante
- Ativação automática dos faróis
Como opcionais nos novos Dacia, o condutor tem a possibilidade de aceder a um sistema de ar condicionado automático com indicação digital, cartão mãos livres com botão para abertura à distância da bagageira, travão de estacionamento elétrico, câmara de marcha-atrás, sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro e ativação automática dos limpa-vidros.
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Segurança
Como são os primeiros modelos Dacia a beneficiar de uma plataforma modular CMF, os Sandero, Sandero Stepway e Logan viram a sua estrutura ser reforçada ao nível do alojamento do motor (vias baixas, longarinas e berços novos).
Esta plataforma CMF, em conjunto com a nova arquitetura eletrónica, permitiram à Dacia equipar os três renovados modelos com sistemas de ajuda à condução (ADAS) e equipamentos de segurança de última geração.
Os novos modelos estão equipados com sensores de pressão de porta e com um acelerómetro que permite uma deteção antecipada das colisões laterais, permitindo um ativar mais célere dos novos airbags tipo cortina e laterais protetores das regiões abdominal, torácica e da cabeça.
Assim, de série, os novos Sandero, Sandero Stepway e Logan vêm equipados com seis airbags, cintos de segurança com limitador de esforço, pré-tensores à frente e atrás e chamada de emergência em caso de acidente.
O ADAS
Além do limitador de velocidade e do ESC de última geração propostos de série, do regulador de velocidades com comandos no volante (opcional consoante os níveis de acabamento escolhidos), os novos Sandero, Sandero Stepway e Logan beneficiam dos seguintes sistemas de ajuda à condução:
- Sistema de travagem ativa de emergência
- Sensor de ângulo morto
- Sistema de ajuda ao estacionamento
- Sistema de ajuda ao arranque em subida