O novo Renault ZOE tem mais autonomia do que o seu irmão mais velho, agora com uma bateria de 52 kWh que lhe permite uma autonomia de até 395 km em ciclo WLTP.

O Motor do ZOE

Além do já existente motor de R110 de 80 kW, presente no ZOE desde a anterior geração, a novidade é o R135 de 100 kW.

O motor 100% Renault é mais potente, tem mais binário (245 Nm) e faz 0 aos 100 em menos de 10 segundos.

A velocidade máxima do novo ZOE é de 140 km/h.

A bateria do ZOE

A bateria Z.E. 50 (que vem substituir a bateria Z.E. 40 de 41 kW) confere ao novo ZOE uma autonomia de 395 km em ciclo WLTP – um aumento de 25% de autonomia. A vantagem de ser compatível com carga rápida em corrente contínua, completa o conjunto de possibilidades de carregamento até aqui disponíveis no ZOE.

O novo ZOE permite um carregamento AC até 22 kW e carregamento DC até 50 kW. Para a Renault, estas possibilidades de carregamento devem-se também à “versatilidade única do seu carregador Caméléon”.

No que respeita à segurança, a Renault desenvolveu o BMS (Battery Management System) – um circuito eletrónico que impede aumentos de temperatura interna com duas partes termo-sensíveis que, em caso de incêndio causado por causas externas, permite um acesso direto ao interior da bateria.

Controlo térmico

Há um sistema de refrigeração externo que força o envio de ar para arrefecer ou aquecer a bateria, o que mantém a temperatura de funcionamento ideal.

Além disso, se o utilizador do novo ZOE optar por uma opção de aluguer, a bateria Z.E. 50 tem uma garantia vitalícia, diz a Renault.

Travagem regenerativa

Cada vez que desacelera o ZOE, o condutor contribui para a recarga da bateria. O pedal de travão eletrónico fornece a travagem regenerativa o mais rapidamente possível.

Modos de carregamento

O famoso losango (o símbolo da Renault) na grelha dianteira esconde a tomada de carga do novo ZOE.

A tampa de carga aloja uma tomada combo (CCS) com as características europeias, com um conector de dois terminais dedicado ao carregamento em corrente contínua.

  • Carregamento AC
    A tomada tipo 2 e o carregador Caméléon permitem uma utilização diária em todas as condições de carga – em casa, no trabalho, no parque de estacionamento ou até mesmo na via pública – um carregamento que pode atingir 22 kW.
  • Carregamento DC
    A tomada combo do novo ZOE permite um carregamento rápido em corrente contínua de até 50 kW. Basta para isso inserir o cabo de carga do ponto de carregamento no conector de dois terminais situado logo abaixo da tomada tipo 2.

Em 9 horas e 25 minutos poderá carregar completamente o novo ZOE, graças a uma Wallbox de 7 kW.

Números:

  • Recupera 300 km’s de autonomia em 8 horas, num carregamento doméstico.
  • Recupera 125 km’s de autonomia em 2 horas, num posto público com 11 kW.
  • Recupera 125 km’s de autonomia em 1 hora, num posto público com 22 kW.
  • Recupera 150 km’s de autonomia em 30 minutos, num posto DC de 50 kW.

Dados sobre o ZOE

De acordo com a Renault, foram matriculados mais de 160.000 ZOE no final de agosto. Diz a construtora francesa que o total acumulado de vendas do ZOE faz dele “o automóvel elétrico mais representado nas estradas europeias”.

Estatísticas divulgadas pela marca apontam para mais de 4 mil milhões de quilómetros percorridos e de mais de 40.000 pessoas envolvidas diariamente no projeto ZOE, desde a rede comercial, passando pelas equipas de engenheiros, até às linhas de montagem.

A Renault espera investir, até 2022, mil milhões de euros na fábrica de Flins, nos arredores de Paris, para a contínua produção do ZOE.

Preços

O novo Renault ZOE chega em meados de novembro a partir de 23.690 euros em regime de aluguer da bateria Z.E. 40 e com o motor R110. Com bateria incluída, o valor é de 31.990 euros.

Já com o novo motor R135, com a bateria Z.E. 50, o novo ZOE poderá ser adquirido, em regime de aluguer de bateria, por 26.190 euros. Já com bateria incluída, o ZOE custará 34.990 euros.

Confira aqui a tabela de preços do novo Renault ZOE.