O Volvo EX90 é o próximo SUV 100% elétrico da marca sueca que promete, desde já, um “carro com níveis de segurança de série superiores ao de qualquer outro modelo Volvo”.

O EX90 é o carro que dará início a uma nova era para a Volvo Cars.

Vamos conhecer um pouco melhor os novos sistemas que fazem do EX90 o Volvo mais seguro de sempre.

Antes de mais, importa perceber de que forma este carro vai mudar o paradigma da mobilidade?

Será um carro inteligente “desenvolvido para ser capaz de entender o condutor e a sua área circundante”, diz a Volvo, que acrescenta que o EX90 será capaz de criar, a qualquer momento, a situação mais segura possível para todos os que se encontrem a bordo ou até mesmo fora do carro.

As atualizações a que será submetido também o tornarão mais inteligente e mais seguro à medida que o tempo for passando.

Prevenção de colisões e a tecnologia LiDAR

O novo Volvo EX90 vai contar com um pack de segurança composto por:

  • 8 câmaras;
  • 16 sensores ultrassónicos;
  • 1 sensor LiDAR.

Este conjunto de sistemas de segurança, “um dos mais avançados de sempre”, diz a marca, foi desenvolvido para ser capaz de responder sempre que o condutor se atrase um milésimo de segundo que seja.

E é este compromisso com a segurança que a Volvo persegue, à medida que se aproxima cada vez mais da sua visão: “ser capaz de atingir zero mortes e ferimentos graves nos seus novos automóveis”.

A atenção à atenção do condutor

A bordo dos novos automóveis Volvo há “um escudo de proteção invisível para o condutor” que estará sempre disponível para ajudar e até mesmo intervir sempre que este precise de ajuda.

Há inúmeros fatores que contribuem para o (ainda) elevado número de acidentes rodoviários, independentemente da qualidade do condutor. A distração, a preocupação ou a sonolência, por exemplo, podem afetar a segurança da viagem.

Tendo isso em mente, a Volvo desenvolveu o Driver Understanding System, um sistema que, em estreia absoluta (e de série) no EX90, utiliza duas câmaras que detetam sinais precoces de que o condutor não está nas melhores condições para continuar a viagem.

Como?

Através da observação dos seus padrões do olhar. O sistema mede o tempo que o condutor passa a olhar para a estrada. A marca adianta mesmo que o sistema “compreende quando os olhos, e talvez a mente, estejam focados noutro lugar que não a condução”.

Driver Understanding System

E o que faz o sistema de seguida?

Depois de detetar em tempo real os padrões de visão e o comportamento da direção, o Volvo será capaz de tomar as medidas necessárias para ajudar o condutor.

A assistência pode manifestar-se sob a forma de um simples sinal de aviso que cresce em volume consoante a gravidade da situação.

No caso do condutor não responder a avisos cada vez mais claros, o EX90 poderá mesmo parar em segurança à beira da estrada, enviando um aviso aos outros utentes da estrada com as luzes de perigo.

“O foco da Volvo é simplificar a vida profissional diária dos utilizadores”

O que é o sistema LiDAR?

Significa Light Detection and Ranging e consiste num método de deteção remoto que utiliza a luz sob a forma de um laser pulsado para medir gamas com alta precisão e fiabilidade.

Deteta, de dia ou de noite, a estrada em frente e pequenos objetos que estejam situados centenas de metros à frente, dando tempo para informar, atuar e até evitar.

A título de exemplo, o sistema LiDAR consegue detetar peões até 250 metros de distância ou um pneu numa estrada 120 metros à frente, mesmo em velocidades de autoestrada.

A tecnologia LiDAR estará incorporada na linha de tejadilho do próximo EX90 e fará parte dos futuros modelos Volvo, promete o construtor.

Sobre o novo EX90, Jim Rowan, CEO da Volvo Cars, disse: “continuaremos a inovar até que os automóveis não se despistem mais, até que estejamos 100% livres de carbono enquanto empresa. Tudo para proteger mais vidas, de acordo com a nossa própria razão de ser. O EX90 é o início de uma nova era para a Volvo Cars, transportando o nosso legado de segurança, qualidade e inovação para o futuro”.