O SUV de 7 lugares

O Tarraco é o primeiro SUV de 7 lugares da SEAT. Com quase 40 cm a mais do que o irmão Ateca, a marca espanhola passa a ter um carro com a dimensão e lotação do Alhambra, porém inserido na forma de modelo mais popular do momento

Exteriormente é um carro cujas dimensões dão imponência, mas que consegue ser elegante na proporcionalidade das formas. Não esconde muito as suas origens, embora se identifique com a linguagem da marca através da forma habitual como isso é feito, nomeadamente grelha e luzes dianteiras.

Interiormente revela maior liberdade, alinhando o estilo, as cores e as formas com os modelos mais recentes da Seat, o que confere ao Tarraco ums sensação mais descontraída e dinâmica.

Para cinco ocupantes o espaço interior é naturalmente muito bom. Os passageiros dos lugares centrais dispõem de bastante espaço, todavia os dois bancos independentes traseiros são bastante mais limitados do que no Alhambra. Embora beneficiem com o facto de os centrais deslizarem sobre calhas, é preciso uma certa agilidade para os aceder e, quem viajar atrás, vai ter de o fazer com os pés quase ao nível do assento.

o SUV de 7 lugares

A operação de montagem/recolha dos dois lugares adicionais é muito fácil e rápida mas, quando disponíveis, a capacidade da mala reduz-se de uns fantásticos 700 litros para meros 230 litros e, por causa destes bancos, deixa de haver espaço para pneu suplente.

De habituação rápida, a posição de condução garante visibilidade e acesso fácil à tecnologia mais recente que a marca oferece. Do entretenimento às ajudas de condução praticamente tudo é possível nesse domínio. Mas o ecrã digital de 10,25’’, atrás do volante, merece um destaque especial: pode ser configurado ao ritmo do modo de condução selecionado ou personalizado nas informações e nas formas como as transmite. Por exemplo, permite ter, na linha do olhar e em grande plano, o sistema de navegação.

Impressões

Testado com o conhecido motor 2.0 TDI a gasóleo, de 150 cv, a agradável transmissão automática de 7 velocidade é decisiva para o prazer e comodidade de quem o conduz.

Já o controlo adaptativo do chassis – configurável para diversos modos de andamento –, impede não só que a maior altura do Tarraco torne desajeitada a sua postura em estrada, como contribui claramente para aumentar a agilidade e segurança das reações. Esta tecnologia e, naturalmente, as imponentes e vistosas jantes de 20”.

Plug-in a caminho

O SEAT Tarraco 2.0 TDI Style 150 cv é um dos concorrentes à edição 2019 dos Prémios Fleet Magazine, na categoria Viatura entre os 25 e os 35 mil euros.

Resulta do desenvolvimento comum de modelos dentro do grupo VW e tem como principais concorrentes os primos Skoda Kodiaq e Volkswagen Tiguan. Fora de portas e com características semelhantes, o Peugeot 5008, o Nissan X-Trail ou os coreanos Hyundai Santa Fé e Kia Sorrento.

Na marca mantém-se o Alhambra com sete lugares. Mas, além de fazer parte de uma família em crescimento – os SUV -, o Tarraco acrescenta uma versão 4×4 e, em 2020, vai conhecer um “plug-in” com motor a gasolina 1.4 TSI de 150 cv, coadjuvado com um elétrico de 116 cv, que é alimentado por uma bateria de iões de lítio com 13 kWh de capacidade.

Ficha de Produto: Preço, rendas, consumo e motor

  • Preço:

41.074 Euros*

  • Rendas:

795,47 €/mês (36 meses)*

782,28 €/mês (48 meses)*

  • Consumo médio e emissões:

5,8 l / 100Km

129 gCO2/km

  • Dados do Motor:

4 cilindros / 1.968 cc

150 / 3.500 – 4.000 cv/rpm

340 / 1.750 – 3.000 Nm/rpm

(*)Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms