smart fortwo_smart_forfour_fleet_magazine_ptNovos smart estão a caminho e deverão começar a chegar aos mercados em novembro.

É a primeira vez que dois modelos smart aliam uma característica: motor e tração traseira.

Também pela primeira vez, o smart fortwo disporá de uma transmissão manual de cinco velocidades.

Tal como no forfour, estará também disponível uma caixa automática twinamic de seis velocidades e dupla embraiagem.

As alterações estéticas sobre o mais pequeno dos smart deve-se à necessidade do cumprimento da nova legislação de proteção dos peões em caso de embate. Daqui resultou uma redução da inclinação dianteira do modelo e numa aproximação de linhas entre as duas gamas.

smart forfour_fleet_magazine_ptO smart forfour é uma interpretação mais luxuosa e personalizada do novo Renault Twingo.

Ambos os modelos apostam em interiores de qualidade, funcionais e tecnologicamente modernos e evoluídos.

Sem grandes alterações de dimensão ou habitabilidade, o fortwo melhorou o raio de viragem: 6,5 m (de passeio a passeio) e 7,30 m (de parede a parede).

Na linha do conceito de mobilidade urbana, o forfour consegue quase a mesma proeza: 8,65 m (passeio a passeio) e 8,95 m (parede a parede).

Motorizações

Estarão disponíveis no lançamento duas motorizações a gasolina, de três cilindros:

– Motor naturalmente aspirado com 71 cv de 999 cc. Binário: 91 Nm a 2850 rpm.

smart forfour_fleetmagazine_pt– Motor turbo com 90 cv. Com 898 cc disponibiliza um binário máximo de 135 Nm às 2500 rpm. O turbocompressor totalmente novo possui uma válvula de escape controlada eletronicamente, para permitir o aumento da resposta do motor, em conjunto com uma redução do consumo de combustível. Outra funcionalidade distinta é o sistema de start/stop automático.

– Alguns meses depois do lançamento no mercado, a gama será alargada com um motor a gasolina básico com 61 cv.

O preço do smart fortwo com motor de 71 cv será inferior a 11.000 euros, enquanto o smart forfour custará mais 1.000€ com o mesmo motor.