Tal como anunciado, a smart deixa as motorizações a combustão para se concentrar apenas nos elétricos. E, com isso, deu a conhecer as novas versões do EQ Fortwo e do EQ Forfour, que apresentam uma linguagem de design renovada (minimalista, define a marca) e, para Portugal, uma aposta muito forte nas empresas, dados os incentivos fiscais e as expectativas que a smart tem para o país.

Efetivamente, se até aqui a smart era uma marca com pouco posicionamento entre as grandes frotas, com os novos modelos essa estratégia tem necessariamente de ser alterada, já que a fiscalidade conduz a que sejam claramente as empresas a comprar elétricos.

Por isso, o importador vai ter de aumentar a quota de penetração da marca neste canal, cujas aquisições, em 2019, representaram apenas cerca de 15%.

E face aos constrangimentos de circulação nas cidades e às crescentes dificuldades de estacionamento, o smart traz vantagens para a circulação urbana.

Os preços começam nos 22.845 euros para o Fortwo e nos 23.745 euros para o Forfour.

Com baterias de apenas 17,6 kWh, a autonomia dos smart Fortwo e Forfour vão desde os 140-153 km (Forfour) aos 147-159 km (Fortwo).

Carrega em pouco mais de 3h30m em tomada doméstica de 16V, mas encher de 10 a 80% da bateria em menos de 40 minutos graças ao carregador opcional de 22 kW (trifásico, condições a avaliar).

Também não existem grandes novidades mecânicas face ao modelo de 2017: motor elétrico com 60 kW de potência (equivalente a 82 cv) e 160 Nm de binário.

A marca diz que este modelos são muito mais simples do que os anteriores, dado que são construídos de raiz para serem elétricos. A capacidade de manobra e o espaço interior que se consegue continuam a ser argumentos fortes para estes modelos. Mesmo assim, os designers da marca apostaram numa nova consola central, que abre espaço para mais uma arrumação à frente do selector de velocidades.

O sistema de infoentretenimento, até agora limitado, foi melhorado. Uma das novidades será a ligação directa com o telemóvel do condutor através do Android Auto ou do iOC CarPlay e uma grande dependência desses sistemas. Como exemplo, a smart admite que a navegação deixe de constar no sistema da própria viatura para que possa ser servida através do smartphone do condutor.

A smart tem também uma aplicação, a smart EQ, que permite saber algumas informações e controlar o carro remotamente. A autonomia e o nível de carregamento da bateria podem ser consultados a qualquer altura, bem como programar a climatização da viatura. A app está disponível também para Apple Watch.

Entre as aplicações disponíveis no ecossistema smart, existe uma que permite fazer a partilha da viatura entre vários utilizador. Na prática, trata-se de um sistema semelhante ao que é usado na Share Now (ex-Car2Go), com a vantagem única de ser uma solução feita pelo próprio fabricante.

Esta solução de partilha já tinha sido anunciada anteriormente.

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