Tornar os habitáculos dos automóveis mais silenciosos e melhorar a eficiência energética – este é o objetivo do novo meta-material de isolamento sonoro apresentado pela Nissan no CES 2020.
Trata-se de um meta-material acústico que combina uma estrutura reticular e película plástica que controla as vibrações do ar, limitando a transmissão de ruído de banda larga (frequências situadas entre os 500 e os 1.200 hertz), tal como o ruído da estrada e do motor.
Este meta-material acústico procura substituir a habitual placa de borracha e restantes materiais utilizados para isolar o ruído nos automóveis, reduzindo assim o peso total do veículo e garantindo o isolamento sonoro.
Tendo iniciado a pesquisa de tecnologia de meta-materiais em 2008, a Nissan trabalhou para aumentar a aplicabilidade da tecnologia de meta-material para incluir barreiras a ondas sonoras, o que veio a resultar na invenção do meta-material acústico.
Veículos mais leves ajudam a limitar o impacto ambiental da condução e melhorar a eficiência energética e, para a Nissan, melhoram também a satisfação do condutor, uma vez que um habitáculo silencioso aumenta o conforto ao volante.